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Authors
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Abstract(s)
A presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de
Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar
e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de
novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de
método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua
Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa.
Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica,
com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes
questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um
incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e
se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos
na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita.
Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma
investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de
uma turma do 3º ano, do 1º CEB.
A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa
como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas
em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas,
refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas
estratégias de ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Ensino do 1º CEB Português Escrita Criatividade Escrita Criativa