Repository logo
 
Publication

Benchmarking nas Unidades Hoteleiras da Região Autónoma da Madeira

dc.contributor.advisorRoque, Ana Filipa Marques
dc.contributor.advisorAlberto, Fernanda Cristina Pedrosa
dc.contributor.authorCaldeira, Mariana Gomes
dc.date.accessioned2025-01-06T18:25:47Z
dc.date.available2025-01-06T18:25:47Z
dc.date.issued2024-12-20
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é identificar como são estruturados os processos de benchmarking no setor hoteleiro da Região Autónoma da Madeira (RAM). O benchmarking, como ferramenta estratégica, ajuda as unidades hoteleiras a melhorar sua competitividade ao comparar suas práticas com as melhores do setor. Para isso, foram formuladas três questões: (1) Como o benchmarking é utilizado? (2) Quais são os objetivos das unidades hoteleiras ao aplicá-lo? (3) É comum a existência de parcerias entre hotéis? O estudo procura entender como o benchmarking contribui para aumentar a competitividade e eficiência, identificar melhores práticas e avaliar os desafios enfrentados, como a gestão de custos e a variabilidade na qualidade do serviço. Além disso, analisa benefícios como a otimização de processos, redução de custos e maior satisfação do cliente. A metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com oito hotéis da RAM, revelou que o benchmarking é amplamente usado para ajustar preços, melhorar serviços e otimizar operações, embora a colaboração entre hotéis seja limitada pela competição no setor. Foi concluído que o benchmarking é uma ferramenta valiosa para o setor hoteleiro, mas a sua implementação varia de acordo com a dimensão e recursos das empresas, existindo uma grande variabilidade na sua formalização e implementação dependendo da dimensão e dos recursos das empresas. No entanto estas conclusões carecem de um estudo mais alargado, uma vez que o número de entrevistas não permite generalizar os resultados. Como principais contributos, este trabalho apresenta-se a nível académico, como um promotor do conceito de benchmarking, corroborando assim com o controlo de gestão, contribuindo ainda a nível teórico para a teoria institucional. A nível do setor hoteleiro contribui para a monitorização do controlo e para o conhecimento na prática dos benefícios da aplicação do processo de benchmarkingpt_PT
dc.identifier.tid203783050pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/53506
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBenchmarkingpt_PT
dc.subjectControlopt_PT
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectIlha da Madeirapt_PT
dc.titleBenchmarking nas Unidades Hoteleiras da Região Autónoma da Madeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mariana_Caldeira.pdf
Size:
1.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: