Publication
Conceções e Práticas de Educadoras sobre a Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar
dc.contributor.author | Bruna Filipa Sousa Dias | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T16:21:43Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T16:21:43Z | |
dc.date.issued | 2017-07-27 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo compreender as perspetivas de educadoras de infância acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação pré-escolar e as suas respetivas práticas pedagógicas. Procedeu-se a um focus group, também designado por grupo de discussão, em que participaram três educadoras. Os resultados da análise temática conduzida com os dados recolhidos e transcritos do focus group permitiram identificar três grandes temas, nomeadamente a importância que as educadoras atribuem à abordagem à escrita, as atividades realizadas pelas próprias educadoras nesse âmbito, e as suas opiniões quanto à idade ou fase em que as crianças devem iniciar a abordagem à escrita. Perante os resultados, conclui-se que as educadoras centram as suas atividades na criança, mas parecem distanciar-se de uma perspetiva de emergência da escrita, pois realizam atividades centradas no desenvolvimento da oralidade e apresentam opiniões distanciadas da literatura quanto à idade ou fase em que se deve iniciar a abordagem à escrita, revelando tanto coerências como incoerências coma literatura neste tema. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201924056 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27797 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | abordagem à escrita´ | pt_PT |
dc.subject | ´educadoras de infância´ | pt_PT |
dc.subject | ´educação pré-escolar´ | pt_PT |
dc.subject | ´conceções´ | pt_PT |
dc.subject | ´práticas pedagógicas´ | pt_PT |
dc.title | Conceções e Práticas de Educadoras sobre a Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Conceções e Práticas de Educadoras sobre a Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar.pdf
- Size:
- 645.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: