Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
814.12 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os livros assumem particular importância no desenvolvimento da criança. Através do
contacto com variados livros e da participação em atividades de conto ou leitura de
histórias, as crianças descobrem o prazer pela leitura. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Ao contactar com os livros ilustrados, as crianças do pré-escolar, como ainda não aprenderam formalmente o código da escrita, têm a possibilidade de poderem interpretar o texto através das imagens. Com base neste enquadramento, o presente relatório apresenta um projeto de investigação-ação subordinado ao tema abordagem à escrita na educação pré-escolar, analisando especificamente experiências e preferências das crianças com livros. Desta forma, foi possível verificar que as crianças do pré-escolar têm já desenvolvido gostos específicos.
Ao nível da minha formação académica e profissional, este estudo poderá ser útil à
futura escolha das obras infanto-juvenis, tendo em conta os elementos da história e da
ilustração que suscitam o interesse da criança e o seu gosto pelos livros.
Description
Keywords
´Abordagem à escrita´ ´ Álbuns´ ´ Educação´ ´Educação Pré-Escolar´