ESEJD - Dissertações de Mestrado em Ciências da Educação
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- A ação supervisiva do Coordenador de Departamento/Gestor Intermédio de uma escola – perceções dos Coordenadores de Departamento e dos seus paresPublication . Grifo, Rita MoreiraO presente estudo tem como objetivo principal conhecer a ação supervisiva do Coordenador de Departamento/Gestor Intermédio de uma escola. Pretendemos conhecer as perceções de quatro Coordenadoras de Departamento e quatro docentes, uma por cada departamento, de uma escola do segundo e terceiro ciclos, que pertence a um Agrupamento Vertical de Escolas da região da Grande Lisboa. O procedimento metodológico insere-se no paradigma qualitativo de índole descritiva e interpretativa. Selecionámos a análise documental, que visa a identificação das funções do Coordenador de Departamento nos documentos de referência da escola, e, a entrevista semiestruturada com a consequente análise de conteúdo, por forma a conhecermos as ideias das Coordenadoras de Departamento e dos seus pares sobre a respetiva ação supervisiva. Feita a análise dos dados verificou-se a relevância da supervisão para os participantes no estudo, os fatores que influenciam a ação supervisiva do Coordenador de Departamento, as ações supervisivas operacionalizadas e as implicações e desafios decorrentes dessa supervisão. Concluímos que as participantes dão a conhecer perceções positivas da ação supervisiva desenvolvida, sendo que essa supervisão enquadra-se nos normativos. A supervisão configura-se como apoio, uma vez que é alicerçada num processo colaborativo e de corresponsabilização e visa identificar dificuldades, refletir e induzir mudanças qualitativas na ação docente.
- Acolhimento aos alunos estagiários da formação inicial: uma proposta de acolhimento e integraçãoPublication . Durão, Rita Luis SarmentoEste trabalho de investigação foi motivado pelo nosso contexto profissional e pela nossa necessidade de compreender, na sua generalidade, o conceito de supervisão pedagógica na formação inicial e especificamente, como é que o professor orientador da prática pedagógica desempenha um papel significativo na configuração do acolhimento do aluno estagiário, na concretização do seu estágio prático de formação - prática pedagógica. Temos consciência que a realização de um adequado acolhimento, só será possível compreendendo as suas linhas orientadoras e identificando as estratégias promotoras para o seu desenvolvimento. Estamos também convictos de que o acolhimento e integração do aluno estagiário da formação inicial na prática pedagógica é uma das fases de todo o processo de formação e como tal contribuem para a construção e desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro educador/professor. De facto a formação teórica fornece-nos indicadores sobre a produção de saberes por parte dos alunos, mas é, sem dúvida, na praxis que ele retém os seus saberes de referência, daí a importância primordial de proporcionar através do acolhimento, um processo de formação interactivo e dinâmico, um trabalho reflexivo sobre as práticas, que permita ao professor orientador compreender a globalidade do sujeito e em simultâneo, que possibilite a construção permanente da identidade pessoal do aluno.
