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Authors
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Abstract(s)
Estudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a abordagem à escrita
deve ser trabalhada desde tenra idade. Esta temática tem vindo a ser abordada ao longo dos anos, criando novas estratégias para práticas pedagógica e de estimulação, para que
as crianças possam desenvolver a sua iniciação à abordagem à escrita. Contudo, na prática em educação pré-escolar, nem sempre é claro o como e quando promover a
abordagem à escrita junto das crianças. O presente trabalho enquadra-se nos estudos
relativos à abordagem da escrita na educação pré-escolar, estando mais direcionado a
conhecer recomendações de especialistas acerca de como e quando se deve iniciar a
estimulação desse processo. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Para a recolha de dados, utilizou-se a técnica de entrevista estruturada com duas educadoras e investigadoras no ensino superior. As entrevistas foram gravadas na forma de áudio e os dados foram transcritos. Os resultados da análise temática identificaram os temas abordagem à escrita, intencionalidade, atividades lúdicas e cuidados a ter na prática e os subtemas definição, autores, exemplos e estimulação. As implicações encontradas no desenrolar deste estudo consideram recomendações das especialistas entrevistadas, ainda que se destaque a escassez de doutrinas que expliquem de forma evidente o momento ideal ou exato para o contacto das crianças com a expressão escrita
Description
Keywords
´Abordagem à escrita´ ´educação Pré-escolar´ ´ atividades´