Repository logo
 
Publication

O poder e a autoridade do professor do 1º ciclo:principíos e acções para o desenvolvimento da profissão e da aprendizagem dos alunos:um estudo de caso

dc.contributor.authorCorreia, João Pedro da Silva
dc.date.accessioned2013-01-29T10:07:39Z
dc.date.available2013-01-29T10:07:39Z
dc.date.issued2010-11
dc.description.abstractEste estudo tem como objectivo a criação de princípios e acções para o desenvolvimento da profissão docente e da aprendizagem dos alunos, tendo em conta o poder e a autoridade inerente ao professor do 1.º ciclo. Surge também para que se possa perceber o tipo de poder que o professor possui na sala de aula e como é que este pode ajudar no processo de tomada de decisão. Trata-se de um estudo actual, com interesse para os diversos actores da organização escola, e que tem sido fortemente debatido na sociedade. Estamos convictos que este projecto servirá em absoluto os docentes desta instituição e não só. Ajudará também todos os professores que iniciaram a sua docência e que sentem dificuldades em desenvolver uma relação de poder e autoridade com os seus alunos. Pretendemos guiar e orientar professores e educadores de forma a desenvolver o poder inerente à profissão, de forma a torná-los líderes do grupo e, contribuir para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. A partir de um estudo metodológico qualitativo do tipo estudo de caso, foram escolhidos docentes pertencentes ao jardim-escola e da escola superior de educação. Foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados, nomeadamente, inquéritos directos, entrevista semi-estruturada, observação directa e análise documental. De seguida, procedemos à triangulação dos dados recolhidos, bem como à sua análise. Desta forma, concluímos que existe um desconhecimento por parte dos docentes em relação às relações poder que existem entre professor e aluno, bem como as diferentes fontes de poder que existem neste tipo de relação. Pretendemos com este estudo, criar ferramentas que possam ajudar a criar na sala de aula, líderes democráticos que respeitem os direitos e os deveres do aluno, sem que isso prejudique a sua autoridade e poder enquanto professor, e que benefície o aluno com estudante e como parte integrante de uma sociedade global, democrática e cívica.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/3643
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutoridadepor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.titleO poder e a autoridade do professor do 1º ciclo:principíos e acções para o desenvolvimento da profissão e da aprendizagem dos alunos:um estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
JoãoCorreia.pdf
Size:
3.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: