Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-24"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Quintas, Beatriz Maria Silva Martins; Almeida, José Maria deO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV visa refletir sobre as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, e foi elaborado ao longo de quatro semestres. Este relatório é composto por diversas experiências e aprendizagens que tive durante os Estágios I, II, III e IV. O relatório está dividido em quatro capítulos, mas ainda antes desses quatro capítulos, apresento a introdução para relevar a importância do estágio profissional, fazer uma breve descrição de todas as escolas onde realizei os estágios e uma calendarização de como foram organizados esses mesmos estágios. O primeiro capítulo compreende dez relatos de estágio, sendo que três deles são referentes a atividades/ aulas realizadas por mim e os restantes sete são o resultado da observação de atividades/aulas assistidas. Neste capítulo são analisados esses mesmos relatos dando a conhecer as suas inferências fundamentadas. No segundo capítulo faço a apresentação de oito planificações, quatro delas foram realizadas na valência da Educação Pré-Escolar e as outras quatro realizadas na valência do 1.º Ciclo do Ensino Básico, um capítulo que abrange também as estratégias utilizadas e uma pequena reflexão, componentes devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo é constituído por quatro diapositivos de avaliação, resultantes da sua aplicação nas duas valências de ensino, dois deles dizem respeito à Educação Pré-Escolar e as outras duas realizadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico Os resultados das avaliações são analisados e interpretados com autores. O quarto e último capítulo apresenta uma proposta de um Trabalho de Projeto, desenvolvido por mim e intitula-se de “A origem dos alimentos”. Este projeto está pensado para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Farrica, Margarida Filipa Domingos; Almeida, José Maria deO atual Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV engloba experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2022 e concluído em julho de 2024. O presente relatório está organizado em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e um Trabalho de Projeto. No capítulo intitulado de Relatos são descritas dez situações, sejam estas jogos, atividades ou aulas, que me pareceram pertinentes para a minha evolução enquanto profissional. As diversas descrições e reflexão encontram-se fundamentadas com diversos autores. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações, quatro de atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as restantes quatro de aulas no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, considerando a relevância das estratégias e recursos utilizados através de literatura de referência. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, dois referentes à Educação Pré-Escolar e dois destinados ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, com análise e interpretação de resultados. O último capítulo é referente a uma proposta de um Trabalho de Projeto, intitulado de “O que é que vou ser quando for grande?”, é um projeto que tem como principal objetivo dar a conhecer aos alunos algumas profissões essenciais no passado e despertar a curiosidade dos mesmo sobre a evolução dessas mesmas profissões nos dias de hoje. Por fim, apresento as considerações finais deste relatório, referindo as aprendizagens, as limitações e potenciais projetos futuros.
- Avaliação Do Bem Estar Físico E Comportamental Dos Lobos Em CativeiroPublication . Dugand, Cécile Virginie; Kanoun-Boulé, MyriamÀ medida que a opinião pública dá cada vez mais consideração ao bem-estar animal (BEA) e que a questão da detenção de animais em cativeiro é debatida, os métodos de avaliação do BEA desempenham um papel fundamental na melhoria das condições de detenção desses animais em parques/zoos. É importante uma combinação de diferentes métodos de avaliação para se conseguir uma avaliação multidimensional do BEA. Para isso, é importante conhecer os métodos existentes e compreendê-los, a fim de otimizar sua utilização. Sendo o lobo (Canis lupus), uma espécie desafiante tanto ao nível das relações sociais como em termos de necessidades cognitivas e territoriais, a sua detenção em cativeiro torna-se complexa e requer uma abordagem minuciosa. Este trabalho de artigo de revisão visa explicar as necessidades específicas deste animal em cativeiro e listar os diferentes métodos de avaliação do BEA. Após uma revisão da literatura sobre o BEA, em geral, explicam-se as principais abordagens dos métodos de avaliação do BEA. Em seguida, apresenta-se uma revisão da literatura sobre os lobos em cativeiro para compreender melhor as suas necessidades específicas. Posteriormente, utilizando como referência trabalho sobre o quadro universal de BEA em zoológicos, analisam-se diversas práticas de gestão e tecnologias utilizadas para avaliar o bem-estar em lobos. Abordam-se os métodos tradicionais (colheita de sangue, exames físicos; complementares e e comportamental), métodos baseados em monitorização autónoma (Sistema de Georreferenciação, Radiofrequências, Bioacústica) e métodos biomoleculares (Forma secretora da Imunoglobulina A, Cortisol fecal). Os resultados indicam que uma avaliação aprofundada do BEA, combinada com práticas de gestão que incluem o enriquecimento ambiental, pode reduzir significativamente o stress e promover comportamentos naturais nos lobos em cativeiro. No entanto, a gestão desta espécie permanece complexa e controversa, exigindo uma adaptação contínua das estratégias de gestão para atender às necessidades específicas de cada indivíduo e garantir padrões de bem-estar animal.
