Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A escola deve ser um espaço constituído por dinâmicas que definam a sua
cultura e clima desempenhando o seu papel central na educação dos seus alunos. A
educação é hoje considerada um dos principais processos de socialização e promoção do
desenvolvimento individual de uma criança. Entende-se como cultura de escola um
conjunto de fatores organizacionais e processos sociais partilhados pelos membros da
comunidade escolar e específicos de cada uma. O clima de escola resulta das variáveis
físicas (estrutura) e humanas (processo) que o definem.
Neste Relatório Final pretendo analisar uma festividade escolar, observada e
vivida no decurso da PES, observando o impacto que tem na cultura e clima de escola
da instituição onde decorreu a minha PES. Para isso foi necessário um enquadramento
teórico-metodológico sobre o objeto de estudo em análise, uma caracterização da
instituição em análise e uma apresentação da festividade em análise, a partir de uma
abordagem metodológica qualitativa centrada na observação participante.
Com a pesquisa efetuada, concluí que as festividades escolares são por vezes
vistas como fator menor nas escolas por considerarem que a transmissão de
conhecimento formal é a essência do ensino. No entanto, estas são relevantes e
dinamizadoras de processos de aprendizagens, contribuindo para a formação de cultura,
de clima e de dinâmicas pedagógicas de uma instituição, tornando-as num fator maior.
Description
Keywords
Ensino Básico Festas Cultura Popular