Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

EmergĂȘncia da Escrita: Perspetiva dos(as)Educadores(as)

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A abordagem Ă  escrita deve ser estimulada ainda antes de iniciar a educação prĂ©escolar. Quanto mais a criança contactar com a escrita, mais desenvolve esse processo. O/a educador/a tem um papel importante no incentivo para as crianças contactarem e ganharem gosto pela escrita, atravĂ©s das atividades que planeia para esse fim. O objetivo desta investigação foi identificar perspetivas dos/as educadores/as sobre a abordagem Ă  escrita. Utilizou-se um mĂ©todo de amostragem nĂŁo-probabilĂ­stico por conveniĂȘncia e, apĂłs consentimento, 10 educadoras preencheram itens da Grelha de Observação e Registo das PrĂĄticas PedagĂłgicas dos Educadores de InfĂąncia no DomĂ­nio da Leitura e da Escrita e do QuestionĂĄrio Abordagem Ă  Leitura e Ă  Escrita. A anĂĄlise dos dados foi feita com recurso Ă  estatĂ­stica descritiva. Os resultados sugeriram que existem distintas opiniĂ”es entre as educadoras sobre este tĂłpico. Os resultados obtidos vĂŁo ao encontro da literatura, mas este tema de pesquisa pode continuar a ser estudado no futuro, sendo que prĂłximos/as investigadores/as poderĂŁo rever as medidas utilizadas ou recorrer a outros questionĂĄrios e a outras tĂ©cnicas de recolha de dados para perceber melhor as conceçÔes de educadores/as sobre a abordagem Ă  escrita.

Description

Keywords

ÂŽPerspetivasÂŽ ÂŽ Educadores/asÂŽ ÂŽ PrĂ©-EscolarÂŽ ÂŽ EmergĂȘncia da EscritaÂŽ

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License