Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Qual o papel da atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das crianças do pré-escolar?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
anexo 2 (3).jpg3.53 MBJPEG Download
anexo 2 (4).jpg1.69 MBJPEG Download
anexo 2 (5).jpg1.71 MBJPEG Download
anexo 3 (1).jpg4.36 MBJPEG Download
anexo 3 (2).jpg4.36 MBJPEG Download

Abstract(s)

A brincadeira é uma forma de aprendizagem, pois além de promover a relação entre as crianças, é essencial para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A brincadeira é um momento onde a criança consegue viver o jogo simbólico, representando momentos, experiências e situações da sua vida real, seja familiar ou escolar. Através desta, a criança expressa-se, interage, aprende a lidar com situações adversas, recriando-as e resolvendo-as/ultrapassando-as. É nestes moldes que a brincadeira se revela, assim, um momento privilegiado para a formação da sua personalidade. Neste ensaio irei descrever a importância e as potencialidades que a realização de atividades lúdicas têm no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, sendo que esta será suportada pela perspetiva de diversos autores que fundamentem teoricamente as informações descritas. A metodologia utilizada para a realização deste ensaio foi o recurso a uma pesquisa bibliográfica já realizada sobre a temática. Assim, ao experimentar, conhece-se a si própria e descobre os seus limites, conhece o outro/ mundo e estrutura-se cognitivamente.
Play is a form of learning, as well as promoting the relationship between children, it is essential for their social, emotional and cognitive development. Playing is a moment where children can engage in symbolic play, representing moments, experiences and situations in real life whether homelike or educational. Through these moments children express, interact, learn to deal with adverse situations, recreating them and solving them/ surpassing them. It is along these lines that play reveals a privileged moment for shaping their personality. In this study I will describe the importance and potential that recreational activities have on teaching and learning in early childhood education, and this will be supported by the perspective of several authors who theoretically supports the information described. The methodology used for this study was based on the previous bibliographic research on this subject. Consequently, by experimenting, children can get to know themselves and discover their limits, get to know others / the world and develop their own cognitive structure.

Description

Keywords

Lúdico Educação Infantil Ensino-Aprendizagem Playful Childhood Education Teaching and learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue