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Authors
Abstract(s)
O objetivo deste estudo é identificar como são estruturados os processos de benchmarking
no setor hoteleiro da Região Autónoma da Madeira (RAM). O benchmarking, como
ferramenta estratégica, ajuda as unidades hoteleiras a melhorar sua competitividade ao
comparar suas práticas com as melhores do setor. Para isso, foram formuladas três questões:
(1) Como o benchmarking é utilizado? (2) Quais são os objetivos das unidades hoteleiras ao
aplicá-lo? (3) É comum a existência de parcerias entre hotéis?
O estudo procura entender como o benchmarking contribui para aumentar a competitividade
e eficiência, identificar melhores práticas e avaliar os desafios enfrentados, como a gestão
de custos e a variabilidade na qualidade do serviço. Além disso, analisa benefícios como a
otimização de processos, redução de custos e maior satisfação do cliente.
A metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com oito hotéis da RAM, revelou que o
benchmarking é amplamente usado para ajustar preços, melhorar serviços e otimizar
operações, embora a colaboração entre hotéis seja limitada pela competição no setor. Foi
concluído que o benchmarking é uma ferramenta valiosa para o setor hoteleiro, mas a sua
implementação varia de acordo com a dimensão e recursos das empresas, existindo uma
grande variabilidade na sua formalização e implementação dependendo da dimensão e dos
recursos das empresas. No entanto estas conclusões carecem de um estudo mais alargado,
uma vez que o número de entrevistas não permite generalizar os resultados.
Como principais contributos, este trabalho apresenta-se a nível académico, como um
promotor do conceito de benchmarking, corroborando assim com o controlo de gestão,
contribuindo ainda a nível teórico para a teoria institucional. A nível do setor hoteleiro
contribui para a monitorização do controlo e para o conhecimento na prática dos benefícios
da aplicação do processo de benchmarking
Description
Keywords
Benchmarking Controlo Indicadores de desempenho Hotelaria Ilha da Madeira