Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Experiências e preferências das crianças com livros

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os livros assumem particular importância no desenvolvimento da criança. Através do contacto com variados livros e da participação em atividades de conto ou leitura de histórias, as crianças descobrem o prazer pela leitura. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao contactar com os livros ilustrados, as crianças do pré-escolar, como ainda não aprenderam formalmente o código da escrita, têm a possibilidade de poderem interpretar o texto através das imagens. Com base neste enquadramento, o presente relatório apresenta um projeto de investigação-ação subordinado ao tema abordagem à escrita na educação pré-escolar, analisando especificamente experiências e preferências das crianças com livros. Desta forma, foi possível verificar que as crianças do pré-escolar têm já desenvolvido gostos específicos. Ao nível da minha formação académica e profissional, este estudo poderá ser útil à futura escolha das obras infanto-juvenis, tendo em conta os elementos da história e da ilustração que suscitam o interesse da criança e o seu gosto pelos livros.

Description

Keywords

´Abordagem à escrita´ ´ Álbuns´ ´ Educação´ ´Educação Pré-Escolar´

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License