Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-07"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Evolução da prevalência das infeções associadas a cuidados de saúde e da epidemiologia das resistências aos antibióticos em PortugalPublication . Gomes, Tomás Afonso; Bessa, LucindaAs Infeções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS), originadas por bactérias, vírus ou fungos, têm impactos significativos a nível global, afetando tanto a saúde pública quanto a economia. As IACS são altamente indesejadas nos sistemas de saúde, resultando em taxas elevadas de morbilidade, mortes e todos os custos substanciais associados. A prevenção dessas infeções através de medidas eficazes de controlo e prevenção, tanto a nível individual como institucional, é fundamental. No ambiente hospitalar, as bactérias são as principais causadoras das IACS, e o surgimento de bactérias resistentes aos antibióticos, acentua essa problemática crítica. A resistência antibiótica compromete a eficácia dos antibióticos tradicionais, colocando em risco o sucesso do tratamento e aumentando a probabilidade de complicações graves. Portanto, é fundamental promover o uso responsável e apropriado de antibióticos, por meio de estratégias como o "antibiotic stewardship" para reduzir as resistências. Os objetivos desta revisão consistiram em identificar e descrever os principais microrganismos envolvidos nas IACS em Portugal, analisar a evolução da incidência dessas infeções ao longo dos últimos anos e examinar a evolução epidemiológica da resistência aos antibióticos em Portugal, particularmente nas bactérias associadas às IACS. Foi feita uma pesquisa bibliográfica em várias bases de dados, nomeadamente no PUBMED, Scopus and Web of Science, tendo sido considerado artigos publicados, maioritariamente entre 2010 e 2023. De acordo com o relatório de 2021 do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, as principais IACS em Portugal foram pneumonia, infeções do trato urinário, infeções associadas à ferida cirúrgica, infeções da corrente sanguínea e por fim as infeções do sistema gastrointestinal. As principais bactérias multirresistentes nosocomiais registadas foram Staphylococcus aureus resistente à meticilina, Enterococcus faecium resistente à vancomicina, Acinetobacter spp. resistente a carbapenemos, Pseudomonas aeruginosa resistente a pelo menos três classes de antibióticos e Klebsiella pneumoniae resistente a carbapenemos.
- O papel dos polimorfismos nos genes CYP2D6 e CYP2C19 no tratamento da ansiedade por inibidores seletivos da recaptação da serotoninaPublication . Gameiro, Miguel Rumor Antunes; Ribeiro, Ana ClaraA ansiedade revela-se tendencialmente crescente em termos de prevalência, tendo ganho valor no período pandémico. Para os dias de hoje, a terapêutica efetiva desta condição permanece desafiante. No presente momento, a terapêutica recomendada foca-se nos inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) e nos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e noradrenalina (ISRSN), podendo ser também utilizados antidepressivos tricíclicos e para sintomas agudos de ansiedade, benzodiazepinas. O consumo de antidepressivos na Europa tem tido uma tendência crescente, e para Portugal quase duplicou no período de cerca de dez anos. Os ISRS apresentam-se como a classe terapêutica mais prescrita para o tratamento da ansiedade, sendo a avaliação da resposta farmacogenética dos polimorfismos nos genes CYP2D6 e CYP2C19 o alvo desta revisão narrativa, dado o seu papel preponderante na metabolização dos ISRS. A inibição do transportador serotoninérgico no axónio pré-sináptico terminal marca o mecanismo de ação dos ISRS, tornando desta forma possível reter a serotonina por um período mais longo, que consequentemente aumenta a atividade serotoninérgica. Existem ISRS que são predominantemente metabolizados pelo enzima CYP2D6 e outros pelo enzima CYP2C19. Em ambos casos podemos ter indivíduos metabolizadores fracos, intermédios, normais e ultrarrápidos. Um metabolizador fraco é mais suscetível a reter uma maior concentração sérica do fármaco em questão e que um metabolizador ultrarrápido apresenta uma menor concentração sérica de fármaco no organismo. Através da genotipagem é possível prever quais os fármacos ideais a serem prescritos, bem como determinar a dosagem ótima para o indivíduo. Os polimorfismos dos genes CYP2D6 e CYP2C19 são fundamentais na terapêutica com ISRS. A medicina personalizada permite garantir uma resposta clínica otimizada, assegurando as condições adequadas de qualidade, segurança e eficácia, prevenindo possíveis reações adversas.
- A intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na sobrecarga do familiar cuidador do idoso com demência: scoping reviewPublication . Martins, Maria Alves Ferreira; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Cunha, DanielO aumento do envelhecimento populacional tem impacto na vida dos indivíduos, refletindo-se na diminuição da capacidade de realização das atividades de vida diária. Além disso, leva ao aparecimento de doenças crónicas, como a demência, tornando a pessoa dependente de um cuidador. O papel de cuidador é maioritariamente assumido pelos familiares que, sem a devida formação ou qualificação para o exercício dessa função, acabam por experienciar situações de sobrecarga. Desta forma, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, com as suas competências específicas e visão familiar holística, poderá ser um agente facilitador da transição saudável do familiar cuidador, capacitando-o para o desempenho do novo papel. Esta dissertação de mestrado assenta na metodologia de scoping review, tendo como objetivo mapear e analisar a evidência científica sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na sobrecarga do familiar cuidador do idoso com demência. Para o seu desenvolvimento seguiu-se as guidelines preconizadas por Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR®), do Joanna Briggs Institute (JBI®). A pesquisa foi conduzida na SCOPUS®, Web of Science™ e EBSCO®, e na literatura cinzenta: Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, Google Scholar e MedNar. Quanto aos resultados obtidos, foram incluídos 13 estudos, que defendem a implementação de intervenções psicoeducativas, psicossociais, de assistência domiciliar e com recurso tecnológico. De facto, demonstram que estes programas têm um impacto positivo na redução da sobrecarga do familiar cuidador, dos seus níveis de stress e de depressão. A presente dissertação permitiu constatar que, até à data, não existe evidência sobre a intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na sobrecarga do familiar cuidador do idoso com demência. Assim, torna-se imprescindível a realização de investigação para perceber em que medida o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, inserido numa equipa interdisciplinar, poderá contribuir para melhorar a assistência prestada ao familiar cuidador.
- A intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no descanulação eficiente do utente crítico: scoping reviewPublication . Correia, Ana Sofia Castro; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Teixeira, AbílioEnquadramento: A traqueostomia representa um marco no desmame ventilatório. A remoção da mesma (descanulação), descreve-se como fundamental na reabilitação do doente crítico, onde os enfermeiros desempenham um papel elementar. No sentido de descrever qual a intervenção do enfermeiro no processo de descanulação foi elaborada uma Scoping Review, que se apresenta nesta dissertação. Objetivos: O objetivo desta revisão é mapear e analisar as evidências disponíveis sobre a intervenção de reabilitação na descanulação do doente crítico. O desenvolvimento deste estudo visa a criação de um protocolo que suporte a intervenção de reabilitação na descanulação. Métodos: Foi implementada a estratégia PCC e as recomendações PRISMA® do Joanna Briggs Institute®. Pretendemos responder à questão: “Qual a intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação para uma descanulação eficiente nos doentes traqueostomizados em cuidados intensivos?”. A pesquisa realizou-se no mês de novembro de 2022, com recurso às plataformas MEDLINE, CINAHL® Complete, Cochrane Database of Systematic Reviews, MedicLatina, Nursing & Allied Health Collection, Scopus®, Web of Science, ProQuest, RCAPP, OpenGrey, MedNar e Google Scholar. Resultados: Identificou-se a necessidade de avaliação do doente, previamente à descanulação, tendo em consideração os seguintes parâmetros: nível de consciência, dependência de ventilação mecânica, capacidade de tossir, necessidade de aspiração de secreções brônquicas, capacidade de deglutir, permeabilidade das vias aéreas e estabilidade hemodinâmica e clínica. As intervenções sugeridas foram: redução do calibre da traqueostomia, desinsuflação do cuff e implementação de programas de reabilitação individual. Sugere-se a associação da ventilação mecânica não invasiva e da oxigenoterapia humidificada de alto fluxo nas descanulações mais difíceis. Conclusão: Este estudo permitiu identificar a necessidade de se realizar uma avaliação objetiva do doente previamente à descanulação, como fator preponderante para o seu sucesso. Concluiu-se que a implementação de programas de reabilitação individuais, por equipas interdisciplinares, é fundamental para descanulações bem-sucedidas.
- Manutenção preventiva e otimização de um CMMS numa indústria alimentarPublication . Garrido, João de Brito; Vieira, Ana Carla VicenteAtualmente, a política de gestão da manutenção é um fator chave para o sucesso de uma organização que é potenciado pelo aumento da disponibilidade dos ativos físicos. Este incremento permite corresponder às necessidades exigidas pelo mercado, num mundo industrial altamente competitivo. O presente relatório de estágio foi redigido com base nas atividades desenvolvidas na empresa Dan Cake Portugal, que opera na indústria da panificação. O estágio foi desenvolvido em contexto industrial, no departamento de manutenção da unidade fabril de Coimbra, sendo este responsável pelo bom funcionamento das linhas de produção, bem como de todos os equipamentos afetos à unidade fabril. O objetivo principal do estágio centrou-se na elaboração de planos de manutenção preventiva e na melhoria contínua dos processos, como a emissão de ordens de trabalho e a gestão das peças de reserva, através de um software de apoio à gestão da manutenção, aumentando assim, a produtividade das tarefas inerentes à equipa. Deste modo, este relatório sintetiza todos os problemas encontrados e as respetivas soluções propostas.
- Brincar com o passado: uma abordagem lúdica para o Ensino da História de Portugal no Pré-EscolarPublication . Garcia, Ana; Baltazar, IsabelEste estudo tem como objetivo investigar a apetência das crianças da Educação Pré-escolar para a aprendizagem da História de Portugal bem como fomentar o interesse pela história de Portugal. O estudo reflete o desenvolvimento da consciência histórica em crianças em idade pré-escolar, incluindo compreensão do tempo, a noção de mudança e continuidade, a identificação de eventos históricos e a relação entre o passado e o presente, incutindo sempre às crianças a sua identidade cultural. O projeto foi realizado em colaboração com um grupo de crianças entre os 4 e os 6 anos de idade em um colégio privado em Lisboa, e envolveu atividades dinâmicas e o uso de livros como recursos pedagógicos com o objetivo de modo a valorizar a sua pertença social e cultural. Através dessa intervenção, procurou-se compreender o interesse das crianças pela história de Portugal e explorar o potencial de atividades lúdicas e leitura na compreensão desse tema. O estudo conclui que a aprendizagem da história de Portugal no pré-escolar pode desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de uma consciência histórica significativa, contribuindo para fortalecer a identidade cultural das crianças, ajudando-as a compreender, valorizar a sua herança, as suas raízes, cultivando o orgulho e o respeito pela sua cultura.
- "O ambiente educativo como facilitador do desenvolvimento de competências pessoais e sociais de um grupo de crianças de Educação Pré-Escolar"Publication . Cristina Inácio André, Mónica; Rosa, Celeste