ESEF - Escola Superior de Educação de Fafe
Permanent URI for this community
A Escola Superior de Educação de Fafe (ESEF), instituição de ensino superior privada com o estatuto de utilidade pública, tem como entidade instituidora o Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES). Alicerçada numa experiência de três décadas de formação, a ESEF integra na sua oferta educativa cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas e mestrados, a par de cursos de formação pós-graduada não conferente de grau.
www.iesfafeptBrowse
Browsing ESEF - Escola Superior de Educação de Fafe by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 79
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da EscritaPublication . Irene Ferreira Gonçalves da RochaSendo considerado vantajosa, na sociedade atual, uma abordagem precoce à escrita, sempre mediada por um adulto, a frequência do jardim de infância é valiosa para o desenvolvimento da literacia emergente. Considerando as crianças como seres ativos na construção do seu conhecimento, cabe ao/à Educador/a proporcionar interações contextualizadas e de cariz utilitário, para que, de forma informal, as crianças explorem e desenvolvam conceções sobre a utilidade da linguagem escrita, promovendo a sua apropriação. Baseado nessas conjeturas, este estudo pretende compreender o impacto da implementação de atividades inseridas num projeto desenvolvido em contexto pré-escolar nas conceções das crianças de aspetos figurativos da escrita, bem como da sua funcionalidade. Desenvolveu-se, assim, uma investigação-ação com um método de amostragem não-probabilístico por conveniência, dirigido a um grupo de 24 crianças de uma sala do pré-escolar. Para a recolha de dados, utilizaram-se produtos elaborados/trabalhados no decurso das atividades e colocaram-se questões abertas às crianças. A análise dos dados baseou-se numa grelha construída com base na literatura e na análise das respostas das crianças. Os resultados obtidos indicaram que as práticas dinamizadas no pré-escolar favoreceram o contacto com a escrita e contribuíram para uma evolução na literacia emergente das crianças, no que respeita aos aspetos figurativos e à funcionalidade da escrita. O estudo permite oferecer possibilidades para linhas de investigação futura, no sentido de melhor conhecer e aproveitar as potencialidades destas práticas educativas na promoção da abordagem à escrita no pré-escolar.
- Causas e Soluções da Troca de Fonemas na Educação Pré-Escolar: Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Daniela Gomes MarquesPara se perceber o atraso que algumas crianças em idade pré-escolar apresentam no desenvolvimento da linguagem, um dos conceitos fulcrais a ter em conta é a consciência fonológica. Esta requer uma abordagem da fonética e da fonologia. Os conhecimentos fonéticos e fonológicos são centrais para que se apreenda o funcionamento da língua nas diferentes áreas. O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis causas de atrasos no desenvolvimento da linguagem, em concreto na troca de fonemas, bem como alguns métodos pedagógicos que podem ser utilizados para reduzir ou colmatar esse atraso. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura, realizada através da base de dados Scielo e considerando artigos publicados sobre a consciência fonológica e a troca de fonemas. Foram selecionados quatro artigos graças a critérios de inclusão e de exclusão. Os artigos revistos identificaram variáveis perinatais como causas da troca de fonemas e demonstraram que crianças alvo de métodos e estratégias diminuíam consideravelmente a percentagem de troca de fonemas. Assim, deve valorizar-se a importância de variáveis perinatais no desenvolvimento das crianças e deve colaborar-se com terapeutas da fala, na implementação de métodos para trabalhar a troca de fonemas, centrados na estimulação da oralidade com exercícios diários sob as mesmas estruturas, mas com diferentes conteúdos
- O Impacto da Experiência Profissional na Abordagem à Escrita na Educação Pré-EscolarPublication . Ana Filipa Castro SilvaA literatura parece reconhecer que, cada vez mais, é necessário apostar na qualidade e formação dos/as educadores/as de infância, para que correspondam aos interesses e às necessidades das crianças. Este estudo tem como finalidade auferir o impacto da experiência profissional de educadores/as nas suas práticas de promoção da abordagem à escrita. Para este estudo, utilizou-se um método não probabilístico de amostragem por conveniência e participaram cinco educadoras de infância, com tempo de serviço entre os 19 e os 31 anos. Utilizou-se para recolha de dados um inquérito, que permitiu recolher informação sobre a formação, as práticas, a organização do espaço, bem como a frequência de ações de formação e as intenções das educadoras no âmbito da abordagem à escrita na educação pré-escolar. Os resultados da estatística descritiva e inferencial sugerem a ausência de associação entre o número de anos de prática das educadoras e as suas práticas de abordagem à escrita. Tendo em conta a reduzida dimensão da amostra e a escassa variabilidade entre as participantes, estudos futuros deverão continuar a estudar esta questão de investigação com amostras mais representativas.
- Conceções e Práticas de Educadoras sobre a Abordagem à Escrita na Educação Pré-EscolarPublication . Bruna Filipa Sousa DiasO presente trabalho teve como objetivo compreender as perspetivas de educadoras de infância acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação pré-escolar e as suas respetivas práticas pedagógicas. Procedeu-se a um focus group, também designado por grupo de discussão, em que participaram três educadoras. Os resultados da análise temática conduzida com os dados recolhidos e transcritos do focus group permitiram identificar três grandes temas, nomeadamente a importância que as educadoras atribuem à abordagem à escrita, as atividades realizadas pelas próprias educadoras nesse âmbito, e as suas opiniões quanto à idade ou fase em que as crianças devem iniciar a abordagem à escrita. Perante os resultados, conclui-se que as educadoras centram as suas atividades na criança, mas parecem distanciar-se de uma perspetiva de emergência da escrita, pois realizam atividades centradas no desenvolvimento da oralidade e apresentam opiniões distanciadas da literatura quanto à idade ou fase em que se deve iniciar a abordagem à escrita, revelando tanto coerências como incoerências coma literatura neste tema.
- Emergência da Escrita: Perspetiva dos(as)Educadores(as)Publication . Maria do Sameiro Gonçalves MarinhoA abordagem à escrita deve ser estimulada ainda antes de iniciar a educação préescolar. Quanto mais a criança contactar com a escrita, mais desenvolve esse processo. O/a educador/a tem um papel importante no incentivo para as crianças contactarem e ganharem gosto pela escrita, através das atividades que planeia para esse fim. O objetivo desta investigação foi identificar perspetivas dos/as educadores/as sobre a abordagem à escrita. Utilizou-se um método de amostragem não-probabilístico por conveniência e, após consentimento, 10 educadoras preencheram itens da Grelha de Observação e Registo das Práticas Pedagógicas dos Educadores de Infância no Domínio da Leitura e da Escrita e do Questionário Abordagem à Leitura e à Escrita. A análise dos dados foi feita com recurso à estatística descritiva. Os resultados sugeriram que existem distintas opiniões entre as educadoras sobre este tópico. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura, mas este tema de pesquisa pode continuar a ser estudado no futuro, sendo que próximos/as investigadores/as poderão rever as medidas utilizadas ou recorrer a outros questionários e a outras técnicas de recolha de dados para perceber melhor as conceções de educadores/as sobre a abordagem à escrita.
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência FonológicaPublication . Sara Flávia Dias RibeiroO treino de competências fonológicas é colocado em relevo enquanto elemento potenciador da aprendizagem da leitura e da escrita. Para que as crianças se desenvolvam ao nível da consciência fonológica, é importante que se envolvam frequentemente em situações que implicam uma exploração lúdica da linguagem, demonstrando prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir as suas relações, devendo o/a educador/a potenciar essas oportunidades às crianças. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo, foi o de conhecer as conceções e as práticas de seis educadoras no âmbito da consciência fonológica. As educadoras responderam ao Questionário Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Os resultados da estatística descritiva e da análise temática sugerem que as educadoras revelam conhecimentos acerca do conceito de consciência fonológica e reconhecem a sua importância, mas conhecem poucos programas de treino fonológico e revelam algumas dificuldades em articular a literatura científica com a prática pedagógica. Discutem-se os resultados com base na literatura existente.