- Acompanhamento do professor principiante em sala de aulaPublication . Toscano, Paula Cristina MendonçaO acompanhamento do professor principiante, em sala de aula, é um percurso importante para o exercício da profissão do futuro docente. É aqui que vai ter o primeiro contacto com a realidade educativa, ao nível do seu desempenho profissional e colocar em prática os conhecimentos adquiridos na formação inicial, estando, no entanto, em constante aprendizagem. Neste processo de aprendizagem, o supervisor pedagógico terá concerteza um papel preponderante na ajuda e orientação do professor principiante, de modo a que este possa, constantemente, melhorar a sua prática docente. Neste trabalho de investigação, procuramos conhecer a melhor forma de contribuir para desenvolvimento profissional do professor principiante, através de um acompanhamento, reflexão, feedback e avaliação contínuos, motivado por uma relação interpessoal e de empatia entre ambos. Torna-se igualmente importante recolher sugestões para a melhoria das etapas no percurso de desenvolvimento profissional do professor principiante e compreender se os supervisores influenciam esse percurso, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, este trabalho tem por base uma metodologia qualitativa, através de entrevistas, observações e questionários implementados a professores em início de carreira e tem como principal objetivo conhecer de que modo o acompanhamento do professor principiante, em sala de aula, por parte do supervisor pedagógico, pode melhorar o desempenho profissional e, de certo modo, influenciar o exercício da profissão de docente. Nesta investigação, pretendemos ser investigadores ativos numa instituição educativa onde exercemos funções de professores do Ensino Básico 1º Ciclo, podendo, assim, observar a problemática em questão. Após a análise e interpretação dos dados verificámos, com este estudo, que o acompanhamento, ajuda e orientação são imprescindíveis para melhorar não só a experiência, como também o desempenho profissional do professor principiante. Deste modo, delineamos um conjunto de estratégias e/ou procedimentos que devem ser utilizados pelo supervisor pedagógico, de modo a contribuir para um acompanhamento do professor principiante em sala de aula, no início da carreira docente.
- Adaptação da criança à escola - Estratégias e desafios na Educação-Pré EscolarPublication . Costa, Ana Rita RodriguesO tema do nosso trabalho de investigação surgiu devido à nossa necessidade de compreender como é que as crianças do nosso contexto profissional se adaptam à escola de forma a pudermos minimizar impactos negativos desta fase da vida da criança e dos seus Pais. Trata-se, pois, de um tema actual que suscita grandes preocupações nos Pais e Encarregados de Educação. Estamos certos que a escola e o educador têm um papel fundamental nesta etapa. Temos consciência que o sucesso da adaptação da criança, passa por um bom planeamento e organização por parte da escola. Neste estudo contextualizamos o tema fazendo um breve resumo da evolução da educação de infância em Portugal, passando pelo desenvolvimento da criança e, por fim, uma abordagem sobre a importância da relação família e escola nesta fase. Este estudo apresenta uma abordagem metodológica qualitativa, cuja pesquisa se caracteriza por um estudo de caso, com as seguintes questões: (i) o que sente a criança quando se separa pela primeira vez da família? (ii) o que sentem os Pais com esta separação? (iii) como preparam escola e família a entrada da criança na escola? Para a concretização de trabalho foi necessário recorrer a diferentes instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas e inquéritos por questionário, que nos forneceram dados importantes que após terem sido tratados, analisados e interpretados, nos permitiram chegar à discussão dos resultados e às conclusões. Deste modo, este estudo destina-se a compreender a adaptação das crianças à escola e desenvolver estratégias que permitam ajudar os pais nesta nova fase das suas vidas, assim como também propor novos desafios para que essa fase seja encarada de uma forma positiva.
- AlexitimiaPublication . Tavares, Sónia Maria Teixeira; Castro, Jorge Manuel de AlmeidaConsiderando que a Alexitimia é um constructo ainda pouco conhecido e a priori pouco valorizado, é pertinente averiguar qual o nível de conhecimento dos professores de Educação Especial relativamente à Alexitimia e perturbações do foro emocional e como se relaciona esse conhecimento com a formação realizada e com o tempo de serviço. Aliado a este objetivo surge outro que tem a ver com possíveis estratégias a implementar na sala de aula para trabalhar com crianças e jovens com Alexitimia. A Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa, desde que devidamente orientada, pode ser uma estratégia adequada a alunos com Alexitimia. Baseada na teoria sócio-construtivista de Vygotsky, na qual a aquisição dos processos cognitivos superiores se produz através das atividades sociais, nas quais cada indivíduo participa, esta estratégia realça precisamente a importância dessas atividades sociais para a promoção da aprendizagem. Neste estudo quantitativo elaborou-se um inquérito por questionário, baseado na revisão bibliográfica e na TAS 20, com o fito de recolher a informação para esclarecer os objetivos do estudo e considerou-se uma amostra constituída por 100 professores de Educação Especial. É uma amostra por conveniência, e todos os professores tinham um mínimo de 1 ano de tempo de serviço. Este estudo revelou que os professores não têm conhecimento específico sobre a Alexitimia, e aqueles com menos tempo de serviço são quem revela algum conhecimento sobre a Alexitimia. Na perceção dos professores inquiridos existe uma relação estreita entre a autoestima e o comportamento adaptativo e as perturbações da regulação afetiva influenciam o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais, por outro lado, a Aprendizagem Cooperativa e Colaborativa promove a modulação de estados emocionais perturbadores e o desenvolvimento de competências cognitivas.
- Alunos com hiperatividade com défice de atenção e as artes plásticasPublication . Santos, Célia Maria Galvão; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraA atual filosofia da educação inclusiva exige práticas inovadoras na organização das escolas e no trabalho docente. Dada a conjuntura atual em que vivemos, verificamos que a introdução da área artística nas nossas escolas tem gerado acesas discussões, pautadas por uma incerteza sobre a sua real definição e os seus benefícios nas crianças com PHDA. Desta forma, este estudo surge na procura da resposta para esta falta de clareza que tem vindo a pairar sobre todos os participantes do ato educativo. Constata-se um crescente reconhecimento teórico da importância das artes no seio da educação, contudo, na prática, é preciso muito mais para alcançar tal patamar. De acordo com esta perspetiva, foi nosso objetivo primordial para o presente estudo de investigação, analisar o papel das artes plásticas como um meio facilitador para a motivação das aprendizagens dos alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção. Mais do que aceitar a presença dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE), é necessário facultar-lhes uma pluralidade de respostas em prol do seu desenvolvimento integral. Sendo evidentes os benefícios das artes plásticas no âmbito da educação especial, cabe ao professor da área adotar uma atitude reflexiva e ser, sobretudo, um mediador de oportunidades, objetivando efetivamente uma escola para todos. A proposta deste projeto parte do princípio que as Artes Plásticas motivam os alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção para as aprendizagens. Desta forma, o objetivo desta pesquisa consiste num estudo mais pormenorizado sobre a opinião dos professores do 2º, 3º Ciclos e Secundário na influência das Artes Plástica nas aprendizagens dos alunos com Hiperatividade com Défice de Atenção. A metodologia é quantitativa e o instrumento utilizado foi um inquérito por questionário e para a construção da base de dados e consecutivamente para o seu tratamento, utilizou-se o programa estatístico “SPSS”, Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 19. Concluímos, em termos gerais que a maioria dos docentes concorda que a motivação dos alunos com hiperatividade e défice de atenção aumenta quando se recorre às Artes Plásticas.
- AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM: As práticas metodológicas da Educação no Ensino Fundamental I no Município de Alcântara Maranhão – BrasilPublication . Rodrigues, Darlene CoêlhoHoje em dia, a prática da escrita e da leitura é avaliada como essencial para a relação do sujeito no contexto social. Contudo, esta obrigação característica dos anos iniciais de escolaridade, encobre-se de uma certa complexidade, existindo um significativo número de crianças que não alcançam a compreensão correspondente da atividade e, consequentemente, responder às exigências que a Escola exige com relação á aprendizagem. É comum que nos anos iniciais da Educação Fundamental, distinguirmos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem neste campo, conservando toda a sua trajetória escolar. Constatando, assim, que no percurso do exercício pedagógico de professores, a aprendizagem da escrita e da leitura é um tema que levanta um enorme interesse e que provoca a necessidade de indagação contínua, numa ação constante de atualização pedagógica e científica. Assim sendo, durante essa aprendizagem, as estratégias empregadas pelo professor necessitam ser muito bem planejadas, bem como na execução dessas ideias. Deste modo, quando se escolhe uma estratégia de