Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
12.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final emerge da unidade curricular da Prática de Ensino
Supervisionado. A investigação realizada para a sua execução foi centrada numa turma
de 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como tema o Movimento
da Escola Moderna em Portugal e a sua implementação numa escola particular do 1º
CEB. Resulta na análise crítica das práticas realizadas junto dos alunos durante o
período de realização da Prática de Ensino Supervisionada e tem como objectivo a
procura de resposta às questões de investigação que se centravam na implementação,
por parte da autora, deste modelo pedagógico, no que diz respeitos aos seus princípios
fundamentais. A metodologia selecionada para o estudo assentou essencialmente no
recurso a instrumentos de carácter qualitativo na recolha de dados, selecionado a
observação, a análise do diário de bordo enquanto notas de campo e análise e tratamento
de diversificada documentação disponibilizada pela escola-alvo. Socorreu-se também, à
aplicação de um questionário, em formato de entrevista semiestruturada, ao docente
cooperante no intuito de descrever e refletir sobre as atividades pedagógicas realizadas
com as crianças em contexto de sala de aula, pela professora em estágio.
Inicialmente procedeu-se a um levantamento teórico sobre a temática e o seu
desenvolvimento em Portugal à luz da visão de vários autores que fundamenta o quadro
conceptual deste trabalho.
Description
Keywords
Ensino Básico Movimento da Escola Moderna Cooperação Participação Democrática Sistemas de Comunicação