Repository logo
 
Publication

EmergĂȘncia da Escrita: Perspetiva dos(as)Educadores(as)

dc.contributor.authorMaria do Sameiro Gonçalves Marinho
dc.date.accessioned2019-02-12T17:54:39Z
dc.date.available2019-02-12T17:54:39Z
dc.date.issued2017-07-27
dc.description.abstractA abordagem Ă  escrita deve ser estimulada ainda antes de iniciar a educação prĂ©escolar. Quanto mais a criança contactar com a escrita, mais desenvolve esse processo. O/a educador/a tem um papel importante no incentivo para as crianças contactarem e ganharem gosto pela escrita, atravĂ©s das atividades que planeia para esse fim. O objetivo desta investigação foi identificar perspetivas dos/as educadores/as sobre a abordagem Ă  escrita. Utilizou-se um mĂ©todo de amostragem nĂŁo-probabilĂ­stico por conveniĂȘncia e, apĂłs consentimento, 10 educadoras preencheram itens da Grelha de Observação e Registo das PrĂĄticas PedagĂłgicas dos Educadores de InfĂąncia no DomĂ­nio da Leitura e da Escrita e do QuestionĂĄrio Abordagem Ă  Leitura e Ă  Escrita. A anĂĄlise dos dados foi feita com recurso Ă  estatĂ­stica descritiva. Os resultados sugeriram que existem distintas opiniĂ”es entre as educadoras sobre este tĂłpico. Os resultados obtidos vĂŁo ao encontro da literatura, mas este tema de pesquisa pode continuar a ser estudado no futuro, sendo que prĂłximos/as investigadores/as poderĂŁo rever as medidas utilizadas ou recorrer a outros questionĂĄrios e a outras tĂ©cnicas de recolha de dados para perceber melhor as conceçÔes de educadores/as sobre a abordagem Ă  escrita.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.tid201925222
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27801
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectÂŽPerspetivasÂŽpt_PT
dc.subjectÂŽ Educadores/asÂŽpt_PT
dc.subjectŽ Pré-EscolarŽpt_PT
dc.subjectÂŽ EmergĂȘncia da EscritaÂŽpt_PT
dc.titleEmergĂȘncia da Escrita: Perspetiva dos(as)Educadores(as)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação PrĂ©-Escolar e Ensino do 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EmergĂȘncia da Escrita - Perspetiva dos Educadores.pdf
Size:
347.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: