Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
547.81 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Investigação em Educação, do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, para a obtenção de grau mestre em educação pré-escolar. O trabalho reporta a fenómenos observados e vivenciados numa prática pedagógica, num espaço e tempo concreto, de outubro 2013 a junho de 2014, numa sala de 14 crianças de 2 anos. Seguindo as regras que correspondem a uma investigação qualitativa, recorre-se a notas de campo como instrumento de registo dos dados recolhidos pela observação direta e participante nas brincadeiras espontâneas destas crianças, ocorridas em sala de aula. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este estudo possibilitou um novo olhar sobre a Brincadeira da Criança, comprovando que esta é essencial à vida saudável da criança, constituindo um comportamento de construção e consolidação de conhecimento e desenvolvimento do Eu, do Outro e do Mundo.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Brincar Aprendizagem Desenvolvimento do EU