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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Grilo, Daniela Carrilho Correia; Almeida, José Maria deO presente trabalho é um Relatório de Estágio Profissional, referente aos estágios I, II, III e IV realizados no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com a duração de quatro semestres. O objetivo deste relatório é a reflexão sobre as práticas educativas observadas e vivenciadas neste período. Para isso, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por fim, um projeto. O primeiro capítulo é referente aos relatos de estágio e engloba dez relatos: cinco sobre aulas observadas e dinamizadas por mim na Educação Pré-Escolar; e os restantes cinco sobre aulas observadas e dinamizadas nos quatro anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capítulo apresento oito planificações, sendo que quatro são referentes a atividades realizadas por mim em grupos inseridos na Educação Pré-Escolar, e as restantes quatro planificações são referentes a aulas dadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo engloba a reflexão sobre as estratégias e os recursos utilizadas, tendo como base a opinião de vários autores. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação, sendo que dois são referentes à Educação Pré-Escolar e os restantes são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo inclui também uma análise e reflexão sobre os resultados obtidos. O quarto capítulo compreende o projeto final. Este projeto tem como tema A Agricultura Biológica e foi planeado para ser posto em prática com alunos do 1.º Ciclo. Este projeto tem o objetivo de dar a conhecer aos alunos o que é a agricultura e de sensibilizar os mesmos para esta prática. Com a elaboração deste relatório pretendo refletir sobre a prática pedagógica e de que forma esta contribuiu para a minha formação pessoal e profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Monteiro, Sara Patrícia Pinto; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV encontra-se dividido em quatro capítulos onde estão presentes: dez relatos de estágio; oito planificações; quatro dispositivos de avaliação e a proposta de um projeto final. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de aulas dadas ou observadas durante o meu estágio profissional. No segundo capítulo são apresentadas oito planificações de atividades/aulas, sendo que quatro delas na Educação Pré-Escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste capítulo descrevo como planifiquei a aula, os recursos que utilizei, os conteúdos dados e as dificuldades sentidas na realização das mesmas. No capítulo dos dispositivos de avaliação são apresentadas quatro avaliações, duas na educação pré-escolar e duas avaliações no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O último capítulo apresenta o projeto educativo Renascer das cinzas. Com este projeto pretende-se alertar as crianças para o problema dos incêndios nas florestas e desenvolver atividades que ajudem os locais afetados pelos incêndios a recuperar. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o meu percurso de mestrado, na qual saliento os aspetos mais importantes de toda esta aprendizagem.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Louro, Carolina Pereira; Almeida, José Maria deEste relatório de Estágio Profissional corresponde à síntese das unidades curriculares da Prática Pedagógica, entre 2016 e 2018. O presente relatório de estágio está repartido em 4 capítulos. Na parte inicial de cada capítulo existirá uma contextualização e, em seguida, um desenvolvimento do tema de acordo com o capítulo. Primeiramente, será feita a introdução, identificação do local de Estágio Profissional e em seguida, a calendarização e o cronograma que engloba todos os momentos do Estágio Profissional. O capítulo 1 contempla a descrição das narrativas de estágio e a respetiva fundamentação teórica de 10 relatos de práticas observadas e realizadas no Estágio Profissional. Do total de 10 registos, 7 correspondem a práticas observadas por mim, com grupos de crianças desde os 3 anos de idade aos 10 anos. Os restantes 3 relatos dizem respeito a atividades realizadas por mim durante o estágio profissional. O capítulo 2 engloba a apresentação de 8 planificações de atividades propostas e executadas por mim em momentos de estágio, em idades entre os 3 e os 10 anos. As planificações incluem os conteúdos abordados, a duração de cada atividade, as estratégias e os recursos utilizados. A fundamentação teórica incide sobre as estratégias escolhidas por mim e os recursos que utilizei. O Capítulo 3 é a apresentação de 4 dispositivos de avaliação, sendo que 2 correspondem à Educação Pré-Escolar, dos 3 aos 6 anos, e a respetiva análise dos resultados. Os restantes 2 dispositivos de avaliação foram aplicados por mim a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Capítulo 4 apresenta uma proposta de um projeto, elaborado e pensado por mim. O mesmo é explicado, segundo a metodologia de trabalho de projeto e apresento várias atividades para realizar com as crianças para melhorarem a sua alimentação e as suas escolhas alimentares. Por fim, apresento uma reflexão final e as referências bibliográficas que utilizei aos longo do relatório de estágio.
- A knowledge management architecture for information technology services deliveryPublication . Almeida, Tiago Nobre Lopes de; Vasconcelos, JoséKnowledge Management is a scientific area related to the organizational value of knowledge and is understood as a multidisciplinary field of research. Notions and practices are emerging and incorporated in organizations in different areas, as is the case of IT Service Management. Today’s business environment is increasingly unstable, characterized by uncertainties and changes, where technology changes rapidly, competitors multiply, and products and services quickly become obsolete. In this context, management is increasingly focused not only on people management, but on the knowledge they have and how to capture it. An Information System aligned with Knowledge Management and Intellectual Capital aims to represent and manage explicitly the different dimensions associated with an organizational competence. If organizations integrate Knowledge Competencies, Knowledge Engineering, Information Systems and Organizational Memories, these will improve the organization's knowledge and subsequently improve the quality of the service provided to users and customers. This research will use Design Science Research methodology to create an artifact to be applied in a case study from an organization aligned with ITIL best practices. This organization is supported by an Intranet and an ERP for laptop repair process. The outcome of this dissertation aims to demonstrate if Knowledge Management improves the IT services delivery.
- Os Sistemas de Informação na Guarda Nacional Republicana: diagnóstico e projeções futurasPublication . Lage, Manuel José Teixeira; Vasconcelos, JoséNum contexto em que globalização inflinge os seus efeitos sobre as dinâmicas sociais, como é o caso dos fenómenos criminais, o sentimento de segurança dos cidadãos é posta em causa, cabendo ao Estado através das Forças de Segurança e Serviços de Segurança, a árdua tarefa de manter a ordem e tranquilidade pública. Neste quadro situacional, estas dependem cada vez mais de Sistemas de Informação sólidos que apoiem a atividade operacional, especialmente no contexto da ação de comando, que se traduz fundamentalmente na tomada de decisão. Esta investigação tem como objetivo geral, avaliar os Sistemas de Informação como ferramenta de apoio à decisão do Comandante. Para a sua consecução foi formulada a pergunta de partida “Que possibilidades os SI oferecem ao Comandante como ferramenta de apoio à decisão?” e algumas questões derivadas desta, com as respetivas hipóteses, utilizando o método hipotético-dedutivo para a sua confirmação/infirmação. A metodologia empregue comportou três fases, a fase conceptual, a fase metodológica e a fase empírica. Estruturalmente, este trabalho divide-se em duas partes: a parte teórica e a parte prática. Na parte teórica aclarou-se o quadro conceptual pertinente para a compreensão do fulcro desta investigação. Na parte prática procedeu-se à apresentação, análise e discussão dos dados recolhidos através dos seguintes instrumentos: inquéritos por questionário, a uma população composta por 75 Oficiais da Guarda Nacional Republicana e entrevistas a 3 oficiais de topo, intimamente ligados à temática aqui abordada. A análise dos resultados permitiu verificar que os Sistemas de Informação tem elevadas potencialidades no apoio à decisão do Comandante, mas também constrangimentos e imperfeições que urge retificar, para que possa atingir o seu máximo potencial. Concluímos com este trabalho, que os Sistemas de Informação, espelhados no Sistema Integrado de Informações Operacionais Policiais, como repositório centralizado de informação, facilita o acesso e análise, permitindo ao Comandante tomar decisões de forma mais sustentada, melhorando a sua ação de Comando e possibilitando uma melhor gestão de meios, aumentando a eficácia da ação policial.
- Knowledge Engineering Architecture for the Analysis of Organizational Log Data: a software tool for log data analysisPublication . Teixeira, Carlos Jorge Lameira Ribeiro; Vasconcelos, JoséOrganisation log data are generate by software and can provide help to maintenance team addressing issues reported by the client. Once an application is in production, there are defects and other issues that need to be handled. This is also cause by customisation and maintenance of the software. That can compromise software integrity and functionality. This happening in production environment which the maintenance team don’t have access becomes a difficult to resolve. The issue must be handling in development environment which causes a condition to understand the problem in order to be able to fix it. To help with this, using log data from production to trace actions that occur of the issue. The log data doesn’t contain any of private data; it only contains actions events as a result of software usage. The main objective of this thesis work is to build a framework for an automatic log analyser to assist maintenance team addressing software issues. This framework also provides a knowledge management system allowing registering tacit experience into explicit knowledge. A prototype was developed to produce metrics and make a proof of this framework. This was done on a real environment and is related to a software migration project which means transferring data between databases that holds company business.
- Search for flavour-changing neutral current top-quark decays $t\to qZ$ in proton-proton collisions at $\sqrt{s}=13$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2869 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Araque, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, António; Pedro, Rute; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for flavour-changing neutral-current processes in top-quark decays is presented. Data collected with the ATLAS detector from proton-proton collisions at the Large Hadron Collider at a centre-of-mass energy of $\sqrt{s}=13$ TeV, corresponding to an integrated luminosity of 36.1 fb$^{-1}$, are analysed. The search is performed using top-quark pair events, with one top quark decaying through the $t\rightarrow qZ$ $(q = u, c)$ flavour-changing neutral-current channel, and the other through the dominant Standard Model mode $t\rightarrow bW$. Only $Z$ boson decays into charged leptons and leptonic $W$ boson decays are considered as signal. Consequently, the final-state topology is characterized by the presence of three isolated charged leptons (electrons or muons) and at least two jets, one of the jets originating from a $b$-quark. The data are consistent with Standard Model background contributions, and at 95% confidence level the search sets observed (expected) upper limits of $1.7\times10^{-4}$ ($2.4\times10^{-4}$) on the $t\to uZ$ branching ratio and $2.4\times10^{-4}$ ($3.2\times10^{-4}$) on the $t\to cZ$ branching ratio, constituting the most stringent limits to date.