ensino, deve-se ponderar se ela é apropriada para desenvolver o conteúdo, conseguindo alcançar de maneira efetiva os alunos em sala de aula. Assim, esse trabalho dissertativo de Mestrado em Educação tem objetivo principal de analisar as estratégias metodológicas que possibilitam o melhor desenvolvimento no processo de ensino aprendizagem da escrita pelas crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental I do município de Alcântara – Maranhão – Brasil, bem como seus desafios para sua implementação. Para expor e explicar a importância do elemento comportamental no método de ensino-aprendizagem de leitura, essa análise desenvolveu-se a partir de uma pesquisa bibliográfica, acompanhada de pesquisa de campo, utilizando ferramentas de entrevista semiestruturada e observação em sala de aula dos métodos de ensino utilizados pelos professores de português e matemática do 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental I, realizada com os educandos distribuídos nas séries e turnos do matutino e vespertino das duas escolas selecionadas entre as cincos melhores bem classificadas nas notas do Ideb de 2017, sendo parte da pesquisa as três mais bem colocadas, onde foram confrontados seus resultados. Durante a pesquisa de observação nas turmas do 1º, 2º e 3º ano do Fundamenta I, foi possível constatar que os professores apresentam procedimentos metodológicos que evidenciam várias técnicas de ensino para escrita, mas de forma não planejada e também técnicas bem rudimentares. Por isso é necessário fazer um trabalho com a educação continuada pelos professores, pois só assim, a escola e poder público poderá colher bons frutos no futuro com a educação de qualidade na região.
- Aquisição precoce da leitura e da escrita em crianças com Trissomia 21Publication . Pereira, Marília Manuela da RochaEste estudo remete-se à Intervenção com uma criança portadora de Trissomia 21 no domínio da Leitura e Escrita. A revisão da literatura realizada reporta-se para estudos realizados em que a crianças com Trissomia 21 que iniciam a leitura precocemente, mostram-se capazes na aprendizagem visual das palavras, pelo que destacamos o Método Perceptivo – Discriminativo de Trancoso & del Cerro (2004). Este método, defende que o desenvolvimento das capacidades percetivas e discriminativas da criança com Trissomia21, ativam muitas competências incluídas nos programas educativos da escola. Entre os mais variados reptos que se colocam aos professores na atual sociedade, o apoio adequado aos alunos com NEE, assume-se com grande destaque a nível Educacional, repercutindo-se na abertura das ofertas educativas para os profissionais da educação, face às especificidades das crianças com NEE, neste caso especifico a criança com Trissomia21. Pretende-se assim, partilhar um método que poderá assumir-se como uma ferramenta útil no trabalho destes profissionais. Nesse sentido, o presente estudo procura conhecer a evolução de uma criança com Trissomia 21, no domínio da Leitura e Escrita após aplicação do Método Perceptivo – Discriminativo de Trancoso & del Cerro (2004). Para esse efeito foi seguida uma metodologia predominantemente qualitativa, direcionada para a melhoria das práticas educativas, uma investigação-ação, sustentada na análise documental e na observação. Conforme se refere, os dados recolhidos na bibliografia consultada apontam para um importante contributo deste método no domínio precoce da leitura e escrita na criança com Trissomia21. Foram analisadas todas as hipóteses formuladas, tendo como linha de orientação a reflexão na ação e sobre a ação no desenvolver das fazes de aplicação do referido método.
- “Argusrecycling -Intervenção Ambiental ” Projeto de Investigação-AçãoPublication . Santos, Jorge Miguel de Jesus Silva Lopes dos; Saraiva, Horácio Pires Gonçalves FerreiraEsta dissertação pretende verificar se o projeto “Argusrecycling – Intervenção Ambiental” transformado numa Atividade Socialmente Útil (ASU), constitui uma estratégia/oportunidade de promoção da Qualidade de Vida (QV) dos cidadãos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) do concelho de Arganil, e se simultaneamente, promove a qualidade ambiental desse concelho. O referido projeto, dinamizado pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM - Coimbra) na sua Unidade Funcional de Arganil, encontra-se em funcionamento desde o ano 2017. Esta dissertação apoia-se no paradigma qualitativo e tem objetivos descritivos e exploratórios. Utiliza o estudo de caso como metodologia de investigação, tendo como suporte a implementação do referido projeto: Investigação-Ação (IA). O estudo de caso é de tipologia única e tem duas unidades de análise, a primeira tem como sujeitos as pessoas com DID participantes no projeto, e a segunda corresponde à comunidade participante, ou seja: Agrupamento de Escolas de Arganil, empresários, autarquia e juntas de freguesia. Apresenta-se como um estudo hipotético-dedutivo onde a validade das hipóteses formuladas provém de diversas fontes de informação, nomeadamente: inquéritos por questionário de QV aos clientes; inquéritos por questionário de satisfação aos clientes, inquéritos por questionário de satisfação aos parceiros e a análise de conteúdo. A triangulação de métodos e a triangulação teórica vêm garantir a credibilidade e a qualidade da investigação. Os resultados revelam que entre 2017 e 2019, aumentou de 74 para 80 o percentil (médio) da QV dos cidadãos com DID participantes no projeto, existindo uma evolução muito significativa nos domínios da autodeterminação (9), dos direitos (7), do desenvolvimento pessoal (5), do bem-estar emocional (4) e da inclusão social (3). Verifica-se que, atualmente e face à recetividade da comunidade ao projeto, os cidadãos com DID que participam no mesmo, fortaleceram o sentimento de pertença e sentem-se mais incluídos na comunidade, com “abertura” para escolhas e decisões (autodeterminação), vendo os seus direitos reconhecidos (inclusive o direito ao trabalho). Desenvolveram competências pessoais, sociais e profissionais, tornando-se simultaneamente mais exigentes, levando a que os domínios: relações interpessoais e bem-estar material, embora apresentem valores elevados, não evoluíssem como os outros domínios e deste modo continuem a necessitar de intervenção. Constatou-se também que as pessoas com DID, através da sua participação no projeto foram fundamentais para o aumento das taxas de recolha seletiva do concelho, tendo sido enviadas para reciclar mais de 200 Toneladas de materiais. São agora consideradas pela comunidade como “peças” fundamentais, devido à relevância do trabalho desempenhado. Deste modo e com este estudo, é possível afirmar que esta ASU, apoiada no projeto Argusrecycling- Intervenção Ambiental, representa uma oportunidade de melhoria da QV das pessoas com DID, promovendo a qualidade ambiental do concelho de Arganil.
- A Arte de traçar respostas inclusivas : as potencialidades das artes plásticas na promoção do desenvolvimento de competências cognitivas e emocionaisPublication . Cabral, Maria Paula Porto RoquePara que a escola possa oferecer respostas adequadas à diversidade caraterizante do seu público-alvo o professor precisa de implementar contextos educativos englobando toda uma gama de opções de aprendizagem, motivantes e capazes de responder a cada um e a todos os alunos. Foi no contexto da diversidade – que desafia a escola a traçar respostas inclusivas – que surgiram as questões que procuramos investigar neste trabalho. Através destas questões pretendemos conhecer as perceções dos professores sobre a importância das artes plásticas no desenvolvimento cognitivo dos alunos, em geral e com NEE, em particular; e conhecer as perceções dos professores sobre a importância das artes plásticas no desenvolvimento emocional dos alunos, em geral e com NEE, em particular. Pretendemos defender a importância de dar um lugar relevante à educação pela arte no currículo, no sentido de serem proporcionadas oportunidades de participação e de desenvolvimento de competências a cada um e a todos os alunos, numa perspetiva de inclusão escolar e de otimização de todas as potencialidades de cada indivíduo, permitindo uma resolução crítica e criativa de problemas no trabalho e... na vida, para todos, sem exceção.