ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Baltazar, Isabel"
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- Brincar com o passado: uma abordagem lúdica para o Ensino da História de Portugal no Pré-EscolarPublication . Garcia, Ana; Baltazar, IsabelEste estudo tem como objetivo investigar a apetência das crianças da Educação Pré-escolar para a aprendizagem da História de Portugal bem como fomentar o interesse pela história de Portugal. O estudo reflete o desenvolvimento da consciência histórica em crianças em idade pré-escolar, incluindo compreensão do tempo, a noção de mudança e continuidade, a identificação de eventos históricos e a relação entre o passado e o presente, incutindo sempre às crianças a sua identidade cultural. O projeto foi realizado em colaboração com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade em um colégio privado em Lisboa, e envolveu atividades dinâmicas e o uso de livros como recursos pedagógicos com o objetivo de modo a valorizar a sua pertença social e cultural. Através dessa intervenção, procurou-se compreender o interesse das crianças pela história de Portugal e explorar o potencial de atividades lúdicas e leitura na compreensão desse tema. O estudo conclui que a aprendizagem da história de Portugal no pré-escolar pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma consciência histórica significativa, contribuindo para fortalecer a identidade cultural das crianças, ajudando-as a compreender, valorizar a sua herança, as suas raízes, cultivando o orgulho e o respeito pela sua cultura.
- O desafio de educar para valores do séc.XXIPublication . Lima, Filipa Barbosa Ferreira da; Baltazar, IsabelO presente estudo qualitativo surgiu perante a necessidade de agir face à crise de valores que se faz sentir nos dias de hoje. Este estudo tem como objetivo principal compreender o modo como são transmitidos valores às crianças, bem como o papel da família e da escola diante de tal tarefa. A investigação foi realizada com base em recolha documental e testemunhos reais de sujeitos que sentimos serem benéficos para o estudo. Optámos por estes dois métodos de recolha de informação, com o intuito de nos basearmos em histórias e experiências reais, ao mesmo tempo que suportadas por autores de referência. Ao longo do estudo irão ser apresentados conceitos fundamentais, como valores, família e escola, enquadrados nos seus campos de análise concretos, recorrendo a entrevistas de agentes educativos que comprovam o ponto de vista conceptual que serviu de ponto de partida para o enquadramento teórico do tema. Toda a investigação decorreu com o intuito de responder às seguintes perguntas de investigação: "Qual o papel da escola e da família perante a educação para valores?"; "Qual a realidade atual da educação para valores?"; "Qual o desafio do professor face à realidade atual?" Ficou comprovado que a família e a escola são instituições fundamentais na transmissão dos valores, embora a crise de valores nas famílias transfira cada vez mais para a escola a responsabilidade da educação para valores.
- A Escola como Alicerce da Cidadania AtivaPublication . Crespo, Beatriz; Baltazar, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. O tema deste estudo foca-se na importância da escola para promover a cidadania em contexto escolar na vida das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e da importância do professor. A situação problemática deste estudo é compreender quais as opiniões dos professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico quanto à importância da implementação de atividades que promovam a cidadania nas crianças e quais a suas práticas diárias de implementação. De acordo com a situação problemática apresentada, para conseguir responder às questões orientadoras deste estudo, elaboraram-se os seguintes objetivos: identificar as opiniões dos professores acerca da educação para a cidadania; e identificar as práticas diárias utilizadas pelos professores para a promoção da cidadania. Desta forma, e para atingir os objetivos definidos, optou-se por utilizar uma abordagem metodológica qualitativa e como técnicas de recolha de dados, a elaboração de um inquérito por questionário misto. Desta forma, foi possível tecer algumas considerações finais que revelam que os professores de 1.º CEB têm conhecimentos da importância de implementar e promover uma cidadania ativa nas escolas e, em particular, em contexto de sala de aula. O objetivo é demonstrar a importância que a escola tem como alicerce de cidadania ativa nas crianças e jovens para que, num futuro próximo, desenvolvam diversas competências que os permitam ser cidadãos ativos, responsáveis e éticos inseridos numa sociedade.
- A Escola que educa e transforma a Criança: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Primeiro CicloPublication . Prelhaz, Ana Rita; Baltazar, IsabelOs Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”. Constituem a Agenda 2030 e a Escola é o alicerce para uma Educação sustentável, começando pelos mais pequenos, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho foi realizado após uma pesquisa e reflexão sobre a presença dos ODS nos manuais escolares, tendo como resultado uma fraca presença dos mesmos. Com esse intuito realizaram-se seis propostas de atividades elaboradas em concordância com os ODS e com o manual escolar utilizado pela turma. O principal objetivo do estudo é "levar" a Rede Unitwin A Cidade que Educa e Transforma às escolas, através das atividades propostas, na linha do trabalho que está a ser desenvolvido pela coordenadora científica da Cátedra, professora Doutora Isabel Baltazar, nas escolas de municípios de Portugal. É igualmente importante englobar a escola que educa, numa cidade mais sustentável, através dos alunos que representam a geração futura. Este trabalho foi realizado durante o presente ano letivo numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, para a realização das atividades adotou-se a metodologia de investigação-ação, envolvendo os alunos e a professora/ investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, as conversas informais, a recolha documental e os trabalhos realizados pelos alunos. Os resultados da implementação das atividades demonstraram uma envolvência e compreensão por parte dos alunos, relativamente ao tema da sustentabilidade e dos objetivos propostos pela UNESCO. Foi possível envolver outras disciplinas em articulação com o estudo do meio, proporcionando um maior conhecimento dos alunos, e a sua envolvência com os diversos temas.
- O papel da atividade lúdica no processo de ensino aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico. Perceções dos docentes sobre o uso das atividades lúdicas em sala de aula para a aquisição das aprendizagensPublication . Luz, Susana Isabel Leitão; Baltazar, IsabelO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, direcionada apenas para a valência de 1ºCiclo, esta investigação tem como principal objetivo compreender qual o papel das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta as perceções dos professores acerca do uso das mesmas na sala de aula. O lúdico é um tema cada vez mais presente quando se fala em educação, assumindo assim um papel proeminente. O uso do jogo e de situações de ensino diferenciadas em sala de aula, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa, são vistos como um excelente instrumento pedagógico ao serviço dos docentes, isto porque motivam o aluno, aumentando a sua participação e disponibilidade para aprender. Cabe ao professor apropriar-se desta situação para a melhor utilizar, tendo em conta os objetivos que pretende. Tendo por base estas ideias, para compreender a perspetiva dos professores face ao tema, bem como a sua aplicação em sala de aula, foi necessário inquirir a população escolar. Assim, o nosso estudo conta com um total de 15 participantes, que responderam a um questionário de respostas abertas e fechadas previamente construído para o efeito. Após a recolha dos inquéritos por questionário, seguiu-se a interpretação dos dados através de uma análise de conteúdo. Partindo dos principais resultados, podemos dizer que os docentes reconhecem a atividade lúdica uma mais-valia no processo de aprendizagem dos alunos. No entanto, muitas vezes não é colocada em prática tanto quando desejado devido ao programa exigente e extenso, face ao tempo reduzido de que dispõem, que não permite a introdução de situações mais didáticas e motivantes.
- Qual o papel da atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das crianças do pré-escolar?Publication . Silva, Andreia Sofia Bernardino da; Baltazar, IsabelA brincadeira é uma forma de aprendizagem, pois além de promover a relação entre as crianças, é essencial para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A brincadeira é um momento onde a criança consegue viver o jogo simbólico, representando momentos, experiências e situações da sua vida real, seja familiar ou escolar. Através desta, a criança expressa-se, interage, aprende a lidar com situações adversas, recriando-as e resolvendo-as/ultrapassando-as. É nestes moldes que a brincadeira se revela, assim, um momento privilegiado para a formação da sua personalidade. Neste ensaio irei descrever a importância e as potencialidades que a realização de atividades lúdicas têm no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, sendo que esta será suportada pela perspetiva de diversos autores que fundamentem teoricamente as informações descritas. A metodologia utilizada para a realização deste ensaio foi o recurso a uma pesquisa bibliográfica já realizada sobre a temática. Assim, ao experimentar, conhece-se a si própria e descobre os seus limites, conhece o outro/ mundo e estrutura-se cognitivamente.