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- Finalidades e Práticas Educativas em Creche: Bem-Estar e Envolvimento como Processos CentraisPublication . Justo, Ana; Montiel, AntónioO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação descrita neste trabalho, foi realizada em contexto de creche, com crianças da faixa etária dos 2 anos. Considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância, o tema incide sobre as finalidades e práticas educativas na valência de creche, abordando o bem-estar e envolvimento da criança como processos centrais. Este problema surgiu do contexto de estágio e será objeto de estudo do presente trabalho. Adotando uma metodologia de carácter qualitativo fortemente marcada pela investigação-ação, este estudo, teve como objetivo compreender a relevância da observação do bem-estar e envolvimento das crianças em contexto educativo para a conceção de práticas de qualidade adequadas ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Para sustentá-lo, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, as Escalas de Observação do Bem-Estar e Envolvimento/Implicação de Laevers, adaptadas por Gabriela Portugal (Portugal e Laevers, 2010), assim como, notas de campo e uma entrevista realizada a uma educadora com formação na área. Dos resultados obtidos, conclui-se que os instrumentos utilizados permitiram reajustar, readaptar e recriar estratégias eficazes no desenvolvimento das aprendizagens da criança, ao distanciar-me da minha prática e refletir sobre a mesma.
- Magnetic resonance imaging and its applicability in veterinary cardiologyPublication . José Manuel de Seiça Ferreira; Vieira, Maria João Nobre de Matos PereiraMagnetic Resonance Imaging (MRI) is a technique whereby images are created by the manipulation of hydrogen atoms in magnetic fields; it is based on the principle of nuclear magnetic resonance (MR), which is non-invasive and non-ionising (Constantine, Shan, Flamm, & Sivananthan, 2004). Cardiac Magnetic Resonance Imaging (CMRI) uses the same principle: application of magnetic-field gradients that are adjusted to highlight desired tissue characteristics, producing a variety of sequences that allow detection of cardiac tissue and blood, and consequently anatomical and/or physiological abnormalities (Jeudy & White, 2008; Constantine et al., 2004). Basic pulse sequences used in CMRI are spin-echo and gradient-echo sequences, or their faster hybrids dark- or black-blood and bright-blood respectively (Constantine et al., 2004). CMRI is rapidly developing and is now an important diagnostic tool in human clinical cardiology (Gilbert, McConnell, Holden, Sivananthan, & Dukes-McEwan, 2010). In veterinary medicine the use of CMRI is still sporadic; its limitations in this field include the need for general anaesthesia, the cost and availability of the equipment, the steep learning curve to obtain and analyse the images, and the time needed to manually trace endocardial borders if semi-automated analysis is not available (MacDonald, Kittleson, Garcia-Nolen, Larson, & Wisner, 2006). CMRI was considered to be the reference method in many veterinary studies (Eskofier, Wefstaedt, Beyerbach, Nolte, & Hungerbuhler, 2015; Fattal et al., 2015; Sargent et al., 2015). Still, not many studies have been published or made available in this field. It is therefore essential to fully ascertain the clinical applications, advantages and limitations of CMRI in veterinary medicine. The aim of this review is to identify the potential applications of CMRI from a clinical point of view and compare it with echocardiography, which is still the gold standard in veterinary cardiology. We describe the principles and technique of MRI in small animal cardiology, and the diseases in which CMRI could be an important tool for diagnosis and prognosis.
