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- O guia-intérprete e o Chiado como bairro literárioPublication . Andrade, Isabelle de Moura; Oliveira, MarceloO presente trabalho estudou como o desempenho dos guias- intérpretes facilita o envolvimento e a imersão dos turistas durante visitas guiadas ao Chiado e a perceção dessa zona como um bairro literário. A pesquisa centrou-se em compreender de que maneira esses profissionais contribuem para a experiência turística e como suas abordagens influenciam a apreciação dos elementos literários e históricos do bairro. Para tal, foi adotada uma abordagem qualitativa baseada em pesquisa bibliográfica que contemplou entrevistas realizadas com guias-intérpretes e observação participante durante visitas guiadas que incluíram a zona em questão. O estudo indica que os guias-intérpretes que atuam como guias "plus" são essenciais para criar um ambiente propício à imersão dos turistas. Ao fazer a mediação, conseguem transformar a história local em narrativas que não apenas informam, mas também envolvem emocionalmente os visitantes. Tais competências se mostraram essenciais, pois influenciam as percepções dos turistas sobre a qualidade do serviço e contribuem para sua satisfação geral. Assim, confirmou-se que a figura do guia “plus” pode transformar uma experiência superficial em algo memorável num contexto cultural, facilitando a imersão do turista e contribuindo para a valorização do Chiado como um bairro literário.
- A Escola que educa e transforma a Criança: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Primeiro CicloPublication . Prelhaz, Ana Rita; Baltazar, IsabelOs Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável são a visão comum para a Humanidade, um contrato entre os líderes mundiais e os povos e “uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”. Constituem a Agenda 2030 e a Escola é o alicerce para uma Educação sustentável, começando pelos mais pequenos, os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente trabalho foi realizado após uma pesquisa e reflexão sobre a presença dos ODS nos manuais escolares, tendo como resultado uma fraca presença dos mesmos. Com esse intuito realizaram-se seis propostas de atividades elaboradas em concordância com os ODS e com o manual escolar utilizado pela turma. O principal objetivo do estudo é "levar" a Rede Unitwin A Cidade que Educa e Transforma às escolas, através das atividades propostas, na linha do trabalho que está a ser desenvolvido pela coordenadora científica da Cátedra, professora Doutora Isabel Baltazar, nas escolas de municípios de Portugal. É igualmente importante englobar a escola que educa, numa cidade mais sustentável, através dos alunos que representam a geração futura. Este trabalho foi realizado durante o presente ano letivo numa turma de 3.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, para a realização das atividades adotou-se a metodologia de investigação-ação, envolvendo os alunos e a professora/ investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, as conversas informais, a recolha documental e os trabalhos realizados pelos alunos. Os resultados da implementação das atividades demonstraram uma envolvência e compreensão por parte dos alunos, relativamente ao tema da sustentabilidade e dos objetivos propostos pela UNESCO. Foi possível envolver outras disciplinas em articulação com o estudo do meio, proporcionando um maior conhecimento dos alunos, e a sua envolvência com os diversos temas.
- Codigestão anaeróbia de resíduos da indústria alimentarPublication . Shyshka, Inna; Castro, Luís Miguel Moura Neves deA energia é um recurso essencial na sociedade moderna sendo a obtenção de energia sustentável um aspeto relevante da estratégia de sustentabilidade das organizações e sociedades. Neste âmbito, a União Europeia tem implementado diversas estratégias e metas para promover a sustentabilidade, destacando-se, entre os métodos de produção de energia, a digestão anaeróbia por permitir a obtenção de biogás a partir de resíduos orgânicos, que pode ser purificado para se tornar biometano, uma alternativa ao gás natural. O presente estudo visa avaliar a viabilidade de valorizar por codigestão anaeróbia resíduos da atividade de uma indústria alimentar pela produção de biometano, contribuindo para a sustentabilidade ambiental deste importante sector industrial. Assim, foram utilizadas lamas de espessador (LE) e produtos não conformes de uma empresa alimentar, um molho tipo maionese (PNCM) e uma sobremesa à base de chocolate (PNCCh). O estudo incluiu a caracterização físico-química dos efluentes e a realização de testes de potencial bioquímico de metano (BMP) para avaliar a produção de biogás na monodigestão e codigestão dos substratos. Os resultados indicam que a razão substrato-inóculo (SIR) ideal para a monodigestão das lamas de espessador é 1.5, com SBP de 0.565 ± 0.041NLbiogás/gSV e SMP de 0.443 ± 0.031NLCH4/gSV, e apresenta TRH de 12 ± 1 dias. A molho mostrou maior eficiência na monodigestão anaeróbia, com uma produção máxima de biogás de 1.966 ± 0.254 NL e valores de SBP e SMP de 0.951 ± 0.125NLbiogás/gSV e 0.747 ± 0.101 NLCH4/gSV, respetivamente, com TRH de 17 ± 2 dias. Na codigestão, a mistura de três substratos (LE:PNCCh:PNCM em proporção de 50:15:35) apresentou a maior produção de biogás (1.786 ± 0.089 NLbiogás) e valores de SBP e SMP de 0.834 ± 0.042 NLbiogás /gSV e 0.542 ± 0.027 NLCH4/gSV, respetivamente. A modelagem matemática identificou o modelo cinético Feller como o mais adequado para a maioria das digestões realizadas. A análise energética concluiu que a molho tem o maior potencial de produção energética na monodigestão, com 7.40 kWh/kgSV. As misturas LE:PNCM e LE:PNCCh:PNCM mostraram elevados potenciais na co-digestão, estimando-se produções de 6.25 kWh/kgSV e 6.49 kWh/kgSV, respetivamente. Conclui-se que a co-digestão anaeróbia é uma alternativa eficaz para aumentar a produção de biogás e reduzir o depósito de resíduos em aterro, além de contribuir para a independência energética e sustentabilidade ambiental.
- Prevenção das lesões musculoesqueléticas no cuidador informal : intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Afonso, Joana dos Santos; Ferreira, NoéliaO presente relatório de estágio foi redigido com a temática "Prevenção de Lesões musculoesqueléticas no cuidador informal: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação", problemática e intervenção de cada vez mais relevância tendo em conta o envelhecimento crescente da população e consequentemente o aumento do número de cuidadores informais que necessitam de capacitação de modo a dar resposta em contexto domiciliar da forma mais correta e ergonómica possível. Os dois objetivos gerais deste relatório de estágio incidem sobre "Desenvolver as competências profissionais de intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação nas áreas da função cardíaca, respiratória, motora, sensorial e cognitiva, alimentação, eliminação vesical e intestinal, e sexualidade, e Desenvolver as competências profissionais de intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação que previnam as LME no cuidador informal. Nos mais distintos contextos de estágio diversas foram as oportunidades em que foi possível verificar a necessidade do cuidador informal se adaptar à sua nova condição e urgência em instruir e capacitar o mesmo para o pós-alta ou uma recém-chegada a casa. Tanto em contexto intra-hospitalar como em realidade comunitária a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação foi preponderante no processo de transição e prestação segura de cuidados à pessoa familiar em situação de dependência. Através da aplicação dos princípios de ergonomia e mecânica corporal na prática, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação potencia o conhecimento e maximiza a força e o movimento dos cuidadores informais, contribuindo assim para uma prestação de cuidados diretos eficaz e segura.