ISCAC - Dissertações de Mestrado
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Browsing ISCAC - Dissertações de Mestrado by advisor "Alberto, Fernanda Cristina Pedrosa"
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- O administrador judicial: responsabilidades fiscaisPublication . Oliveira, João Paulo Marques de; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaCom este estudo pretende-se sistematizar e aclarar as responsabilidades fiscais inerentes à atividade profissional dos Administradores Judiciais. Trata-se de um estudo que se pretende transversal às responsabilidades fiscais inerentes a todos os impostos, porém centrado no âmbito específico das funções do Administrador Judicial aquando da sua atuação em processo de insolvência, com ou sem viabilização do património que defende. Para o efeito, leva-se a cabo uma análise dos diferentes diplomas legais, interligando-os, complementada com a revisão da jurisprudência e literatura encontrada. Com base nessa análise, identificam-se os cinco momentos marcantes que determinam as responsabilidades fiscais dos Administradores Judiciais, identificando-se as situações e os atos em que o Administrador Judicial poderá ser responsabilizado fiscalmente. No início de um processo está claro que a responsabilidade do Administrador Judicial pelo passado é nula. No entanto, até à declaração de cessação de atividade, a sua responsabilidade durante as tentativas de recuperação não é um tema pacífico. O maior constrangimento identificado é a falta de formalização e registo conservador da declaração de cessação de atividade, momento a partir do qual a responsabilidade dos Administradores Judiciais é delimitada aos atos de liquidação. Realizou-se ainda um inquérito visando conhecer as práticas habituais dos Administradores Judiciais no âmbito desta temática, comparando-as com as necessidades legais identificadas ao longo do estudo. Concluiu-se que no atual quadro legal, as responsabilidades fiscais dos Administradores Judiciais estão dispersas em pequenas referências por toda a legislação fiscal, dificultando a estes profissionais lograr uma perceção global e menosprezando, por vezes, medidas simples que as podem mitigar
- Análise das divulgações inerentes à aplicabilidade do justo valor em ativos fixos tangíveis: casos de Portugal e EspanhaPublication . Rodrigues, Luís Henrique Nogueira; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaEsta investigação tem como objetivo analisar se as empresas portuguesas e espanholas cotadas em bolsa, durante o período de vigência da IFRS 13, ou seja, de 2013 a 2020, cumprem com as divulgações exigidas por este normativo para a mensuração dos ativos fixos tangíveis ao justo valor. Os resultados obtidos, através de um método de investigação quantitativo, revelam que 22% das empresas portuguesas adotam o justo valor para mensurar os seus ativos fixos, contra apenas 9% das empresas espanholas. A análise às divulgações exigidas foi realizada através de um índice de divulgação, do qual se conclui que houve uma melhoria das divulgações desde o ano em que a norma entrou em vigor até 2020 e que as empresas ibéricas, no geral, apresentam um bom nível de divulgação, apesar de estas se revelarem incompletas, o que a afeta a sua relevância para a tomada de decisão. O nível hierárquico mais utilizado é claramente o nível 3, ou seja, os dados utilizados nas estimativas são essencialmente não observáveis e quanto às técnicas de mensuração ao justo valor, apurou-se um equilíbrio entre a utilização das três técnicas sugeridas pelo normativo. Tendo em conta a complexidade do justo valor, espera-se que esta investigação contribua para analisar o nível e a evolução do conhecimento dos preparadores da informação financeira ibéricos sobre a IFRS 13.