- Perturbações do Comportamento Alimentar na Adolescência:Publication . Fernandes, Ana Rita Borges; Nabais, Luís de OliveiraA adolescência é uma importante fase do desenvolvimento do ser humano, marcada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais significativas. Neste período de transição, a relação com o corpo e a alimentação podem desempenhar um papel fundamental na formação da identidade e autoestima dos jovens, existindo uma maior vulnerabilidade para o surgimento de Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA), podendo ter graves consequências físicas e psicológicas se não forem tratadas adequadamente. Desta forma, surge o presente relatório de estágio em que os objetivos se prendem com o aprofundamento de conhecimentos sobre as PCA e o processo mental que as envolve, o desenvolvimento de competências na orientação e dinamização de grupos terapêuticos e na implementação de intervenções terapêuticas com recurso a mediadores expressivos, culminando no desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica (EESMP). Para dar resposta aos objetivos delineados foram desenvolvidas intervenções especializadas com recurso a mediadores expressivos em grupos de adolescentes com idades entre os 9 e 18 anos, em dois contextos de prática clínica: comunitário em hospital de dia e internamento. Foram desenvolvidas atividades com a utilização do desenho, pintura, modelagem e corte e colagem, foram ainda realizadas atividades de culinária e relaxamento. Constatou-se que estas intervenções permitem que os adolescentes expressem sentimentos, pensamentos e conflitos de forma não verbal o que demonstrou ajudar a desenvolverem uma relação mais saudável com seus corpos e a expressar os seus desafios emocionais relacionados à imagem corporal de maneira mais construtiva. Para além disso, as atividades desenvolvidas permitiram a promoção do autoconhecimento e da consciência de “si”, sendo uma importante ferramenta na criação e desenvolvimento da relação terapêutica.
- Intervenção Especializada de Saúde Mental na Promoção da ParentalidadePublication . Portugal, Maria Luís de Lima Amaral e Oliveira; Falé, José Manuel TatáIntrodução: Visando o desenvolvimento de competências do EEESMP, foram realizados dois estágios: hospitalar, introdutório às competências e a um entendimento pessoal salutogénico da saúde mental perinatal; na comunidade, desenvolvendo-se esta temática com aplicação de sessões com a família em situação de PI. Face às exigências adaptativas inerentes à parentalidade e relação causa-efeito das experiências precoces no desenvolvimento infantil, este período merece particular atenção. Objetivos: Desenvolver competências comuns e específicas do EEESMP; analisar as experiências da relação interpessoal com as famílias e a autorressonância destas; avaliar a tríade familiar, aferindo expetativas/necessidades; aplicar intervenções psicoterapêuticas que visem o bem-estar da tríade; reconhecer situações complexas que exijam intervenção diferenciada e referenciação. Metodologia: Pesquisa em literatura cinzenta e nas bases de dados PubMed e CINAHL. A intervenção aplicada e em estudo, inspirada no Triple P, apoia-se nas teorias de enfermagem de Meleis e Peplau, consistindo em 4 sessões monofamiliares com periodicidade quinzenal; critérios de inclusão: PI no primeiro ano pós-natal e pais que participem consentida/voluntariamente; critérios de exclusão: pais com psicopatologia grave e sinalizados por negligência/maus-tratos. Resultados: Participaram 4 famílias na configuração mãe-pai-bebé. As necessidades aferidas respeitam: conjugalidade, cuidados parentais, situação económica e questões sociofamiliares. Os problemas de saúde mental relacionam-se com as dimensões sono/repouso, autopercepção, papel parental, relacionamento conjugal/familiar e coping/tolerância ao stress. Como intervenções psicoterapêuticas destacam-se: aconselhamento, promoção do coping, psicoeducação, suporte emocional, terapia de relaxamento e promoção da integridade familiar. Conclusões: Numa perspetiva salutogénica, reforça-se necessidade de incorporar a ESM nas equipas de cuidados de saúde primários de forma a satisfazer necessidades da tríade familiar. Sugere-se replicação da intervenção com maior amostragem. O contributo dos estágios proporcionou o desenvolvimento das competências do EEESMP, salientando-se a mobilização do ‘eu’ enquanto instrumento psicoterapêutico no acolhimento/compreensão dos pais e subjacente gestão de impasses terapêuticos.
- Promoção de hábitos familiares saudáveis nos adolescentes com excesso de peso :Publication . Matos, Piedade do Carmo Capinha Pereira de; Neves, Ana Paula Fernandes dasIntrodução: Este relatório descreve o desenvolvimento do perfil de competências especializadas em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, abordando a organização, estrutura e atividades formativas, incluindo a componente clínica e de pesquisa. O percurso ocorreu em contextos de Cuidados de Saúde Primários, nomeadamente em Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e Unidade de Saúde Familiar. Realizou-se um estudo académico e um projeto de intervenção em saúde familiar, sobre a promoção de hábitos familiares saudáveis, em adolescentes com excesso de peso. Objetivos: Cuidar das famílias em diferentes estágios do ciclo de vida e níveis de prevenção; liderar intervenções de enfermagem em saúde familiar e promover hábitos familiares saudáveis, em adolescentes com excesso de peso. Metodologia: Utilizou-se a metodologia de projeto para a elaboração do relatório e um estudo quantitativo descritivo transversal, para o desenvolvimento do estudo académico. Como referenciais teóricos de enfermagem, recorreu-se ao Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) e ao Modelo de Promoção de Saúde (MPS) de Nola Pender. Foram aplicados questionários sociodemográficos, de hábitos saudáveis da família e do adolescente, avaliação de conhecimentos e a Escala de Hábitos Alimentares (EHA). A amostra foi constituída por seis adolescentes e os seus familiares, com intervenções realizadas em consultas presenciais, por telefone e online. Resultados: A prática de Enfermagem especializada em Saúde Familiar, alicerçada em referenciais teóricos e operativos, permitiu compreender as necessidades das famílias e desenvolver intervenções adequadas para promoção da saúde. Conclusão: A prática clínica reflexiva e baseada em evidências é crucial para o desenvolvimento das competências de enfermagem especializada em saúde familiar e grau de mestre.
- Prevenção E Diagnóstico Precoce Das Principais Doenças Do Gato GeriátricoPublication . Villemagne, Léa; Figueira, Ana Catarina Pais dos SantosCom o aumento da esperança de vida dos gatos, cresce a necessidade duma abordagem proativa em relação à saúde geriátrica felina. O envelhecimento, um processo biológico natural, resulta na progressiva perda da capacidade do corpo manter a homeostase e responder às agressões externas e internas. Isso torna os gatos vulneráveis a doenças como osteoartrite, doenças dentárias, doença renal, hipertiroidismo e hipertensão arterial felina. A periodontite, destaca a importância da higiene oral e exames odontológicos regulares. A remoção regular do tártaro e o uso de métodos de prevenção eficazes permitem intervenções bem-sucedidas e limitam complicações graves. A doença renal crónica requer estratégias preventivas com medições regulares dos marcadores da função renal como o SDMA, creatinina e ureia sérica, exames ecográficos ou determinação da relação de proteína/creatinina na urina. A deteção precoce possibilita intervenções oportunas para retardar sua progressão. O hipertiroidismo felino afeta até 11,4% dos gatos idosos em todo o mundo, enquanto a hipertensão arterial é uma condição frequentemente subdiagnosticada. Ambas essas doenças exigem diagnóstico precoce para prevenir danos irreversíveis. Métodos diagnósticos fundamentais incluem palpação da glândula tireoide e medição da pressão arterial, enquanto novas abordagens, como a medição de TSH-BAW para hipertiroidismo, representam avanços promissores. A osteoartrite é uma doença inflamatória crónica que afeta muitos gatos, especialmente os mais velhos. Esta condição causa dor e perda de mobilidade, reduzindo significativamente a qualidade de vida. A deteção precoce é desafiadora devido à ausência de sinais claros, tornando essencial a combinação de avaliações clínicas e exames de imagem. A prevenção através do controlo do peso e da atividade física adaptada pode melhorar o bem-estar dos gatos afetados. Embora medidas preventivas possam ser eficazes quando possíveis, é crucial reconhecer que não existe garantia absoluta contra o desenvolvimento de doenças. Portanto, uma colaboração estreita entre os proprietários e os profissionais veterinários é essencial para observar atentamente o comportamento dos animais e implementar medidas preventivas eficazes e rastreios. Resumindo, prevenir e diagnosticar precocemente são cruciais para melhorar a qualidade e prolongar a vida dos gatos idosos. Investir em mais pesquisas para entender os mecanismos dessas condições é essencial para desenvolver estratégias preventivas melhores e aprimorar o maneio clínico, garantindo uma vida mais saudável e uma maior longevidade dos gatos idosos.
- The Impact Of Gut Microbiota On Canine EpilepsyPublication . Blanquet-Ferreira, Lüann Margeot; Francisco, Anabela Maduro de AlmeidaA epilepsia destaca-se como uma das doenças neurológicas crónicas mais prevalentes nos animais de companhia. A epilepsia é caracterizada por convulsões recorrentes e requer uma gestão cuidadosa para minimizar seu impacto na vida diária dos animais. Em populações humanas, a epilepsia afeta aproximadamente 0,64% dos indivíduos, enquanto em cães as estimativas variam entre 0,62% e 0,82%. A etiologia da epilepsia é multifatorial, abrangendo vários potenciais fenómenos desencadeadores, como trauma, processos inflamatórios ou infeciosos e distúrbios metabólicos. Estudos recentes têm se concentrado cada vez mais em explorar o papel da microbiota intestinal no desenvolvimento de patologias neurológicas, como a epilepsia. O estudo da microbiota intestinal surgiu como uma área inovadora dentro da medicina, e a sua relevância tem se estendido também no âmbito da medicina veterinária. A microbiota intestinal é composta por uma variedade diversificada de microrganismos e exerce uma profunda influência em múltiplos aspetos da saúde animal. Estudos recentes têm realçado o papel da microbiota na prevenção de doenças, enfatizando a sua importância na manutenção do bem-estar geral. Essa influência decorre das vias de comunicação bidirecionais entre as bactérias intestinais e o cérebro, que envolvem mecanismos neuronais, imunológicos e endócrinos. Evidências sugerem que a microbiota intestinal tem impacto não apenas na saúde física, mas também nas funções comportamentais e cognitivas, tanto em humanos como em animais. Através da produção de metabolitos, hormonas e fatores imunes, as bactérias intestinais desempenham um papel fundamental na regulação de diversos processos fisiológicos. Uma microbiota intestinal equilibrada e estável é essencial para manter a fisiologia normal do intestino e garantir a comunicação apropriada ao longo do eixo cérebro-intestino. Por outro lado, as disrupções na composição e função da microbiota intestinal, conhecidas como disbiose, podem ter efeitos prejudiciais na fisiologia do intestino e interromper as vias intrínsecas de comunicação entre o intestino e o cérebro. Tal desregulação pode contribuir para o desenvolvimento ou agravamento de condições neurológicas, incluindo a epilepsia. Considerando essas descobertas, esta revisão tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos mecanismos subjacentes à comunicação microbiotaintestino- cérebro no contexto da epilepsia canina. Em última análise, este trabalho poderá abrir novos caminhos para a pesquisa e o conhecimento de novas estratégias para o tratamento e maneio da epilepsia canina, destacando-se o papel crítico da saúde intestinal no bem-estar neurológico dos animais.
- As Intervenções do Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica na Prevenção de Distúrbios Alimentares no Adolescente, em Contexto EscolarPublication . Simões, Rute Alexandra da Silva; Ramos, LinoA saúde mental dos adolescentes tem vindo a constituir-se como uma das maiores preocupações da sociedade atual, tendo em conta as estatísticas que refletem uma maior incidência e prevalência de problemas de saúde mental nesta fase da vida. Paralelamente, os distúrbios alimentares têm também vindo a receber um maior destaque por parte dos profissionais de saúde e da própria comunidade. O Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica configura-se como um dos profissionais mais qualificados para empreender programas que configurem objetivos de prevenção destes problemas e de promoção da saúde nos adolescentes em diversos contextos,nomeadamente em ambiente escolar. Neste relatório procuramos demonstrar que, fruto da realização do estágio final e da experiência adquirida no nosso contexto profissional e também pessoal, reunimos as competências exigidas para a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem e do título de Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica.
- O IMPACTO DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL E DA MOTIVAÇÃO DOS COLABORADORES NAS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NUMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: ESTUDO DE CASOPublication . Martins Vitorino, Margarida; Gomes Neves, Maria de LurdesO presente estudo debruça-se sobre o Impacto do Comprometimento Organizacional e da Motivação dos Colaboradores nas Práticas Sustentáveis numa Instituição Financeira: Estudo de Caso. O presente estudo visa investigar de que forma o comprometimento organizacional e a motivação dos colaboradores influenciam as atitudes e comportamentos sustentáveis numa instituição financeira. Com este propósito, foram delineados objetivos específicos, incluindo a análise da relação entre o comprometimento e a motivação dos colaboradores, a investigação da influência do comprometimento nas práticas sustentáveis, a exploração do impacto da motivação na adoção de comportamentos sustentáveis e a avaliação do papel mediador da motivação entre o comprometimento organizacional e as práticas sustentáveis. A metodologia adotada baseou-se num estudo quantitativo descritivo, empregando um questionário estruturado como instrumento de recolha de dados. A amostra foi composta por 121 colaboradores de uma instituição financeira selecionados através de uma amostragem de conveniência. Os dados recolhidos foram submetidos a uma análise estatística descritiva e inferencial para identificar padrões e associações entre as variáveis estudadas. Os resultados revelam uma correlação negativa entre o comprometimento organizacional e a motivação dos colaboradores. Adicionalmente, não se observou uma associação significativa entre o comprometimento organizacional e a adoção de práticas sustentáveis, assim como entre a motivação dos colaboradores e a adesão a comportamentos sustentáveis. Destaca-se ainda que a motivação no trabalho modera a relação entre o comprometimento organizacional e os comportamentos sustentáveis.