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Authors
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Abstract(s)
O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação descrita neste trabalho, foi realizada em contexto de creche, com crianças da faixa etária dos 2 anos. Considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância, o tema incide sobre as finalidades e práticas educativas na valência de creche, abordando o bem-estar e envolvimento da criança como processos centrais. Este problema surgiu do contexto de estágio e será objeto de estudo do presente trabalho. Adotando uma metodologia de carácter qualitativo fortemente marcada pela investigação-ação, este estudo, teve como objetivo compreender a relevância da observação do bem-estar e envolvimento das crianças em contexto educativo para a conceção de práticas de qualidade adequadas ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Para sustentá-lo, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, as Escalas de Observação do Bem-Estar e Envolvimento/Implicação de Laevers, adaptadas por Gabriela Portugal (Portugal e Laevers, 2010), assim como, notas de campo e uma entrevista realizada a uma educadora com formação na área. Dos resultados obtidos, conclui-se que os instrumentos utilizados permitiram reajustar, readaptar e recriar estratégias eficazes no desenvolvimento das aprendizagens da criança, ao distanciar-me da minha prática e refletir sobre a mesma.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Creche Prática pedagógica Bem-estar Envolvimento Papel do Educador