- Homens na Educação de Infância: Um Estudo Qualitativo sobre Experiências e DesafiosPublication . Tiago Micael Costa NogueiraA problemática da questão de género em situações de emprego é muito debatida na literatura, sobretudo ao nível das mulheres, contudo este estudo foca-se na condição oposta. A presente investigação tem por finalidade estudar as experiências e os desafios de educadores, homens, nas variantes da formação e integração no mercado de trabalho na educação de infância. Procura-se perceber se e como as suas experiências podem ser traduzidas em vantagens ou desvantagens numa área profissional predominada por mulheres. De forma a dar resposta a este objetivo, realizou-se um estudo qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gravação áudio a dois educadores e a um antigo estudante desse curso. Os dados das entrevistas foram integralmente transcritos e sujeitos a uma análise temática. Os resultados obtidos permitem ficar com uma noção do trajeto dos educadores entrevistados, nas mais variadas fases do seu percurso académico e profissional. O percurso académico pode ser descrito através de temas como os motivos de ingresso no curso, as reações a essa escolha e as experiências de estágio curricular. O percurso profissional pode ser caracterizado através das experiências de transição para o mercado de trabalho e das reações no posto de trabalho. Consideram-se ainda outros temas mais genéricos, relativos a questões sociais. As experiências e os desafios de educadores enquanto homens, são, deste modo, clarificadas neste relatório.
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Experiências e preferências das crianças com livrosPublication . Mónica Andreia Ferreira LeiteOs livros assumem particular importância no desenvolvimento da criança. Através do contacto com variados livros e da participação em atividades de conto ou leitura de histórias, as crianças descobrem o prazer pela leitura. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao contactar com os livros ilustrados, as crianças do pré-escolar, como ainda não aprenderam formalmente o código da escrita, têm a possibilidade de poderem interpretar o texto através das imagens. Com base neste enquadramento, o presente relatório apresenta um projeto de investigação-ação subordinado ao tema abordagem à escrita na educação pré-escolar, analisando especificamente experiências e preferências das crianças com livros. Desta forma, foi possível verificar que as crianças do pré-escolar têm já desenvolvido gostos específicos. Ao nível da minha formação académica e profissional, este estudo poderá ser útil à futura escolha das obras infanto-juvenis, tendo em conta os elementos da história e da ilustração que suscitam o interesse da criança e o seu gosto pelos livros.
- Como e Quando Trabalhar a Abordagem à Escrita na Educação Pré-EscolarPublication . Clara Raquel Rodrigues PintoEstudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a abordagem à escrita deve ser trabalhada desde tenra idade. Esta temática tem vindo a ser abordada ao longo dos anos, criando novas estratégias para práticas pedagógica e de estimulação, para que as crianças possam desenvolver a sua iniciação à abordagem à escrita. Contudo, na prática em educação pré-escolar, nem sempre é claro o como e quando promover a abordagem à escrita junto das crianças. O presente trabalho enquadra-se nos estudos relativos à abordagem da escrita na educação pré-escolar, estando mais direcionado a conhecer recomendações de especialistas acerca de como e quando se deve iniciar a estimulação desse processo. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Para a recolha de dados, utilizou-se a técnica de entrevista estruturada com duas educadoras e investigadoras no ensino superior. As entrevistas foram gravadas na forma de áudio e os dados foram transcritos. Os resultados da análise temática identificaram os temas abordagem à escrita, intencionalidade, atividades lúdicas e cuidados a ter na prática e os subtemas definição, autores, exemplos e estimulação. As implicações encontradas no desenrolar deste estudo consideram recomendações das especialistas entrevistadas, ainda que se destaque a escassez de doutrinas que expliquem de forma evidente o momento ideal ou exato para o contacto das crianças com a expressão escrita
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Recomendações da Literatura quanto à letra CursivaPublication . Mariana de Afonseca GuimarãesApesar de cientificamente parecer consensual recomendar a utilização da letra impressa, na prática dos/as educadores/as, nos respetivos manuais de suporte e nas expectativas sociais,surgem mensagens contraditórias quanto ao uso da letra impressa e da letra cursiva na educação pré-escolar, que devem ser acauteladas. Esta revisão sistemática da literatura procura responder a esta dúvida instaurada na prática em Educação Pré-Escolar quanto à adequação do uso da letra cursiva ou impressa quando se promove a abordagem à escrita junto de crianças. Foram então escolhidas 12 palavras-chave para a pesquisa numa única base de dados, a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Através de cinco critérios de inclusão e seis critérios de exclusão, foram revistos cinco artigos. Desses cinco artigos, foi feita a caracterização geral dos mesmos e a caracterização do conteúdo, em que se referiram os principais objetivos, resultados e conclusões, tendo em conta o tema desta revisão. Os resultados obtidos apontam para a importância de fatores relevantes à abordagem à escrita na educação pré-escolar, que podem estar relacionados com o tipo de letra. Discute-se o contributo desta revisão sistemática da literatura para a investigação futura e para a prática enquanto educador/a-investigador/a.