- Benchmarking nas Unidades Hoteleiras da Região Autónoma da MadeiraPublication . Caldeira, Mariana Gomes; Roque, Ana Filipa Marques; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaO objetivo deste estudo é identificar como são estruturados os processos de benchmarking no setor hoteleiro da Região Autónoma da Madeira (RAM). O benchmarking, como ferramenta estratégica, ajuda as unidades hoteleiras a melhorar sua competitividade ao comparar suas práticas com as melhores do setor. Para isso, foram formuladas três questões: (1) Como o benchmarking é utilizado? (2) Quais são os objetivos das unidades hoteleiras ao aplicá-lo? (3) É comum a existência de parcerias entre hotéis? O estudo procura entender como o benchmarking contribui para aumentar a competitividade e eficiência, identificar melhores práticas e avaliar os desafios enfrentados, como a gestão de custos e a variabilidade na qualidade do serviço. Além disso, analisa benefícios como a otimização de processos, redução de custos e maior satisfação do cliente. A metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com oito hotéis da RAM, revelou que o benchmarking é amplamente usado para ajustar preços, melhorar serviços e otimizar operações, embora a colaboração entre hotéis seja limitada pela competição no setor. Foi concluído que o benchmarking é uma ferramenta valiosa para o setor hoteleiro, mas a sua implementação varia de acordo com a dimensão e recursos das empresas, existindo uma grande variabilidade na sua formalização e implementação dependendo da dimensão e dos recursos das empresas. No entanto estas conclusões carecem de um estudo mais alargado, uma vez que o número de entrevistas não permite generalizar os resultados. Como principais contributos, este trabalho apresenta-se a nível académico, como um promotor do conceito de benchmarking, corroborando assim com o controlo de gestão, contribuindo ainda a nível teórico para a teoria institucional. A nível do setor hoteleiro contribui para a monitorização do controlo e para o conhecimento na prática dos benefícios da aplicação do processo de benchmarking
- As capas dos relatórios e contas como instrumento de comunicação corporativa: o caso da plural+udifarPublication . Girão, Beatriz Sofia Lapo; Alberto, Fernanda Cristina Pedrosa; Leandro, Alexandra Maria FernandesNa civilização contemporânea existe uma crescente propensão para a personalização das capas dos relatórios e contas, por parte das entidades responsáveis pela sua elaboração, com o intento de conceber a imagem organizacional desejada na mente dos utilizadores. A dissertação envolve a realização de um estudo de caso relativo à Plural – Cooperativa Farmacêutica, Crl, com a análise das capas dos relatórios e contas de 2017 a 2023. O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da entidade e perceber o motivo pelo qual os elementos visuais e paratextuais foram incorporados nas capas dos seus relatórios e contas. Para a sua concretização, adotou-se uma abordagem qualitativa de investigação, através da metodologia de estudo de caso. A análise das capas dos relatórios e contas revela a presença de elementos paratextuais, conforme Davison (2011b), como o formato físico, o título, as epígrafes e os prefácios. Estes elementos, segundo Barthes (1982a), comunicam mensagens que podem ser interpretadas de diferentes formas, consoante o leitor. No caso da Plural Crl, os entrevistados indicam que a inclusão de tais elementos visa reforçar a identidade e os valores organizacionais, transmitir credibilidade e destacar a responsabilidade social. Assim, os paratextos assumem um papel estratégico na comunicação institucional e na construção da imagem corporativa. O tema oferece um contributo relevante para as empresas, ao ajudar na escolha consciente de imagens e cores para as capas dos seus relatórios, bem como para investigadores, profissionais da área financeira e utilizadores de relatórios corporativos, ao demonstrar como os elementos visuais podem complementar e enriquecer a informação numérica e textual. Em resumo, explora o impacto psicológico / emocional das imagens e cores no recetor, promovendo o pensamento crítico e impulsionando melhorias nas práticas de relato empresarial.
- A concentração empresarial das empresas familiares em Portugal: motivações e condicionantesPublication . Gonçalves, Sérgio Miguel Silveira; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaA realização de processos de concentração empresarial em empresas familiares, dada a caracterização do tecido empresarial nacional, assume-se como um tema relevante de estudo ainda com certo caminho a percorrer na literatura portuguesa. Este estudo visa proporcionar um pequeno contributo para um melhor conhecimento destas empresas. O seu objetivo é compreender quais são as motivações que levam este tipo de empresas a partilharem o seu controlo, ou optarem por outra forma menos invasiva de colaboração, e as opiniões sobre os efeitos e formas de financiamento dessas operações de concentração empresarial, assim como os fatores que levam as empresas familiares a rejeitar esta forma de crescimento. Para o efeito, realizou-se uma revisão de literatura sobre o que se entende por empresas familiares e sobre as concentrações empresariais, identificando tipos e motivações de processos de concentração empresarial, formas de financiamento, efeitos e limitações à realização das mesmas. Seguidamente, foi realizado um estudo exploratório, com base em questionário dirigido às empresas, de forma a responder às questões de investigação. Os resultados obtidos evidenciaram, de um modo geral, uma baixa participação em processos de concentração, permitindo concluir que essa participação demonstra ser uma escolha prudente, optando-se principalmente por concentrações com empresas do mesmo setor de atividade.
