Repository logo
 
Publication

Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência Fonológica

dc.contributor.authorSara Flávia Dias Ribeiro
dc.date.accessioned2019-02-12T18:43:13Z
dc.date.available2019-02-12T18:43:13Z
dc.date.issued2017-07-27
dc.description.abstractO treino de competências fonológicas é colocado em relevo enquanto elemento potenciador da aprendizagem da leitura e da escrita. Para que as crianças se desenvolvam ao nível da consciência fonológica, é importante que se envolvam frequentemente em situações que implicam uma exploração lúdica da linguagem, demonstrando prazer em lidar com as palavras, inventar sons, e descobrir as suas relações, devendo o/a educador/a potenciar essas oportunidades às crianças. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo, foi o de conhecer as conceções e as práticas de seis educadoras no âmbito da consciência fonológica. As educadoras responderam ao Questionário Aprendizagem da Leitura e da Escrita. Os resultados da estatística descritiva e da análise temática sugerem que as educadoras revelam conhecimentos acerca do conceito de consciência fonológica e reconhecem a sua importância, mas conhecem poucos programas de treino fonológico e revelam algumas dificuldades em articular a literatura científica com a prática pedagógica. Discutem-se os resultados com base na literatura existente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.tid201924129
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27806
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject´consciência fonológica´pt_PT
dc.subject´educação pré-escolar´pt_PT
dc.subject´educadoras´pt_PT
dc.subject´literacia emergente´pt_PT
dc.titleAbordagem à Escrita no Pré-Escolar: Conceções e Práticas de Educadoras Sobre Consciência Fonológicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar-Conceção e Práticas de Educadoras sobre Consciência Fonológica.pdf
Size:
390.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: