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Abstract(s)
Para se perceber o atraso que algumas crianças em idade pré-escolar apresentam no
desenvolvimento da linguagem, um dos conceitos fulcrais a ter em conta é a consciência fonológica. Esta requer uma abordagem da fonética e da fonologia. Os conhecimentos fonéticos e fonológicos são centrais para que se apreenda o funcionamento da língua nas diferentes áreas. O presente trabalho tem como objetivo identificar possíveis causas de atrasos no desenvolvimento da linguagem, em concreto na troca de fonemas, bem como alguns métodos pedagógicos que podem ser utilizados para reduzir ou colmatar esse atraso. Este estudo apresenta uma revisão sistemática da literatura, realizada através da base de dados Scielo e considerando artigos publicados sobre a consciência fonológica e a troca de fonemas.
Foram selecionados quatro artigos graças a critérios de inclusão e de exclusão. Os artigos revistos identificaram variáveis perinatais como causas da troca de fonemas e demonstraram que crianças alvo de métodos e estratégias diminuíam consideravelmente a percentagem de troca de fonemas. Assim, deve valorizar-se a importância de variáveis perinatais no desenvolvimento das crianças e deve colaborar-se com terapeutas da fala, na implementação de métodos para trabalhar a troca de fonemas, centrados na estimulação da oralidade com exercícios diários sob as mesmas estruturas, mas com diferentes conteúdos
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Keywords
´Consciência Fonológica´ ´Causas da troca de fonemas´ ´Soluções/exercícios para a troca de fonemas´ ´Educação Pré-escolar´