Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Recomendações da Literatura quanto à letra Cursiva

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Apesar de cientificamente parecer consensual recomendar a utilização da letra impressa, na prática dos/as educadores/as, nos respetivos manuais de suporte e nas expectativas sociais,surgem mensagens contraditórias quanto ao uso da letra impressa e da letra cursiva na educação pré-escolar, que devem ser acauteladas. Esta revisão sistemática da literatura procura responder a esta dúvida instaurada na prática em Educação Pré-Escolar quanto à adequação do uso da letra cursiva ou impressa quando se promove a abordagem à escrita junto de crianças. Foram então escolhidas 12 palavras-chave para a pesquisa numa única base de dados, a Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Através de cinco critérios de inclusão e seis critérios de exclusão, foram revistos cinco artigos. Desses cinco artigos, foi feita a caracterização geral dos mesmos e a caracterização do conteúdo, em que se referiram os principais objetivos, resultados e conclusões, tendo em conta o tema desta revisão. Os resultados obtidos apontam para a importância de fatores relevantes à abordagem à escrita na educação pré-escolar, que podem estar relacionados com o tipo de letra. Discute-se o contributo desta revisão sistemática da literatura para a investigação futura e para a prática enquanto educador/a-investigador/a.

Description

Keywords

´educação pré-escolar´ ´abordagem à escrita´ ´letra cursiva´ ´letra impressa´

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License