Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
390.05 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O treino de competências fonológicas é colocado em relevo enquanto elemento
potenciador da aprendizagem da leitura e da escrita. Para que as crianças se
desenvolvam ao nível da consciência fonológica, é importante que se envolvam
frequentemente em situações que implicam uma exploração lúdica da linguagem,
demonstrando prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir as suas
relações, devendo o/a educador/a potenciar essas oportunidades às crianças. Neste
sentido, o principal objetivo deste estudo, foi o de conhecer as conceções e as práticas de seis educadoras no âmbito da consciência fonológica. As educadoras responderam ao Questionário Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Os resultados da estatística descritiva e da análise temática sugerem que as educadoras revelam conhecimentos acerca do conceito de consciência fonológica e reconhecem a sua importância, mas conhecem poucos programas de treino fonológico e revelam algumas dificuldades em articular a literatura científica com a prática pedagógica. Discutem-se os resultados com base na literatura existente.
Description
Keywords
´consciência fonológica´ ´educação pré-escolar´ ´educadoras´ ´literacia emergente´