Publication
Finalidades e Práticas Educativas em Creche: Bem-Estar e Envolvimento como Processos Centrais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montiel, António | |
dc.contributor.author | Justo, Ana | |
dc.date.accessioned | 2016-04-21T12:15:24Z | |
dc.date.available | 2016-04-21T12:15:24Z | |
dc.date.issued | 2016-03-16 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação descrita neste trabalho, foi realizada em contexto de creche, com crianças da faixa etária dos 2 anos. Considerando a necessidade de quadros de referência pedagógicos que apoiem de forma consistente e fundamentada a avaliação e melhoria da qualidade em contextos de atendimento à primeira infância, o tema incide sobre as finalidades e práticas educativas na valência de creche, abordando o bem-estar e envolvimento da criança como processos centrais. Este problema surgiu do contexto de estágio e será objeto de estudo do presente trabalho. Adotando uma metodologia de carácter qualitativo fortemente marcada pela investigação-ação, este estudo, teve como objetivo compreender a relevância da observação do bem-estar e envolvimento das crianças em contexto educativo para a conceção de práticas de qualidade adequadas ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Para sustentá-lo, foram utilizados como instrumentos de recolha de dados, as Escalas de Observação do Bem-Estar e Envolvimento/Implicação de Laevers, adaptadas por Gabriela Portugal (Portugal e Laevers, 2010), assim como, notas de campo e uma entrevista realizada a uma educadora com formação na área. Dos resultados obtidos, conclui-se que os instrumentos utilizados permitiram reajustar, readaptar e recriar estratégias eficazes no desenvolvimento das aprendizagens da criança, ao distanciar-me da minha prática e refletir sobre a mesma. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201126524 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/13247 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Papel do Educador | pt_PT |
dc.title | Finalidades e Práticas Educativas em Creche: Bem-Estar e Envolvimento como Processos Centrais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |