ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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- Competências do Professor do 1º CEB na Gestão dos Comportamentos em Sala de AulaPublication . Almeida, Joana; Gomes, ElisabeteO presente Relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB e visa reflectir sobre a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida numa escola do 1º ciclo do ensino básico, integrada num Agrupamento de Escolas TEIP (Território Escolar de Intervenção Prioritária), numa turma de vinte e um alunos do 2º ano de escolaridade. A partir das experiências vivenciadas, surgiu o interesse oportuno pelas “Competências do Professor do 1º CEB na Gestão dos Comportamentos em Sala de Aula”, culminando na reflexão acerca do repertório de estratégias que este pode utilizar em prol da construção de um ambiente pedagógico de qualidade. Este grupo é de difícil gestão comportamental, pois a grande parte das crianças são indisciplinadas, pouco respeitadoras de regras, desinteressam-se e distraem-se rapidamente, e revelam agressividade nas suas relações interpessoais. Neste sentido, e a partir de uma investigação qualitativa que se aproxima de uma Investigação-Acção (I-A), são referenciadas práticas correntes da instituição e apresentado o conjunto de intervenções que dinamizei tanto na sala de aula como no tempo de recreio. As opções metodológicas recorreram a um conjunto diversificado de recolha de dados, nomeadamente o Diário de Campo, inquéritos por questionário, tabela da frequência de incidentes críticos e registo fotográfico. As principais conclusões deste trabalho assentam na importância de o/a Professor/a saber organizar e reestruturar o ambiente educativo recorrendo a materiais, instrumentos reguladores, acções e rotinas; planificar actividades estimulantes e diversificadas; e gerir democraticamente os comportamentos da sala de aula, sendo capaz de negociar, discutir e entrar em acordo com os seus alunos na gestão das recompensas e consequências. No que concerne à intervenção do/a Professor/a em contextos e situações não formais dentro da escola, são apresentadas conclusões baseadas na observação e no resultado demonstrado num gráfico de barras que parece evidenciar uma tendência de diminuição da ocorrência de comportamentos desadequados em sala de aula, quando implementadas estratégias nos dois espaços (formais e não formais, especificamente, sala de aula e recreio).
- Da Monodocência à Monodocência CoadjuvadaPublication . Antunes, Inês; Gomes, ElisabeteO tema deste relatório final, a Monodocência Coadjuvada, emerge da necessidade de perceber como é que a mesma é entendida no contexto de sala de aula. O presente trabalho foi realizado numa turma de 1º ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e sete anos de idade. O objetivo deste estudo consiste não só em compreender as características deste método e o impacto das opções e reformulações à organização do currículo no ensino básico no 1º CEB mas também, a relevância de existir um trabalho colaborativo entre docentes. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de caráter qualitativo sendo os instrumentos de recolha de dados a observação, as notas de campo, assim como os inquéritos por questionários ao diretor da escola como às sete professoras de 1º Ciclo do Ensino Básico. Para ver as questões associadas ao problema respondidas, realizei uma fundamentação teórica que me permitiu ter um entendimento dos conceitos chave inerentes ao tema em estudo. Por fim, foi necessário proceder à análise dos dados recolhidos a partir das questões colocadas, evidenciando aspetos fundamentais para o método de Monodocência Coadjuvada como o trabalho colaborativo. As estratégias utilizadas para dar enfâse a este método tiveram como base a intencionalidade pedagógica, a projeção de um trabalho em equipa tanto com os alunos como com as professoras.
- Despertar para a linguagem escrita da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pinheiro, Ana; Gomes, ElisabeteEste Relatório Final de curso tem como objetivos apresentar uma análise da experiência profissionalizante em Prática de Ensino Supervisionada (PES) e descrever o estudo do tema da presente investigação que emergiu nos contextos de educação pré-escolar e de 1º ciclo do Ensino Básico. O estudo realizado teve como objetivo compreender e descrever como pode o educador e o professor mediar e potenciar o processo de apropriação da linguagem escrita pelas crianças na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico. Como orientação de análise coloquei as seguintes questões operacionais: 1) Que aprendizagens relacionadas com a escrita devem as crianças desenvolver na educação pré-escolar, de acordo com as OCEPE?; 2) Quais são as estratégias mais adequadas para a iniciação formal e desenvolvimento da escrita no 1º CEB?; 3) Como o educador e o professor favorecem/promovem a aprendizagem da escrita pelas crianças/alunos? O presente estudo utiliza uma metodologia de investigação qualitativa, com recolha de dados através de observação descrita em notas de campo e de entrevistas realizadas a educadoras de infância e a professoras do 1º CEB, e com análise dos dados recolhidos, respetivamente, através de inferências e análise de conteúdo. Os dados empíricos recolhidos vão ao encontro das principais conclusões da revisão da literatura, assim: · A linguagem escrita é uma área do domínio da Expressão e Comunicação, como sugerem as OCEPE, que deve ser amplamente trabalhada na educação pré-escolar. · A criança é um sujeito ativo na sua aprendizagem, pois ao interagir com diversos materiais de linguagem escrita, na rua, em casa e na escola, vai-se apercebendo da funcionalidade da linguagem escrita. · O contexto e as práticas pedagógicas de sala de aula condicionam fortemente a aprendizagem da criança a respeito da linguagem escrita. Em suma, o educador de infância e o professor do 1º CEB têm um papel fundamental na aprendizagem da linguagem escrita pela criança, devendo por isso organizar um ambiente educativo onde a literacia tenha um papel relevante, e desenvolver atividades pedagógicas diversificadas, funcionais e significativas.
- As festas como manifestação de cultura e clima de escolaPublication . Falé, Maria; Gomes, ElisabeteA escola deve ser um espaço constituído por dinâmicas que definam a sua cultura e clima desempenhando o seu papel central na educação dos seus alunos. A educação é hoje considerada um dos principais processos de socialização e promoção do desenvolvimento individual de uma criança. Entende-se como cultura de escola um conjunto de fatores organizacionais e processos sociais partilhados pelos membros da comunidade escolar e específicos de cada uma. O clima de escola resulta das variáveis físicas (estrutura) e humanas (processo) que o definem. Neste Relatório Final pretendo analisar uma festividade escolar, observada e vivida no decurso da PES, observando o impacto que tem na cultura e clima de escola da instituição onde decorreu a minha PES. Para isso foi necessário um enquadramento teórico-metodológico sobre o objeto de estudo em análise, uma caracterização da instituição em análise e uma apresentação da festividade em análise, a partir de uma abordagem metodológica qualitativa centrada na observação participante. Com a pesquisa efetuada, concluí que as festividades escolares são por vezes vistas como fator menor nas escolas por considerarem que a transmissão de conhecimento formal é a essência do ensino. No entanto, estas são relevantes e dinamizadoras de processos de aprendizagens, contribuindo para a formação de cultura, de clima e de dinâmicas pedagógicas de uma instituição, tornando-as num fator maior.
- A ludicidade como fator de aprendizagemPublication . Sousa, Ângela; Gomes, ElisabeteO presente Relatório Final foi desenvolvido com base na Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho teve como principal objetivo compreender como a ludicidade pode estar presente em momentos de aprendizagem, podendo esta ser facilitadora neste processo. Desenvolvi uma investigação qualitativa, onde realizei registos de observação direta em diário, pesquisas documentais e análise das práticas correntes da instituição onde desenvolvi a prática de ensino supervisionada em jardim-de-infância e em 1º CEB. De seguida, analisei as atividades lúdicas que propôs de acordo com a revisão de literatura feita. Posso concluir que a ludicidade pode estar presente em ambas as valências e que a aprendizagem da criança deve ser sempre realizada com caráter lúdico.
- Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Borges, Marta; Gomes, ElisabeteA presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem.
- Os principios do Movimento da Escola Moderna numa turma de 4º ano do 1º CEB que adopa o MEMPublication . Barba, Maria Geraldes; Gomes, ElisabeteO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi centrada numa turma de 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o Movimento da Escola Moderna em Portugal e a sua implementação numa escola particular do 1º CEB. Resulta na análise crítica das práticas realizadas junto dos alunos durante o período de realização da Prática de Ensino Supervisionada e tem como objectivo a procura de resposta às questões de investigação que se centravam na implementação, por parte da autora, deste modelo pedagógico, no que diz respeitos aos seus princípios fundamentais. A metodologia selecionada para o estudo assentou essencialmente no recurso a instrumentos de carácter qualitativo na recolha de dados, selecionado a observação, a análise do diário de bordo enquanto notas de campo e análise e tratamento de diversificada documentação disponibilizada pela escola-alvo. Socorreu-se também, à aplicação de um questionário, em formato de entrevista semiestruturada, ao docente cooperante no intuito de descrever e refletir sobre as atividades pedagógicas realizadas com as crianças em contexto de sala de aula, pela professora em estágio. Inicialmente procedeu-se a um levantamento teórico sobre a temática e o seu desenvolvimento em Portugal à luz da visão de vários autores que fundamenta o quadro conceptual deste trabalho.
