Publication
Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência Fonológica
dc.contributor.author | Sara Flávia Dias Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T18:43:13Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T18:43:13Z | |
dc.date.issued | 2017-07-27 | |
dc.description.abstract | O treino de competências fonológicas é colocado em relevo enquanto elemento potenciador da aprendizagem da leitura e da escrita. Para que as crianças se desenvolvam ao nível da consciência fonológica, é importante que se envolvam frequentemente em situações que implicam uma exploração lúdica da linguagem, demonstrando prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir as suas relações, devendo o/a educador/a potenciar essas oportunidades às crianças. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo, foi o de conhecer as conceções e as práticas de seis educadoras no âmbito da consciência fonológica. As educadoras responderam ao Questionário Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Os resultados da estatística descritiva e da análise temática sugerem que as educadoras revelam conhecimentos acerca do conceito de consciência fonológica e reconhecem a sua importância, mas conhecem poucos programas de treino fonológico e revelam algumas dificuldades em articular a literatura científica com a prática pedagógica. Discutem-se os resultados com base na literatura existente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201924129 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27806 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ´consciência fonológica´ | pt_PT |
dc.subject | ´educação pré-escolar´ | pt_PT |
dc.subject | ´educadoras´ | pt_PT |
dc.subject | ´literacia emergente´ | pt_PT |
dc.title | Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência Fonológica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar-Conceção e Práticas de Educadoras sobre Consciência Fonológica.pdf
- Size:
- 390.05 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: