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Advisor(s)
Abstract(s)
A abordagem à escrita deve ser estimulada ainda antes de iniciar a educação préescolar. Quanto mais a criança contactar com a escrita, mais desenvolve esse processo. O/a educador/a tem um papel importante no incentivo para as crianças contactarem e ganharem
gosto pela escrita, através das atividades que planeia para esse fim. O objetivo desta
investigação foi identificar perspetivas dos/as educadores/as sobre a abordagem Ă escrita. Utilizou-se um mĂ©todo de amostragem nĂŁo-probabilĂstico por conveniĂȘncia e, apĂłs consentimento, 10 educadoras preencheram itens da Grelha de Observação e Registo das PrĂĄticas PedagĂłgicas dos Educadores de InfĂąncia no DomĂnio da Leitura e da Escrita e do QuestionĂĄrio Abordagem Ă Leitura e Ă Escrita. A anĂĄlise dos dados foi feita com recurso Ă estatĂstica descritiva. Os resultados sugeriram que existem distintas opiniĂ”es entre as educadoras sobre este tĂłpico. Os resultados obtidos vĂŁo ao encontro da literatura, mas este tema de pesquisa pode continuar a ser estudado no futuro, sendo que prĂłximos/as investigadores/as poderĂŁo rever as medidas utilizadas ou recorrer a outros questionĂĄrios e a outras tĂ©cnicas de recolha de dados para perceber melhor as conceçÔes de educadores/as sobre a abordagem Ă escrita.
Description
Keywords
ÂŽPerspetivasÂŽ ÂŽ Educadores/asÂŽ ÂŽ PrĂ©-EscolarÂŽ ÂŽ EmergĂȘncia da EscritaÂŽ