ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Almeida, José Maria de"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Maria Isabel Magalhães Gomes; Almeida, José Maria deEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e finalizado em julho de 2020. O presente documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo reúne dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes realçar enquanto futura profissional de Educação. Nestes relatos são descritas atividades e aulas lecionadas por educadoras, professoras e estagiários, nas duas valências. O segundo capítulo contempla oito planificações de aulas lecionadas por mim e respetiva fundamentação teórica, tendo em consideração as estratégias utilizadas e os recursos apresentados. O terceiro capítulo engloba, para além do enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação que incluem uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Pequenos e Graúdos” e tem como objetivo primordial o mútuo desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos: as crianças e os idosos. Como última reflexão, apresento as considerações finais deste trabalho, relevando todas as aprendizagens que desenvolvi ao longo da realização desta etapa formativa.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Grilo, Daniela Carrilho Correia; Almeida, José Maria deO presente trabalho é um Relatório de Estágio Profissional, referente aos estágios I, II, III e IV realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a duração de quatro semestres. O objetivo deste relatório é a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas neste período. Para isso, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por fim, um projeto. O primeiro capítulo é referente aos relatos de estágio e engloba dez relatos: cinco sobre aulas observadas e dinamizadas por mim na Educação Pré-Escolar; e os restantes cinco sobre aulas observadas e dinamizadas nos quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo apresento oito planificações, sendo que quatro são referentes a atividades realizadas por mim em grupos inseridos na Educação Pré-Escolar, e as restantes quatro planificações são referentes a aulas dadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo engloba a reflexão sobre as estratégias e os recursos utilizadas, tendo como base a opinião de vários autores. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, sendo que dois são referentes à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto capítulo compreende o projeto final. Este projeto tem como tema A Agricultura Biológica e foi planeado para ser posto em prática com alunos do 1.º Ciclo. Este projeto tem o objetivo de dar a conhecer aos alunos o que é a agricultura e de sensibilizar os mesmos para esta prática. Com a elaboração deste relatório pretendo refletir sobre a prática pedagógica e de que forma esta contribuiu para a minha formação pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Pina, Ana Lúcia Santos Silva Rodrigues; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional incide nos momentos de estágio que realizei no decorrer dos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018, no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV, correspondente aos dois anos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação João de Deus, nas valências de Educação Pré-Escolar (grupos de faixas etárias compreendidas entre os 3 e os 5 anos) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (turmas de faixas etárias compreendidas entre os 6 e os 10 anos - 1.º ao 4.º ano), em escolas privadas da capital. O relatório tem como objetivo de contemplar toda a informação referente aos momentos de estágio, sendo que o texto descritivo é enriquecido pela fundamentação teórica dos mais diversos e distintos temas, consoante a sua pertinência e interesse pedagógico, bem como pela reflexão pessoal que surge vinculada. O relatório apresenta-se organizado em quatro capítulos, antecedidos por um texto introdutório de identificação e contextualização do estágio profissional, respetiva calendarização e cronograma. O primeiro capítulo compreende o relato e fundamentação de dez momentos de estágio referentes às duas valências. O segundo capítulo contempla oito planificações de atividades e aulas, antecedidas por uma descrição do capítulo, uma fundamentação teórica do tema e a apresentação em quadro das respetivas planificações. O terceiro capítulo reúne quatro dispositivos de avaliação aplicados em atividades que desenvolvi em ambas as valências. Por fim, o quarto e último capítulo é dedicado à apresentação de um projeto interdisciplinar, prévia fundamentação teórica da metodologia de trabalho projeto e respetivas considerações finais. O relatório termina com as considerações finais, onde apresento a minha reflexão pessoal. As fontes nas quais suportei as minhas afirmações e fundamentações teóricas, contemplando o rigor científico e veracidade das mesmas, são apresentadas nas referências bibliográficas. Em anexo encontram-se todos os documentos que, por questões organizacionais, não são comtemplados na estrutura do relatório, porém pertinentes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Araújo, Cláudia Isabel Marcelo; Almeida, José Maria deO presente Relatório Final visa a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre toda a intervenção pedagógica realizada em contexto da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no decorrer dos anos letivos 2018/2020, tendo como principal objetivo a partilha de conhecimentos, a reflexão e a interpretação deste percurso académico. O relatório é dividido em quatro capítulos. A fim de contextualizar, todos são antecedidos por um texto introdutório, enriquecidos pela fundamentação teórica de diversos autores provenientes da investigação: Capítulo 1 – Relatos; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de Avaliação; Capítulo 4 – Trabalho de Projeto. No Capítulo 1, descrevo dez momentos de estágio, que considero relevantes para a minha formação enquanto futura profissional, distribuídos igualmente para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestes relatos são descritas aulas vivenciadas por educadoras, professoras, colegas de estágio e, por fim, da minha autoria. No Capítulo 2 – realço 8 práticas que considero pertinentes e interessantes, implementadas por mim, bem como a fundamentação quer nos recursos utilizados quer nas estratégias realizadas. No Capítulo 3 – reúno quatro dispositivos de avaliação aplicados em ambas as valências. No final, após se ponderar sobre os critérios e parâmetros, é realizado um confronto, de forma sistemática, através de uma reflexão e análise dos resultados obtidos. O Capítulo 4 – é dedicado a uma proposta de Projeto interdisciplinar cujo título é “Repórteres do Recreio” para ser aplicado no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para problemas ambientais, nomeadamente a poluição. Por fim, o Relatório termina com as Considerações Finais, onde apresento a minha reflexão pessoal sobre todo meu percurso académico ao longo destes quatro semestres. Particularmente sobre a evolução da minha aprendizagem tanto pessoal como profissional, as dificuldades encontradas e a importância do estágio.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Louro, Carolina Pereira; Almeida, José Maria deEste relatório de Estágio Profissional corresponde à síntese das unidades curriculares da Prática Pedagógica, entre 2016 e 2018. O presente relatório de estágio está repartido em 4 capítulos. Na parte inicial de cada capítulo existirá uma contextualização e, em seguida, um desenvolvimento do tema de acordo com o capítulo. Primeiramente, será feita a introdução, identificação do local de Estágio Profissional e em seguida, a calendarização e o cronograma que engloba todos os momentos do Estágio Profissional. O capítulo 1 contempla a descrição das narrativas de estágio e a respetiva fundamentação teórica de 10 relatos de práticas observadas e realizadas no Estágio Profissional. Do total de 10 registos, 7 correspondem a práticas observadas por mim, com grupos de crianças desde os 3 anos de idade aos 10 anos. Os restantes 3 relatos dizem respeito a atividades realizadas por mim durante o estágio profissional. O capítulo 2 engloba a apresentação de 8 planificações de atividades propostas e executadas por mim em momentos de estágio, em idades entre os 3 e os 10 anos. As planificações incluem os conteúdos abordados, a duração de cada atividade, as estratégias e os recursos utilizados. A fundamentação teórica incide sobre as estratégias escolhidas por mim e os recursos que utilizei. O Capítulo 3 é a apresentação de 4 dispositivos de avaliação, sendo que 2 correspondem à Educação Pré-Escolar, dos 3 aos 6 anos, e a respetiva análise dos resultados. Os restantes 2 dispositivos de avaliação foram aplicados por mim a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Capítulo 4 apresenta uma proposta de um projeto, elaborado e pensado por mim. O mesmo é explicado, segundo a metodologia de trabalho de projeto e apresento várias atividades para realizar com as crianças para melhorarem a sua alimentação e as suas escolhas alimentares. Por fim, apresento uma reflexão final e as referências bibliográficas que utilizei aos longo do relatório de estágio.