Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O papel da atividade lúdica no processo de ensino aprendizagem no 1.º ciclo do ensino básico. Perceções dos docentes sobre o uso das atividades lúdicas em sala de aula para a aquisição das aprendizagens

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Susana Luz - TESE FINAL.pdf658.7 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado para a Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim, direcionada apenas para a valência de 1ºCiclo, esta investigação tem como principal objetivo compreender qual o papel das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo em conta as perceções dos professores acerca do uso das mesmas na sala de aula. O lúdico é um tema cada vez mais presente quando se fala em educação, assumindo assim um papel proeminente. O uso do jogo e de situações de ensino diferenciadas em sala de aula, com o intuito de promover uma aprendizagem significativa, são vistos como um excelente instrumento pedagógico ao serviço dos docentes, isto porque motivam o aluno, aumentando a sua participação e disponibilidade para aprender. Cabe ao professor apropriar-se desta situação para a melhor utilizar, tendo em conta os objetivos que pretende. Tendo por base estas ideias, para compreender a perspetiva dos professores face ao tema, bem como a sua aplicação em sala de aula, foi necessário inquirir a população escolar. Assim, o nosso estudo conta com um total de 15 participantes, que responderam a um questionário de respostas abertas e fechadas previamente construído para o efeito. Após a recolha dos inquéritos por questionário, seguiu-se a interpretação dos dados através de uma análise de conteúdo. Partindo dos principais resultados, podemos dizer que os docentes reconhecem a atividade lúdica uma mais-valia no processo de aprendizagem dos alunos. No entanto, muitas vezes não é colocada em prática tanto quando desejado devido ao programa exigente e extenso, face ao tempo reduzido de que dispõem, que não permite a introdução de situações mais didáticas e motivantes.
This report was carried out under the Curricular Practice Unit for Supervised Teaching of the Master Degree level for the Qualification for Teaching in Pre-School Education and Primary education. Therefore, directed only to the Primary School level, this investigation has, as its main goal, understanding the role of the ludic activities in the teaching - learning process for the primary school level students, taking into account the knowledge that teachers have while working with these activities in class. Ludic activities is a theme widely used presently, when the subject is Education, thus taking a prominent role. By using the playful activity and different educational methods in classroom, in order to promote meaningful learning, they are recognized as excellent educational tools for teachers, tools that motivate students by increasing their participation and willingness to learn. Thus, the teacher has to take hold of this situation and search for the ideal approach taking into account the objectives that she/he wants for a meaningful learning. Based on these ideas, in order to understand the perspective of teachers concerning the theme, as well as its application in the classroom, it was necessary inquire the school population. Hence, our study has a total of 15 participants, who answered to a questionnaire of open and closed questions, previously done for the purpose. After collecting the questionnaire surveys, an interpretation of the data was done through the analysis of the content. Based on the main results, we can say that teachers recognize the playful activity a gain in students' learning process. However, it is often not put into practice as much as desired due to the demanding and extensive school program and limited time available, it does not allow for the introduction of more educational and didactic methods as well as challenging situations.

Description

Keywords

Atividade lúdica Desenvolvimento Aprendizagem Jogo e papel do professor Ludic Activities Development/Progress Learning Game and Teacher’s Role

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue