Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-21"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências especializadas do pré-hospitalar aos cuidados intensivosPublication . Paulo, Ana Carolina; Santos, Maria LuísaO presente relatório de estágio, incorporado no plano curricular do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da ESESJC tem como objetivo principal evidenciar as competências adquiridas e desenvolvidas na prestação de cuidados de enfermagem ao doente crítico bem como a reflexão sobre as ações realizadas para a essência do cuidado baseado na evidência científica, utilizando uma metodologia descritiva e reflexiva. Deste percurso salienta-se a componente prática, académica e profissional que permitiu a consolidação de um distinto olhar sobre o cuidar do doente crítico e família. Ciente de que nas últimas décadas é destacada a importância de uma intervenção precoce e eficaz nas situações de emergência, e de que o atendimento do doente crítico requer uma intervenção atempada, adequada e baseada nos elos da cadeia de sobrevivência, desde o ambiente pré-hospitalar, passando pelo transporte primário até a assistência intra-hospitalar (Silva, 2015), o relatório descreve um percurso desde a enfermagem pré-hospitalar até a enfermagem dos cuidados intensivos. Suportados nestas ideias, a experiência profissional, que proporcionou a creditação ao estágio I – Urgência, o estágio II – Cuidados Intensivos, realizado na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça e ainda o estágio III – Opção, realizado em duas fases, uma no Instituto Nacional de Emergência Médica, numa ambulância de Suporte Imediato de Vida em Lisboa e outra fase no Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria, permitiram a aquisição de competências especializadas em enfermagem médico-cirúrgica. No decurso desta especialização, houve a necessidade de convergir a visão do cuidar do doente crítico em áreas que influenciam a intervenção de enfermagem: a liderança e tomada de decisão, tendo-se tornado numa excelente metodologia de crescimento profissional e de aprendizagem. Assim sendo, esta caminhada de aquisição de competências valoriza o percurso profissional e pessoal, contribuindo para a qualidade e a excelência na prática da profissão, imprescindível como Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Mastites ovinas subclínicas por Staphylococcus aureus – eficácia da tilmicosina via parenteralPublication . Mendes, Bruno Ribeiro; Mateus, Teresa Susana LetraStaphylococcus aureus é um dos principais agentes etiológicos de mastite em pequenos ruminantes, provocando frequentemente casos graves de mastite gangrenosa muitas vezes letal. As estratégias terapêuticas para fazer face a este agente etiológico, apresentam muitas falhas em parte devido à biologia e fatores de resistência do próprio microrganismo. O presente estudo teve como objetivos caracterizar a infeção por S. aureus num rebanho de ovinos da raça autóctone portuguesa Bordaleira Serra da Estrela e avaliar a eficácia do antibiótico tilmicosina, administrado por via parenteral, no tratamento de mastites subclínicas por S. aureus durante o período seco. Para o efeito foram colhidas aleatoriamente amostras de leite de um grupo de ovelhas pertencentes a um único rebanho no início do período de secagem. Estas amostras foram previamente sujeitas ao Teste Californiano de Mastites e posteriormente seguiram para análise bacteriológica. Perante os resultados da primeira análise bacteriológica foram constituídos cinco diferentes grupos de animais: positivos a S. aureus e não tratados (G1), positivos a S. aureus e tratados à secagem com tilmicosina (G2), positivos a S. aureus tratados à secagem e ao parto com tilmicosina (G3), negativos a S. aureus e tratados à secagem com tilmicosina (G4) e negativos a S. aureus não tratados. (G5). O tratamento consistiu na administração subcutânea de 600 mg de tilmicosina. A eficácia do tratamento instituído foi aferida através de uma nova análise bacteriológica e complementada pelo Teste Californiano de Mastites realizada aos animais após o desmame dos borregos. Pôde concluirse através deste estudo que a cura bacteriológica foi superior nos animais tratados com tilmicosina (grupos G2 e G3) relativamente ao grupo não tratado (G1), não tendo sido encontrada diferença entre os dois grupos tratados. Desta forma pode assim afirmar-se que a administração parenteral de tilmicosina no período seco é uma estratégia terapêutica promissora na cura de mastites por S. aureus em ovinos.
- Dermatite das almofadas plantares em frangos de engorda em explorações da região oeste de PortugalPublication . Vicente, Tiago Daniel Ferreira; Mateus, Teresa Susana LetraA dermatite das almofadas plantares consiste numa lesão cutânea localizada nas almofadas plantares dos frangos, que se forma devido ao contacto com cama húmida. Esta lesão pode ter diversas origens como fatores genéticos, ambientais, nutricionais e de maneio. É um importante indicador de bem-estar animal, uma vez que permite estimar a qualidade do ar, da cama e de saúde animal que existiram no ciclo produtivo, além de terem impacto fundamental a nível económico para os criadores. Ao longo do tempo de vigência deste estudo, realizado na região oeste de Portugal, o objetivo que o norteou passou por avaliar a incidência e a gravidade de dermatite das almofadas plantares ante mortem, nas explorações avícolas (em diferentes zonas do pavilhão, entre os 8 e os 12 dias, e os 20 e os 28 dias de vida) e post mortem, no matadouro. Pretendeu-se avaliar a relação da humidade da cama, da humidade relativa do ambiente, da ventilação, da taxa de mortalidade, do índice de conversão, do tipo de material utilizado nas camas das explorações e o tipo de maneio utilizado pelo criador, no desenvolvimento de dermatites das almofadas plantares. Na exploração, foram avaliados 50 frangos, num total de 58 bandos de 22 explorações. A sua classificação foi feita com base no guia interpretativo "Avaliação dos parâmetros de bem estar dos frangos no matadouro", da Direção Geral de Alimentação e Veterinária. No final do ciclo produtivo, o bando foi classificado segundo o grau de dermatite que obteve no matadouro. Foram ainda analisados dados produtivos de alguns bandos, onde foi possível verificar que os que apresentaram dermatite das almofadas plantares tiveram menor peso e um índice de conversão maior comparado com bandos que não sofreram desta patologia. Em bandos onde não foi realizado o maneio de camas, a dermatite foi mais frequente.Contudo, também foi identificada em bandos onde esse maneio era realizado, tendo sido verificados, neste caso, problemas de controlo da ventilação nos pavilhões. Foram diagnosticadas coccidiose e enterite necrótica o que pode ter favorecido a dermatite, uma vez que estas doenças provocam uma alteração na flora intestinal, levando à elevada humidade nas camas, o que foi, por si só, suficiente para conduzir a dermatites. A leitura dos diversos estudos que foram mencionados ao longo da elaboração deste possibilitou a comparação com os resultados obtidos, e verificaram-se na generalidade as mesmas situações já descritas na literatura.
- Contos de solenes entardeceres: vivências e rotinas singulares do cuidador da pessoa com alzheimerPublication . Guerra, Maria Rosália Caeiro Alas Medinas; Martins, Alexandre CotovioO interesse pela análise do quotidiano do cuidador familiar de uma pessoa com alzheimer tem subjacente uma tentativa de compreensão de mundos [únicos] de vida. O pressuposto de que as famílias são cada vez mais pluralistas no seu «modo de se apresentarem» à sociedade exige do investigador social um desarmamento relativamente às tradicionais conceções de famílias. As experiências dos cuidados à pessoa com alzheimer foram alvo de um «olhar» qualitativo e em profundidade, «alicerçado» num quadro teórico ancorado na gerontologia e na sociologia da vida quotidiana. Olhámos para as experiências dos cuidados com três objetivos centrais: compreender as reações e representações associadas ao diagnóstico, à doença e ao cuidar; compreender que aspetos da história de vida familiar do cuidador são mobilizados para a experiência dos cuidados e que transformações se observam no quotidiano do cuidador em três dimensões: no tempo, no espaço e na corporalidade. Através de seis entrevistas semi-diretivas a seis cuidadores familiares e, com recurso à observação direta voltada para o domicílio onde são prestados os cuidados, fomos encontrar histórias feitas de ruturas e continuidades com as relações e os acontecimentos vividos ao longo da trajetória de vida e quotidianos sempre novos, marcados por novos tempos, novos espaços, novos corpos e novas identidades.
- DESIGN DE MODA E ERGONOMIA: PROPOSTA DE UMA COLEÇÃO DE CAMISAS ADAPTADAS A UM PÚBLICO SÉNIORPublication . Gomes, Sara; Silva, HelenaO presente projeto de investigação procura contribuir para uma reflexão acerca do papel do Design de Moda e da importância da disciplina da Ergonomia no desenvolvimento de uma coleção de vestuário. A constatação de uma sociedade envelhecida destaca a necessidade de dar resposta ao acréscimo da população sénior e escassez de vestuário adaptado. A ergonomia surge como ferramenta privilegiada na forma de adequar o ambiente e elementos ao corpo humano, entendido como um suporte dinâmico e mutável. O problema apresentado debate-se assim com a análise e discussão das necessidades específicas de uma coleção de vestuário adaptada a um público sénior, combinando conforto e funcionalidade. Neste contexto, a pesquisa desenvolvida tem um caráter teórico/prático e compreendeu três fases: 1) revisão de literatura com a análise do envelhecimento da sociedade, principais transformações ocorridas nos seniores e revisão dos conceitos de ergonomia, vestuário ergonómico e adaptado, 2) pesquisa empírica, com entrevistas a grupos focais a estudantes das Universidades Seniores do Porto e 3) desenvolvimento de uma coleção de camisas com a confeção de um protótipo e amostras de diferentes ideias. As conclusões do estudo revelam que camisas adaptadas a um público sénior têm um design focalizado no utilizador: a modelagem é pensada para um corpo sénior, a utilização de malhas com acabamentos técnicos permite maior conforto e adaptabilidade e os abotoamentos com velcro possibilitam uma melhor usabilidade e funcionalidade.
- Studies of $Z\gamma$ production in association with a high-mass dijet system in $pp$ collisions at $\sqrt{s}=$ 8 TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2857 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutThe production of a Z boson and a photon in association with a high-mass dijet system is studied using 20.2 fb$^{−1}$ of proton-proton collision data at a centre-of-mass energy of $ \sqrt{s}=8 $ TeV recorded with the ATLAS detector in 2012 at the Large Hadron Collider. Final states with a photon and a Z boson decaying into a pair of either electrons, muons, or neutrinos are analysed. Electroweak and total pp → Zγjj cross-sections are extracted in two fiducial regions with different sensitivities to electroweak production processes. Quartic couplings of vector bosons are studied in regions of phase space with an enhanced contribution from pure electroweak production, sensitive to vector-boson scattering processes VV → Zγ. No deviations from Standard Model predictions are observed and constraints are placed on anomalous couplings parameterized by higher-dimensional operators using effective field theory.
- Causas e Soluções da Troca de Fonemas na Educação Pré-Escolar: Revisão Sistemática da LiteraturaPublication . Daniela Gomes MarquesPara se perceber o atraso que algumas crianças em idade pré-escolar apresentam no desenvolvimento da linguagem, um dos conceitos fulcrais a ter em conta é a consciência fonológica. Esta requer uma abordagem da fonética e da fonologia. Os conhecimentos fonéticos e fonológicos são centrais para que se apreenda o funcionamento da língua nas diferentes áreas. O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis causas de atrasos no desenvolvimento da linguagem, em concreto na troca de fonemas, bem como alguns métodos pedagógicos que podem ser utilizados para reduzir ou colmatar esse atraso. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura, realizada através da base de dados Scielo e considerando artigos publicados sobre a consciência fonológica e a troca de fonemas. Foram selecionados quatro artigos graças a critérios de inclusão e de exclusão. Os artigos revistos identificaram variáveis perinatais como causas da troca de fonemas e demonstraram que crianças alvo de métodos e estratégias diminuíam consideravelmente a percentagem de troca de fonemas. Assim, deve valorizar-se a importância de variáveis perinatais no desenvolvimento das crianças e deve colaborar-se com terapeutas da fala, na implementação de métodos para trabalhar a troca de fonemas, centrados na estimulação da oralidade com exercícios diários sob as mesmas estruturas, mas com diferentes conteúdos
- O Impacto da Experiência Profissional na Abordagem à Escrita na Educação Pré-EscolarPublication . Ana Filipa Castro SilvaA literatura parece reconhecer que, cada vez mais, é necessário apostar na qualidade e formação dos/as educadores/as de infância, para que correspondam aos interesses e às necessidades das crianças. Este estudo tem como finalidade auferir o impacto da experiência profissional de educadores/as nas suas práticas de promoção da abordagem à escrita. Para este estudo, utilizou-se um método não probabilístico de amostragem por conveniência e participaram cinco educadoras de infância, com tempo de serviço entre os 19 e os 31 anos. Utilizou-se para recolha de dados um inquérito, que permitiu recolher informação sobre a formação, as práticas, a organização do espaço, bem como a frequência de ações de formação e as intenções das educadoras no âmbito da abordagem à escrita na educação pré-escolar. Os resultados da estatística descritiva e inferencial sugerem a ausência de associação entre o número de anos de prática das educadoras e as suas práticas de abordagem à escrita. Tendo em conta a reduzida dimensão da amostra e a escassa variabilidade entre as participantes, estudos futuros deverão continuar a estudar esta questão de investigação com amostras mais representativas.
