Publication
Como e Quando Trabalhar a Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar
dc.contributor.author | Clara Raquel Rodrigues Pinto | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T16:29:39Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T16:29:39Z | |
dc.date.issued | 2017-08-01 | |
dc.description.abstract | Estudos desenvolvidos por diferentes especialistas revelam que a abordagem à escrita deve ser trabalhada desde tenra idade. Esta temática tem vindo a ser abordada ao longo dos anos, criando novas estratégias para práticas pedagógica e de estimulação, para que as crianças possam desenvolver a sua iniciação à abordagem à escrita. Contudo, na prática em educação pré-escolar, nem sempre é claro o como e quando promover a abordagem à escrita junto das crianças. O presente trabalho enquadra-se nos estudos relativos à abordagem da escrita na educação pré-escolar, estando mais direcionado a conhecer recomendações de especialistas acerca de como e quando se deve iniciar a estimulação desse processo. Neste estudo, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa. Para a recolha de dados, utilizou-se a técnica de entrevista estruturada com duas educadoras e investigadoras no ensino superior. As entrevistas foram gravadas na forma de áudio e os dados foram transcritos. Os resultados da análise temática identificaram os temas abordagem à escrita, intencionalidade, atividades lúdicas e cuidados a ter na prática e os subtemas definição, autores, exemplos e estimulação. As implicações encontradas no desenrolar deste estudo consideram recomendações das especialistas entrevistadas, ainda que se destaque a escassez de doutrinas que expliquem de forma evidente o momento ideal ou exato para o contacto das crianças com a expressão escrita | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201924064 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27798 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ´Abordagem à escrita´ | pt_PT |
dc.subject | ´educação Pré-escolar´ | pt_PT |
dc.subject | ´ atividades´ | pt_PT |
dc.title | Como e Quando Trabalhar a Abordagem à Escrita na Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Como e Quando Trabalhar a Abordagem à Escrita.pdf
- Size:
- 760.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: