Browsing by Issue Date, starting with "2020-07-21"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Determinantes de uma estrutura de capital numa PME O caso dos quatro maiores clusters da economia PortuguesaPublication . Dias Cristovão, Ana Filipa; Dias, ÁlvaroDesde os primeiros estudos de Modiglani e Miller (1958) que o tema de estrutura de capitais têm sido alvo de diversas investigações levando ao desenvolvimento de diversas teorias sobre o mesmo. O estudo desenvolvido teve o principal objetivo de contribuir para a análise da estrutura de capitais nas micro e pequenas empresas comerciais portuguesas fazendo uma comparação entre quatro setores de atividade de negócio. Para analisar a estrutura de capitais das empresas, foi feito um estudo quantitativo, utilizando como determinantes da estrutura de capital a dimensão, a rendibilidade, os outros benefícios fiscais não decorrentes da dívida, a composição do ativo, o risco económico e o crescimento relacionando-os com o endividamento. Os resultados obtidos nem sempre foram como esperados, contudo, verificou-se que existe uma relação negativa entre a rendibilidade e o endividamento , bem como entre os outros benefícios fiscais e o endividamento. No que diz respeito á composição do ativo a mesma apresenta uma relação positiva para com o endividamento.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Martins, Maria Isabel Magalhães Gomes; Almeida, José Maria deEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre diversos temas na área da investigação em Educação e contempla vários momentos vivenciados ao longo dos estágios I, II, III e IV, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e finalizado em julho de 2020. O presente documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo reúne dez relatos de aulas ou atividades que considerei pertinentes realçar enquanto futura profissional de Educação. Nestes relatos são descritas atividades e aulas lecionadas por educadoras, professoras e estagiários, nas duas valências. O segundo capítulo contempla oito planificações de aulas lecionadas por mim e respetiva fundamentação teórica, tendo em consideração as estratégias utilizadas e os recursos apresentados. O terceiro capítulo engloba, para além do enquadramento teórico, quatro dispositivos de avaliação que incluem uma análise qualitativa e quantitativa dos resultados. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Pequenos e Graúdos” e tem como objetivo primordial o mútuo desenvolvimento integral dos sujeitos envolvidos: as crianças e os idosos. Como última reflexão, apresento as considerações finais deste trabalho, relevando todas as aprendizagens que desenvolvi ao longo da realização desta etapa formativa.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Araújo, Cláudia Isabel Marcelo; Almeida, José Maria deO presente Relatório Final visa a apresentação, descrição, análise e reflexão sobre toda a intervenção pedagógica realizada em contexto da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, no decorrer dos anos letivos 2018/2020, tendo como principal objetivo a partilha de conhecimentos, a reflexão e a interpretação deste percurso académico. O relatório é dividido em quatro capítulos. A fim de contextualizar, todos são antecedidos por um texto introdutório, enriquecidos pela fundamentação teórica de diversos autores provenientes da investigação: Capítulo 1 – Relatos; Capítulo 2 – Planificações; Capítulo 3 – Dispositivos de Avaliação; Capítulo 4 – Trabalho de Projeto. No Capítulo 1, descrevo dez momentos de estágio, que considero relevantes para a minha formação enquanto futura profissional, distribuídos igualmente para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestes relatos são descritas aulas vivenciadas por educadoras, professoras, colegas de estágio e, por fim, da minha autoria. No Capítulo 2 – realço 8 práticas que considero pertinentes e interessantes, implementadas por mim, bem como a fundamentação quer nos recursos utilizados quer nas estratégias realizadas. No Capítulo 3 – reúno quatro dispositivos de avaliação aplicados em ambas as valências. No final, após se ponderar sobre os critérios e parâmetros, é realizado um confronto, de forma sistemática, através de uma reflexão e análise dos resultados obtidos. O Capítulo 4 – é dedicado a uma proposta de Projeto interdisciplinar cujo título é “Repórteres do Recreio” para ser aplicado no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para problemas ambientais, nomeadamente a poluição. Por fim, o Relatório termina com as Considerações Finais, onde apresento a minha reflexão pessoal sobre todo meu percurso académico ao longo destes quatro semestres. Particularmente sobre a evolução da minha aprendizagem tanto pessoal como profissional, as dificuldades encontradas e a importância do estágio.
- Estudo epidemiológico da prevalência de resistências aos antibióticos no âmbito da clínica de animais exóticosPublication . Cardoso, Sandro da Silva; Silveira, Maria Eduarda Moreno daOs antimicrobianos são ferramentas importantes para o tratamento de doenças bacterianas infeciosas nas medicinas humana e veterinária. O uso abusivo dos antimicrobianos contribuiu para a crescente ameaça da resistência antimicrobiana (AMR). Atualmente, a resistência antimicrobiana é uma das maiores preocupações na saúde pública. Espécies exóticas têm sido descritas como potenciais reservatórios de AMR, no entanto os dados permanecem escassos. Este estudo teve como objetivo avaliar a prevalência da AMR entre 2017 e 2019, em 2050 isolados de bactérias de Gram-negativo e positivo, em animais exóticos de companhia, originários de Toulouse, França. Os isolados bacterianos foram identificados por espectrometria de massa MALDI-TOF. A suscetibilidade antimicrobiana foi avaliada pelo método de difusão por disco e o perfil fenotípico de resistência foi determinado em 483 isolados. A análise estatística foi realizada no GraphPad Prism® (versão 8.4.2.) e as diferenças foram consideradas relevantes se p<0,05. As taxas de AMR foram analisadas (p<0,0001) para avaliar o perfil de resistência nos três anos. Os isolados apresentaram resistência variável a diferentes grupos de antibióticos (-lactâmicos, aminoglicosídeos, anfenicóis, fluoroquinolonas, fusidinas, lincosamidas, macrólidos, pleuromutilinas, polimixinas, sulfonamidas e tetraciclinas). No entanto, verificou-se uma maior frequência de resistência a -lactâmicos, macrólidos, tetraciclinas, fluoroquinolonas e anfenicóis. Foram observadas múltiplas bactérias multi-resistentes (MDR) com predominância em Enterococcus faecalis (n = 79) e Escherichia coli (n = 52). Estes resultados evidenciam os animais exóticos como reservatório de bactérias MDR, constituindo um potencial risco para a saúde pública. A monitorização da resistência antimicrobiana em todas as espécies animais, em conjunto com políticas restritivas de uso de antibióticos, reforço de medidas e intervenções preliminares, são urgentemente necessárias. Este é o primeiro relatório de monitorização em larga escala de AMR em animais exóticos de estimação facultando novos conhecimentos sobre o estado atual da resistência antimicrobiana.
- Septic Peritonitis: Characterization of bacterial isolates and its resistance profile in dogs and cats (20 cases)Publication . António, Diana Maria Gonçalves de Oliveira Sérgio; Francisco, Anabela Maduro de Almeida
- Consumo de álcool na adolescência: conhecer para intervirPublication . Louro, Fernanda; Caldeira, ErmelindaO consumo de álcool na adolescência, surge muitas vezes associado a momentos de lazer e recreativos, que se caracterizam pela ingestão de grandes quantidades de álcool num curto espaço de tempo, o que acarreta consequências para o seu desenvolvimento e um grande impacto na sua saúde. Perante esta problemática desenvolveu-se o presente projeto, tendo por base a metodologia de planeamento em saúde e centrado numa dinâmica de envolvimento dos vários intervenientes do processo educativo. Realizou-se o diagnóstico de situação no sentido de analisar o fenómeno do consumo de álcool nos estudantes do 3º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas R. Os resultados do diagnóstico identificaram como problemas: Experimentação precoce de bebidas alcoólicas; Défice de conhecimentos sobre o consumo/abuso de álcool e potenciais consequências e Atitude facilitadora dos pais/família face à experimentação de bebidas alcoólicas. A constatação destes problemas, tornou pertinente o desenvolvimento de um Projeto de Intervenção Comunitária em contexto escolar, “Saber Decidir para Melhor me Divertir”, desenvolvido com o objetivo de: Aumentar os conhecimentos dos estudantes do 8ºano do Agrupamento de Escolas R, relativamente ao consumo de Álcool, efeitos e problemas associados ao mesmo. As prioridades e estratégias delineadas visaram o envolvimento de todos os atores, com vista à promoção de saúde dos adolescentes, através da aquisição de conhecimentos, no que refere à prevenção do consumo de álcool. Os resultados após as intervenções sugerem uma evolução positiva nos conhecimentos indo ao encontro dos objetivos propostos. A avaliação do projeto, na perspetiva dos professores e dos profissionais de saúde, realça como aspetos positivos/forças do projeto as estratégias utilizadas e a diversificação das atividades, promotoras da adesão e envolvimento dos estudantes e encarregados de educação, assim como o aumento dos conhecimentos dos adolescentes, que se poderá vir a repercutir na adoção de estilos de vida saudáveis e prevenção dos comportamentos de risco
- Avaliação dos custos de produção de seis variedades tradicionais de oliveiras no AlentejoPublication . Ferreira, Maria da Conceição Pimpona Dias; Rodrigues, Francisco MondragãoEste trabalho teve como objetivo geral a determinação dos custos de produção de seis variedades de oliveiras (Olea europaea L.) tradicionais portuguesas cultivadas no Alentejo; a ‘Galega vulgar’, a ‘Azeiteira’, a "Cobrançosa’, a ‘Blanqueta’, a ‘Carrasquenha de Elvas’ e a ‘Cordovil de Serpa’, através do acompanhamento das respetivas contas de cultura, em olivais intensivos de regadio, em plena produção. Como objetivos específicos pretendeu-se caracterizar a estrutura e evolução dos custos ao longo de três anos (2016 a 2018) e comparar as diferenças de produtividade e de rendimento em azeite das variedades no mesmo itinerário técnico. Pretendeu-se, também, comparar a influência de diferentes itinerários técnicos nos custos de produção das variedades comuns a duas explorações. O estudo foi realizado em olivais de cinco explorações integradas no projeto OLEAVALOR, localizadas em Elvas, Monforte, Campo Maior e Serpa, designadas por empresas “A”, “B”, “C”, “D”, “E”, por razões de confidencialidade. Os resultados obtidos conduziram às seguintes considerações: (a) os custos de produção variam com a variedade e com a exploração, variando entre 1 035€/ha e 1 559€/ha; (b) o peso dos custos diretos é de 90,0%, onde a colheita com 29,6% é a operação com os custos mais elevados e diretamente relacionados com a mão-de-obra, que é o fator de produção com o maior peso na estrutura de custos; (c) a produção de azeite por hectare variou entre 454 kg/ha e 1 451 kg/ha, dependendo da variedade e da exploração; (d) os custos de produção do quilo de azeitona mantiveram-se estáveis para cada variedade, independentemente do itinerário técnico, variando entre 0,16€/kg para a ‘Cobrançosa’ e 0,32-0,35€/kg para a ‘Azeiteira’; (e) o custo do quilo do azeite variou no mesmo sentido, entre 1,2€/kg (‘Cobrançosa’) e 3,2-3,6€/kg (‘Azeiteira’). Verifica-se que é possível identificar no itinerário técnico destas variedades quais as operações culturais menos eficientes para tentar aumentar a sua eficiência, de modo a reduzir custos de produção por hectare e por quilo de azeitona e de azeite, com vista a tornar as variedades de oliveira portuguesas competitivas, assegurando a produção de um azeite nacional diferenciado e rentável para os olivicultores nacionais.
- A Expressão Musical e os cinco Eixos de Integração Sonora como meio de aquisição de conhecimento nas áreas de conteúdosPublication . Anacleto Ribeiro, Ana Sofia; Rosa, Celeste
- Literacia em saúde na comunidade escolar - Consulta do adolescentePublication . Sousa, David; Canais, EdgarA Promoção da Saúde é um conceito abrangente que comporta dois pontos principais a Literacia em Saúde, e a Educação para a Saúde. A escola, por ser um meio propício à aquisição de conhecimentos, alunos e restante comunidade escolar, são convidados a aceder a essa informação com vista à promoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis. Objetivos: Pretende-se avaliar a perceção que a comunidade escolar e da equipa de saúde escolar tem da necessidade da presença do profissional de saúde na escola. Metodologia: Com base na metodologia do planeamento em saúde, foi desenvolvido um projeto de intervenção na comunidade escolar da Escola Secundária do Pinhal Novo, com o objetivo de saber qual a perceção que docentes, não docentes e profissionais de saúde, têm sobre a necessidade da presença do profissional de saúde na escola. Após caraterização da amostra, foi aplicado um questionário onde foram recolhidas as perceções que cada participante tem sobre o tema, foi realizada uma análise qualitativa dos dados obtidos e apresentada no presente relatório. Resultados: Docentes, não docentes e profissionais de saúde consideram que a educação para a saúde é importante na formação dos alunos, consideram importante multidisciplinariedade da educação para a saúde, e consideram as políticas atuais com falhas organizacionais quanto ao modelo aplicado em educação para a saúde nas escolas. Conclusão: A necessidade da presença do profissional de saúde na escola é vista por docentes, não docentes e profissionais de saúde como fundamental para o desenvolvimento da Literacia em Saúde e da Educação para a Saúde no espaço escolar
- GESTÃO DE TALENTOS E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL – Análise de Variáveis Significativas e o seu Impacto Na Organização –Publication . Marques da Cunha, Lara Cristina; Dias, Álvaro; Lopes Moreira, Cátia IsabelEste trabalho debruça-se sobre a análise da Gestão de Talentos. Foram escolhidas as variáveis da criatividade; equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, proatividade, gestão de carreira e comprometimento organizacional como fatores influentes. Na conjetura atual o mercado tem de dar resposta às exigências, as empresas procuram uma forma de se destacar da concorrência, a Gestão de Talentos é uma forma estratégica de responder a essa necessidade empresarial. O talento destaca-se como um foco estratégico e preponderante o que torna a Gestão de Talentos um meio para atingir os objetivos. Atualmente os recursos financeiros e tecnológicos não são suficientes para elevar a competição, tornando-se o capital humano o cerne estratégico, O comprometimento organizacional, refere-se à ligação psicológica do colaborador para com a empresa e revela o vínculo afetivo para com as entidades organizacionais. O objetivo é conquistar um maior comprometimento para elevar a retenção dos talentos, apenas possível às organizações que tenham no centro da sua estratégia a valorização do capital humano e por consequência uma maior implicação para o sucesso da organização. No fundo a gestão de talentos é uma metodologia que impacta na criação de proficuidade e aumenta as vantagens competitivas face ao mercado.