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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho teve como objetivo compreender as perspetivas de educadoras de infância acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação pré-escolar e as suas respetivas práticas pedagógicas. Procedeu-se a um focus group, também designado por grupo de discussão, em que participaram três educadoras. Os resultados da análise temática conduzida com os dados recolhidos e transcritos do focus group permitiram identificar três grandes temas, nomeadamente a importância que as educadoras atribuem à abordagem à escrita, as atividades realizadas pelas próprias educadoras nesse âmbito, e as suas opiniões quanto à idade ou fase em que as crianças devem iniciar a abordagem à escrita. Perante os resultados, conclui-se que as educadoras centram as suas atividades na criança, mas parecem distanciar-se de uma perspetiva de emergência da escrita, pois realizam atividades centradas no desenvolvimento da oralidade e apresentam opiniões distanciadas da literatura quanto à idade ou fase em que se deve iniciar a abordagem à escrita, revelando tanto coerências como incoerências coma literatura neste tema.
Description
Keywords
abordagem à escrita´ ´educadoras de infância´ ´educação pré-escolar´ ´conceções´ ´práticas pedagógicas´