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Abstract(s)
Neste estudo analisa-se o impacto da prática da mentoria e da felicidade no desempenho
organizacional. Pretende-se identificar as principais características e benefícios da mentoria
e da felicidade e, consequentemente, analisar o seu impacto no desempenho organizacional.
Para alcançar este objetivo utilizou-se a metodologia de investigação de estudo de caso,
nomeadamente, o da empresa PHC Software. Para a sua concretização, recorreu-se a dois
tipos de estudo: efetuou-se, por um lado, uma análise económico-financeira, dos últimos
quatro anos, para apurar a evolução do desempenho organizacional e por outro, recorreu-se
à entrevista como instrumento metodológico, com vista a aprofundar o efeito da mentoria na
felicidade dos colaboradores. Realizaram-se três entrevistas aos colaboradores da
organização com o intuito de recolher dados para a análise de conteúdo.
Em termos de resultados, verificou-se que a empresa selecionada aposta na realização de
várias estratégias que providenciam o bem-estar e a produtividade dos colaboradores,
particularmente, a realização de vários eventos, iniciativas e de reuniões que incentivam a
existência de feedback, a avaliação diária do nível de felicidade dos colaboradores, como
indicador de felicidade, e oportunidades de desenvolvimento personalizado. Aferindo que
quanto mais feliz um colaborador estiver, maior será a sua produtividade e compromisso na
organização, contribuindo de forma direta para uma melhoria do desempenho
organizacional.
Este estudo permite contribuir para uma maior consciencialização da importância da gestão
das pessoas por parte das organizações, com o intuito de promover o seu bem-estar físico e
emocional.
Description
Keywords
Desempenho organizacional Estudo de caso Felicidade Mentoria