- A definição da vida útil na amortização do goodwillPublication . Pina, Inês Moreira; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaO goodwill é um dos ativos mais controversos do balanço e o debate em torno do mesmo mantém-se desde o século XVI até hoje, no que respeita ao conceito mas, principalmente, no que se refere ao seu reconhecimento e mensuração. Este tem sido objeto de profícua investigação académica e discussão pelos grupos reguladores, constituindo motivo de amplos debates, marcados pela ausência de consenso, quer no seu reconhecimento como ativo, quer na problemática da sua mensuração inicial, mas especialmente na mensuração subsequente, dada a subjetividade em qualquer uma das alternativas. Com a recente alteração imposta pela Diretiva 2013/34/UE, que foi transposta para o normativo português pelo Decreto-Lei nº 98/2015, de 2 de junho, e que produziu efeitos a partir de janeiro de 2016, o goodwill voltou a ter amortização obrigatória no âmbito do normativo contabilístico nacional. Esta dissertação tem como objetivo perceber o processo de definição da vida útil deste ativo especial, nomeadamente, se predomina uma estimativa efetiva ou se se adota o limite indicado no normativo contabilístico, para quando não existe uma estimativa fiável, quem intervém nesse processo e quais os fatores que influenciam a escolha da vida útil para o goodwill nas empresas portuguesas que aplicam o Sistema de Normalização Contabilística. Para a sua concretização, adotou-se como técnica de investigação o questionário, o qual foi remetido às entidades selecionadas, nomeadamente as empresas portuguesas dos vários distritos que possuem este ativo no seu balanço. Concluiu-se que a maior parte optou pelo limite dos 10 anos, previsto no normativo contabilístico e que quem mais intervém nesse processo é o contabilista. Entre os fatores que mais influenciam a estimativa da vida útil destacam-se o período em que esperam obter benefícios económicos, o limite estabelecido no normativo contabilístico e o período aceite para dedução em termos fiscais.
- Dificuldades na implementação das normas internacionais IAS IFRS no setor empresarial público angolanoPublication . Queta, Alcirene Núria Gaspar; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaNos dias de hoje as empresas encontram-se a passar um momento incomparável, devido à globalização dos mercados e à consequente internacionalização dos negócios, no qual a informação financeira se tornou um recurso fundamental para o seu sucesso. Neste sentido, é importante que o seu relato financeiro seja efetuado de forma célere, transparente e objetiva, tendo como base normas consideradas de qualidade e de ampla utilização, como é o caso das normas internacionais de contabilidade, as International Accounting Standards (IAS) e as International Financial Reporting Standards (IFRS), emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB). Apesar destas normas permitirem a harmonização contabilística a nível internacional, todo o processo de adoção interna, num determinado país, encontra-se profundamente dependente de vários fatores (políticos, culturais, económicos e sociais), que podem resultar em barreiras à adoção destas normas. No caso de Angola, a implementação destas normas ainda não está estendida com caráter obrigatório, pese reconhecer-se as vantagens e algumas pressões externas nesse sentido. Deste modo, a presente investigação tem como objetivo identificar as dificuldades na implementação das normas internacionais IAS/IFRS no Setor Empresarial Público Angolano (SEPA). Para o efeito, realizou-se uma investigação assente na metodologia qualitativa, aplicando-se entrevistas a contabilistas, alguns também com funções de gestão e ligados a organizações profissionais da área, integrantes do SEPA. Os resultados demonstram que uma das principais dificuldades na implementação das normas internacionais IAS/IFRS no SEPA prende-se com um certo desinteresse por parte dos órgãos competentes em adequar o atual normativo contabilístico ao enquadramento contabilístico internacional. Também as chefias, devido ao excesso de trabalho, não têm disponibilidade para fazer esta adaptação de forma contínua. Para ultrapassar estas dificuldades, a formação dos recursos humanos, assim como o recurso a entidades estrangeiras que já passaram por este processo parece ser essencial. No entanto, para essa adaptação, é fundamental o envolvimento das entidades competentes, como é o caso do Ministério das Finanças. A presente investigação constitui uma importante ajuda no sentido da harmonização contabilística em Angola, uma vez que identifica os principais obstáculos e barreiras para que esta aconteça, ajudando, deste modo, as entidades competentes, como a Ordem dos vi Contabilistas Angolanos, a definir estratégias para que estes sejam mitigados e resolvidos e a harmonização contabilística possa efetivamente acontecer.