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Santos, Flávia Alexandra Folgado; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional descreve os momentos de estágio realizado ao longo dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, no âmbito das Unidades Curriculares do Estágio Profissional I, II, III e IV, realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório de Estágio Profissional apresenta-se dividido em quatro capítulos distintos, antecedido de um breve texto introdutório de identificação e contextualização do estágio profissional e respetiva calendarização e cronograma. O primeiro capítulo refere-se aos dez relatos de atividades e aulas observadas e aplicadas durante o estágio profissional, nas quais três são atividades dinamizadas por mim e as restantes atividades são observadas em diferentes contextos de faixas etárias. O segundo capítulo contempla oito planificações de atividades e aulas lecionadas por mim e respetiva fundamentação teórica, das quais 4 são referentes à valência de Educação Pré-Escolar e outras 4, ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas apresentam-se antecedidas por uma breve descrição do capítulo, uma fundamentação teórica do tema, seguido de uma apresentação em quadro das respetivas planificações. No terceiro capítulo são apresentados quatro Dispositivos de Avaliação aplicados em atividades e aulas realizadas com diferentes faixas etárias, nas valências de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O último capítulo foi estruturado de acordo com a apresentação de um projeto interdisciplinar, uma prévia fundamentação teórica da metodologia de trabalho de projeto e respetivas considerações finais. Este projeto tem como tema “2 D’s: Descasca mais, desembala menos!” O relatório termina com as considerações finais, onde apresento uma reflexão pessoal sobre o meu percurso ao longo do mestrado, acentuando o quão importante foi para a minha formação pessoal e profissional. As fontes usadas como suporte para as minhas afirmações e fundamentações teóricas, que contemplam a veracidade e um rigor científico, são apresentadas nas referências bibliográficas.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Figueiredo, Patrícia Isabel Chainho de; Almeida, José Maria deO presente relatório é referente ao Estágio Profissional I, II, III e IV e pretende apresentar diversas experiências e aprendizagens ao longo do meu percurso académico enquanto estagiária, sempre com o objetivo de me tornar educadora da Educação Pré-Escolar e professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório comtempla práticas que iniciei e observei desde outubro de 2020 e terminei em julho de 2022, na Escola Superior de Educação João de Deus. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Apresentação de uma Proposta de Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo é constituído por 10 relatos de atividades ou aulas que vivenciei em contexto de estágio que achei pertinente abordar, três destas foram realizadas por mim, e as sete restantes dinamizadas pelo professor cooperante. O segundo capítulo reúne oito planificações, quatro relativas a atividades em Educação Pré-Escolar, e outras quatro a aulas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Todas estas planificações contêm estratégias que são fomentadas com autores de referência. O terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, engloba quatro avaliações, correspondendo duas delas a grupos referentes à Educação Pré-Escolar e outras duas a grupos distintos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com análise e interpretação de resultados. O quarto e último capítulo debruça-se sobre um trabalho projeto intitulado de “Continentes de Conhecimento” e que tem como objetivo principal a exploração dos países do mundo nas suas diversas vertentes, tanto como a interculturalidade, como as suas fronteiras e caraterísticas. Este projeto pretende contruir para uma comunidade mais consciente para as diversas diferenças culturais no mundo. Este relatório termina com as considerações finais sobre todo o percurso realizado ao longo destes dois anos de mestrado.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Alves, Verónica Raquel dos Santos; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV visa refletir sobre as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, que teve início no dia 12 de outubro de 2020 e terminou em 9 de julho de 2022, na Escola Superior de Educação João de Deus, em Lisboa. O relatório está dividido em quatro capítulos: Capítulo 1 – Relatos de Estágio, Capítulo 2 - Planificações, Capítulo 3 - Dispositivos de Avaliação e Capítulo 4 - Apresentação de uma proposta de trabalho ou projeto. O primeiro capítulo é formado por dez relatos de estágio, sendo que 3 relatos são referentes a atividades/aulas planeadas e concretizadas por mim e os restantes 7 relatos são o resultado da observação de atividades/aulas assistidas. Neste capítulo são analisados esses mesmos relatos dando a conhecer as suas inferências devidamente fundamentadas. O capítulo seguinte está reservado à apresentação de um conjunto de atividades/aulas, nomeadamente 8 planificações concretizadas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação resultantes das apreciações realizadas nas duas valências de ensino. Os resultados das avaliações são também discutidos e analisados e interpretados neste capítulo. O quarto e último capítulo, apresenta uma proposta de atividade através de um trabalho de projeto, desenvolvido por mim, que se intitula de “Histórias da minha terra”. Este projeto foi escolhido com o intuito de, futuramente, ser melhorado e desenvolvido na turma ou na escola onde exercitarei as funções de docente. Para além disso, é interessante que as crianças pesquisei e saibam mais sobre o passado do meio local. O presente relatório termina com uma reflexão e as considerações finais, que têm como objetivo entender os pontos fortes e os pontos fracos do percurso realizado nos últimos anos e visa a melhorá-los para o futuro.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Quintas, Beatriz Maria Silva Martins; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV visa refletir sobre as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, e foi elaborado ao longo de quatro semestres. Este relatório é composto por diversas experiências e aprendizagens que tive durante os Estágios I, II, III e IV. O relatório está dividido em quatro capítulos, mas ainda antes desses quatro capítulos, apresento a introdução para relevar a importância do estágio profissional, fazer uma breve descrição de todas as escolas onde realizei os estágios e uma calendarização de como foram organizados esses mesmos estágios. O primeiro capítulo compreende dez relatos de estágio, sendo que três deles são referentes a atividades/ aulas realizadas por mim e os restantes sete são o resultado da observação de atividades/aulas assistidas. Neste capítulo são analisados esses mesmos relatos dando a conhecer as suas inferências fundamentadas. No segundo capítulo faço a apresentação de oito planificações, quatro delas foram realizadas na valência da Educação Pré-Escolar e as outras quatro realizadas na valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, um capítulo que abrange também as estratégias utilizadas e uma pequena reflexão, componentes devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo é constituído por quatro diapositivos de avaliação, resultantes da sua aplicação nas duas valências de ensino, dois deles dizem respeito à Educação Pré-Escolar e as outras duas realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico Os resultados das avaliações são analisados e interpretados com autores. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de um Trabalho de Projeto, desenvolvido por mim e intitula-se de “A origem dos alimentos”. Este projeto está pensado para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Guerreiro, Cátia Sofia Ascenção Ferreira; Almeida, José Maria deO Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), iniciado em setembro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus, integra as unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV que permitiram a realização deste Relatório de Estágio, uma reflexão sobre diversos temas que integram a área da investigação em Educação. Este Relatório de Estágio Profissional está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo, apresento relatos de estágio, detalhados e fundamentados através de revisão de literatura, com dez narrativas, que presenciei e vivenciei e que considero muito importantes para a minha formação profissional. Desses relatos, três, foram planeados e orientados, por mim. O segundo capítulo compreende oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas lecionadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, todas justificadas teoricamente de acordo com a literatura de referência nos diversos domínios, áreas e disciplinas estabelecidos pelos documentos orientadores. No capítulo quatro, referente aos Dispositivos de Avaliação, apresento quatro dispositivos de avaliação, de diferentes domínios e disciplinas, em que se definem parâmetros, critérios e cotações, tal como a análise dos dados recolhidos. O quarto e último capítulo apresenta uma atividade de Trabalho de Projeto, estruturado através da Metodologia de Trabalho de Projeto, intitulado “Oficina da Criançada”, para aprofundar conhecimentos relativos aos Direitos da Criança (significado, valores que transmitem e princípios adjacentes). Todo o projeto é enquadrado e sustentado teoricamente recorrendo à literatura. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o percurso realizado durante os últimos dois anos, realçando não só a simbiose entre a teoria e a prática em sala de aula, como também a importância do Estágio Profissional como potenciador de conhecimento, aperfeiçoador da capacidade reflexiva necessária ao desenvolvimento profissional e parceiro do sucesso escolar dos alunos.