- Tratamento cirúrgico da rutura do ligamento cruzado cranial do joelho – complicações da técnica de avanço da tuberosidade tibialPublication . da Silva, Fátima Cristina de Faria Pinheiro; Vieira, Maria João Nobre de Matos Pereira; Pinto, Pedro Olivério Monteiro SanchesA rutura do ligamento cruzado cranial é a lesão mais comum a afectar o membro posterior dos cães. Pode ter origem num episódio traumático, no entanto a associação com alterações ou processos degenerativos que originam a fragilidade do ligamento cruzado cranial, é a sua etiologia mais frequente. Atualmente encontram-se descritas várias técnicas cirúrgicas para o tratamento da rutura do ligamento cruzado cranial em cães. A técnica de avanço da tuberosidade tibial é uma das mais recentes, tendo vindo a ganhar popularidade entre os cirurgiões. Todos os anos são publicados novos estudos que visam melhorar a sua performance. Neste trabalho faremos uma breve descrição da articulação do joelho, seguida de uma revisão sobre a rutura do ligamento cruzado cranial para, posteriormente, referir os métodos de diagnóstico desta lesão e enunciar as principais técnicas para o seu tratamento, com recurso à osteotomia da tíbia proximal. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma revisão bibliográfica acerca dos vários aspetos referentes ao avanço da tuberosidade tibial, colocando especial ênfase nas suas complicações e respetivas resoluções, não descurando no entanto, outras vertentes, tais como, a descrição da técnica propriamente dita, as suas indicações, assim como, a comparação com uma das técnicas mais realizadas na atualidade, a osteotomia niveladora da meseta tibial. Uma vez que existe uma panóplia de intervenções cirúrgicas para a resolução desta lesão, torna-se fundamental tentar determinar a que oferece maior garantia de sucesso com o menor grau de complicações possível. Atualmente não existe um consenso acerca de qual das técnicas modificadoras da meseta tibial é a melhor, sendo que todas elas estão constantemente a sofrer aperfeiçoamentos. Como tal, considerámos pertinente dar um contributo nesta conjuntura, revendo os artigos mais recentes sobre o avanço da tuberosidade tibial, suas complicações e respetivas soluções.
- A importância da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita na cooperativa "A Torre"Publication . Vicente, Joana; Garcia, MariaO presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi feita numa turma de 1° ano de escolaridade, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os seis e os sete anos. O tema deste relatório final, a Importância da Afectividade na Aprendizagem da Leitura e da Escrita, resulta da necessidade de compreender qual a importância, qual o valor e quais as consequências do afecto na aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste na compreensão da importância e das consequências que o afecto, quando utilizado em contexto de sala de aula, traz à criança e às suas aprendizagens. A metodologia que me permitiu elaborar esta investigação foi de carácter qualitativo, tendo sido os instrumentos utilizados a observação, as notas de campo, recolha de dados e entrevistas semiestruturadas a professores. Para que as questões associadas ao problema identificado fossem respondidas, foi necessário proceder a uma pesquisa teórica perante a visão de vários autores. Para além da pesquisa, foi necessário também reflectir sobre as actividades realizadas com as crianças em contexto de sala, as notas de campo, assim como a entrevista realizada aos professores.
- Brincar: um assunto muito sério. De como o Brincar Constitui um Comportamento de Consolidação de Conhecimento e Desenvolvimento do Eu, do Outro e do MundoPublication . Carido, Rita; Montiel, AntónioO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, para a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. O trabalho reporta a fenómenos observados e vivenciados numa prática pedagógica, num espaço e tempo concreto, de outubro 2013 a junho de 2014, numa sala de 14 crianças de 2 anos. Seguindo as regras que correspondem a uma investigação qualitativa, recorre-se a notas de campo como instrumento de registo dos dados recolhidos pela observação direta e participante nas brincadeiras espontâneas destas crianças, ocorridas em sala de aula. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este estudo possibilitou um novo olhar sobre a Brincadeira da Criança, comprovando que esta é essencial à vida saudável da criança, constituindo um comportamento de construção e consolidação de conhecimento e desenvolvimento do Eu, do Outro e do Mundo.
- Pelo caminho da Escrita Criativa: A escrita criativa como estratégia de ensino e aprendizagem para a escrita no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Borges, Marta; Gomes, ElisabeteA presente investigação encontra-se inserida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) e apresenta como finalidade principal, identificar e estudar a escrita criativa como estratégia para a instrução e construção de novas aprendizagens, em crianças, do 1º CEB, que não dispõem deste tipo de método na sala de aula, de modo a fomentar o gosto pela escrita da Língua Portuguesa e ser facilitador de uma evolução significativa. Este estudo, acima referido, emerge do contexto da prática pedagógica, com o intuito de compreender este problema, analisado pelas seguintes questões: como é que a escrita criativa se apresenta para os alunos como um incentivo à escrita; qual a reação dos alunos perante esta forma de escrita; e se a utilização de técnicas de escrita criativa em contexto escolar têm efeitos na motivação, para, e na aprendizagem, da escrita. Neste sentido, aplicou-se uma metodologia qualitativa interligada a uma investigação-ação, com base numa observação participante no contexto de uma turma do 3º ano, do 1º CEB. A análise da investigação incide nesta fomentação da Escrita Criativa como incentivo à abordagem da escrita, através de atividades implementadas em sala de aula, construídas de modo a estudar estas situações pedagógicas, refletindo, também, sobre a atitude que o professor adota perante estas estratégias de ensino-aprendizagem.