Authors
Abstract(s)
Na civilização contemporânea existe uma crescente propensão para a personalização das
capas dos relatórios e contas, por parte das entidades responsáveis pela sua elaboração, com
o intento de conceber a imagem organizacional desejada na mente dos utilizadores.
A dissertação envolve a realização de um estudo de caso relativo à Plural – Cooperativa
Farmacêutica, Crl, com a análise das capas dos relatórios e contas de 2017 a 2023.
O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da entidade e perceber o motivo pelo qual os
elementos visuais e paratextuais foram incorporados nas capas dos seus relatórios e contas.
Para a sua concretização, adotou-se uma abordagem qualitativa de investigação, através da
metodologia de estudo de caso.
A análise das capas dos relatórios e contas revela a presença de elementos paratextuais,
conforme Davison (2011b), como o formato físico, o título, as epígrafes e os prefácios. Estes
elementos, segundo Barthes (1982a), comunicam mensagens que podem ser interpretadas de
diferentes formas, consoante o leitor. No caso da Plural Crl, os entrevistados indicam que a
inclusão de tais elementos visa reforçar a identidade e os valores organizacionais, transmitir
credibilidade e destacar a responsabilidade social. Assim, os paratextos assumem um papel
estratégico na comunicação institucional e na construção da imagem corporativa.
O tema oferece um contributo relevante para as empresas, ao ajudar na escolha consciente
de imagens e cores para as capas dos seus relatórios, bem como para investigadores,
profissionais da área financeira e utilizadores de relatórios corporativos, ao demonstrar como
os elementos visuais podem complementar e enriquecer a informação numérica e textual.
Em resumo, explora o impacto psicológico / emocional das imagens e cores no recetor,
promovendo o pensamento crítico e impulsionando melhorias nas práticas de relato
empresarial.
Description
Keywords
Capas Cores elementos paratextuais Imagens Relatórios Conta