- O impacto da mentoria e da felicidade no desempenho organizacional: um estudo de casoPublication . Pereira, Gabriela Alexandra da Costa; Leal, Sandrina Encarnação; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaNeste estudo analisa-se o impacto da prática da mentoria e da felicidade no desempenho organizacional. Pretende-se identificar as principais características e benefícios da mentoria e da felicidade e, consequentemente, analisar o seu impacto no desempenho organizacional. Para alcançar este objetivo utilizou-se a metodologia de investigação de estudo de caso, nomeadamente, o da empresa PHC Software. Para a sua concretização, recorreu-se a dois tipos de estudo: efetuou-se, por um lado, uma análise económico-financeira, dos últimos quatro anos, para apurar a evolução do desempenho organizacional e por outro, recorreu-se à entrevista como instrumento metodológico, com vista a aprofundar o efeito da mentoria na felicidade dos colaboradores. Realizaram-se três entrevistas aos colaboradores da organização com o intuito de recolher dados para a análise de conteúdo. Em termos de resultados, verificou-se que a empresa selecionada aposta na realização de várias estratégias que providenciam o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, particularmente, a realização de vários eventos, iniciativas e de reuniões que incentivam a existência de feedback, a avaliação diária do nível de felicidade dos colaboradores, como indicador de felicidade, e oportunidades de desenvolvimento personalizado. Aferindo que quanto mais feliz um colaborador estiver, maior será a sua produtividade e compromisso na organização, contribuindo de forma direta para uma melhoria do desempenho organizacional. Este estudo permite contribuir para uma maior consciencialização da importância da gestão das pessoas por parte das organizações, com o intuito de promover o seu bem-estar físico e emocional.
- O impacto da pandemia Covid 19 nas empresas cotadas ibéricasPublication . Gomes, Francisca Lopes; Alberto, Fernanda Cristina Pedrosa; Viseu, Clara Margarida PiscoA presente dissertação tem como objetivo analisar o impacto da pandemia COVID-19 na performance empresarial das empresas cotadas ibéricas, das quais são 31 portuguesas e 70 são espanholas, nos anos económicos de 2018 a 2021. Para alcançar o objetivo ora proposto realizam-se dois estudos empíricos. O primeiro tem como propósito realizar a revisão de literatura recorrendo a um estudo bibliométrico, o qual permite extrair as variáveis e o modelo estatístico para dar suporte ao segundo estudo empírico. As variáveis extraídas são o ROA, o ROE, o Net Working Capital, a liquidez reduzida, o debt to equity ratio, o endividamento, a tangibilidade, Q de Tobin, market-to book ratio, o crescimento das vendas, a pandemia COVID-19, o setor de atividade, a dimensão da empresa e o país. No segundo estudo empírico utiliza-se a metodologia de dados de painel para testar as hipóteses de investigação. Os resultados obtidos mostram que a pandemia COVID-19 influencia positivamente a performance empresarial das empresas cotadas ibéricas tendo por base variáveis como o Net Working Capital, o debt to equity ratio, a tangibilidade e o país.
- O impacto da pandemia do coronavírus (COVID-19) no setor do ciclismo: uma análise socioeconómicaPublication . López, Paula Ramos; Alberto, Fernanda Cristina Pedrosa; Sousa, Sara Rute Monteiro da Silva eDurante a pandemia, o ciclismo emergiu como uma atividade popular, tanto para o transporte como para o lazer, em resposta às medidas de distanciamento social e ao encerramento dos ginásios. Porém, esta tendência trouxe também desafios para a indústria do ciclismo e evidenciou a insuficiência de infraestruturas adequadas para os ciclistas. A presente investigação dedica-se à avaliação das componentes económicas e financeiras de duas empresas portuguesas do setor do ciclismo, ao mesmo tempo em que investiga as alterações no comportamento do consumidor face ao ciclismo durante e após a pandemia. Através da análise de indicadores como o volume de vendas, a capacidade de produção, as variações nos custos e as dificuldades na cadeia de abastecimento, identificou-se que a pandemia provocou impactos significativos no setor. Apesar do aumento da procura por bicicletas, as empresas enfrentaram constrangimentos na produção e na obtenção de matérias-primas, devido às restrições no comércio internacional e às dificuldades logísticas. Por outro lado, através da análise do comportamento dos consumidores, verificou-se um aumento na utilização da bicicleta, tanto como meio de transporte, quanto como forma de prática desportiva. Esta tendência foi motivada pela preocupação com a saúde física e mental, pela necessidade de contacto com a natureza e pelo receio de contágio nos transportes públicos e nos ginásios.