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- Conceções e Práticas de Educadoras sobre a Abordagem à Escrita na Educação Pré-EscolarPublication . Bruna Filipa Sousa DiasO presente trabalho teve como objetivo compreender as perspetivas de educadoras de infância acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação pré-escolar e as suas respetivas práticas pedagógicas. Procedeu-se a um focus group, também designado por grupo de discussão, em que participaram três educadoras. Os resultados da análise temática conduzida com os dados recolhidos e transcritos do focus group permitiram identificar três grandes temas, nomeadamente a importância que as educadoras atribuem à abordagem à escrita, as atividades realizadas pelas próprias educadoras nesse âmbito, e as suas opiniões quanto à idade ou fase em que as crianças devem iniciar a abordagem à escrita. Perante os resultados, conclui-se que as educadoras centram as suas atividades na criança, mas parecem distanciar-se de uma perspetiva de emergência da escrita, pois realizam atividades centradas no desenvolvimento da oralidade e apresentam opiniões distanciadas da literatura quanto à idade ou fase em que se deve iniciar a abordagem à escrita, revelando tanto coerências como incoerências coma literatura neste tema.
- Emergência da Escrita: Perspetiva dos(as)Educadores(as)Publication . Maria do Sameiro Gonçalves MarinhoA abordagem à escrita deve ser estimulada ainda antes de iniciar a educação préescolar. Quanto mais a criança contactar com a escrita, mais desenvolve esse processo. O/a educador/a tem um papel importante no incentivo para as crianças contactarem e ganharem gosto pela escrita, através das atividades que planeia para esse fim. O objetivo desta investigação foi identificar perspetivas dos/as educadores/as sobre a abordagem à escrita. Utilizou-se um método de amostragem não-probabilístico por conveniência e, após consentimento, 10 educadoras preencheram itens da Grelha de Observação e Registo das Práticas Pedagógicas dos Educadores de Infância no Domínio da Leitura e da Escrita e do Questionário Abordagem à Leitura e à Escrita. A análise dos dados foi feita com recurso à estatística descritiva. Os resultados sugeriram que existem distintas opiniões entre as educadoras sobre este tópico. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura, mas este tema de pesquisa pode continuar a ser estudado no futuro, sendo que próximos/as investigadores/as poderão rever as medidas utilizadas ou recorrer a outros questionários e a outras técnicas de recolha de dados para perceber melhor as conceções de educadores/as sobre a abordagem à escrita.
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência FonológicaPublication . Sara Flávia Dias RibeiroO treino de competências fonológicas é colocado em relevo enquanto elemento potenciador da aprendizagem da leitura e da escrita. Para que as crianças se desenvolvam ao nível da consciência fonológica, é importante que se envolvam frequentemente em situações que implicam uma exploração lúdica da linguagem, demonstrando prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir as suas relações, devendo o/a educador/a potenciar essas oportunidades às crianças. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo, foi o de conhecer as conceções e as práticas de seis educadoras no âmbito da consciência fonológica. As educadoras responderam ao Questionário Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Os resultados da estatística descritiva e da análise temática sugerem que as educadoras revelam conhecimentos acerca do conceito de consciência fonológica e reconhecem a sua importância, mas conhecem poucos programas de treino fonológico e revelam algumas dificuldades em articular a literatura científica com a prática pedagógica. Discutem-se os resultados com base na literatura existente.
- Homens na Educação de Infância: Um Estudo Qualitativo sobre Experiências e DesafiosPublication . Tiago Micael Costa NogueiraA problemática da questão de género em situações de emprego é muito debatida na literatura, sobretudo ao nível das mulheres, contudo este estudo foca-se na condição oposta. A presente investigação tem por finalidade estudar as experiências e os desafios de educadores, homens, nas variantes da formação e integração no mercado de trabalho na educação de infância. Procura-se perceber se e como as suas experiências podem ser traduzidas em vantagens ou desvantagens numa área profissional predominada por mulheres. De forma a dar resposta a este objetivo, realizou-se um estudo qualitativo, em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gravação áudio a dois educadores e a um antigo estudante desse curso. Os dados das entrevistas foram integralmente transcritos e sujeitos a uma análise temática. Os resultados obtidos permitem ficar com uma noção do trajeto dos educadores entrevistados, nas mais variadas fases do seu percurso académico e profissional. O percurso académico pode ser descrito através de temas como os motivos de ingresso no curso, as reações a essa escolha e as experiências de estágio curricular. O percurso profissional pode ser caracterizado através das experiências de transição para o mercado de trabalho e das reações no posto de trabalho. Consideram-se ainda outros temas mais genéricos, relativos a questões sociais. As experiências e os desafios de educadores enquanto homens, são, deste modo, clarificadas neste relatório.
