UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing UE - TDM - Teses de Doutoramento e Mestrado by advisor "Almeida, Sofia"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Análise da rotatividade de colaboradores no setor da restauração em Portugal: um estudo de moderação de fatores determinantesPublication . Pessôa, Bárbara Garcia; Almeida, Sofia; Rodrigues, RosaA rotatividade de colaboradores é um desafio significativo para o setor da restauração em Portugal. Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel mediador do trabalho por turnos na relação existente entre a satisfação com o salário e as promoções, e a rotatividade dos colaboradores do setor da restauração em Portugal. A pesquisa foi conduzida através de metodologia quantitativa que teve por base uma abordagem hipotético-dedutiva. Foi aplicado um questionário estruturado a 224 pessoas que já trabalharam no setor da restauração em Portugal. Os dados foram analisados utilizando as propriedades psicométricas dos instrumentos de medida. Os valores médios da variável dependente foram comparados em função das características sociodemográficas dos participantes. Por fim, apresentaram-se análises de regressão para validar as hipóteses de investigação. Os resultados indicam que a rotatividade no setor da restauração é influenciada por uma complexa interação dos fatores. A dissertação conclui que para reduzir a rotatividade é essencial que os gestores ofereçam salários mais competitivos, criem políticas de reconhecimento e valorização dos colaboradores. Este estudo fornece uma base sólida para futuras pesquisas sobre a rotatividade no setor da restauração em Portugal.
- A comunicação digital enquanto potenciadora de vendas no contexto de COVID-19: exemplo do Lisbon Marriott HotelPublication . Cunha, Joana Oliveira; Almeida, SofiaA comunicação digital está, cada vez mais, presente no mercado como uma estratégia de marketing e vendas das empresas, e a pandemia da COVID-19 veio exponenciar a sua importância e relevância. Numa Era cada vez mais tecnológica, a digitalização assume um papel essencial no futuro das empresas, ditando a sua sobrevivência. A presente investigação pretende aferir se a comunicação digital pode ser impulsionadora de vendas no setor do Turismo e da Hotelaria no período de pandemia. Numa primeira fase é realizado um enquadramento teórico, essencial para a contextualização dos conceitos mais relevantes e para a construção da pergunta de investigação. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso aplicado ao Lisbon Marriott Hotel, uma empresa que devido à COVID-19 alterou por completo a sua estratégia de marketing e vendas. Adicionalmente, utilizou como fontes de informação secundárias os relatórios semanais de social media do hotel e um webinar sobre a evolução e desafios do setor, e como fonte de informação primária uma entrevista semi-estruturada. O cruzamento de informação obtida na revisão da literatura aliada às diversas fontes de informação permitiu obter resultados, que mostram que a aposta na comunicação digital é um fator determinante na recuperação e retoma do setor do Turismo e da Hotelaria. Através do foco nas redes sociais como principal meio de comunicação, da parceria com influencers e da presença em revistas online, o Lisbon Marriott Hotel aumentou em larga escala a visibilidade dos seus pacotes. Além disso, ao partilhar as novas medidas implementadas face à pandemia, criou uma relação de confiança com o seu público-alvo, reconquistando assim a sua confiança. O conjunto de todas as medidas permitiram ao hotel recuperar as suas vendas e ao mesmo tempo assegurar o seu posicionamento entre os seus clientes, defendendo uma política de transparência e honestidade, zelando sempre pelo bem-estar, segurança e satisfação dos clientes.
- Os critérios de seleção dos artesãos nas experiências de luxo: a visão dos operadores turísticos em PortugalPublication . Cebola, Pedro Miguel dos Santos; Almeida, SofiaO sentido tradicional de viagens de luxo está cada vez mais associado ao consumo hedonista e emocional, enfatizando a empatia, a qualidade e a compreensão pelo impacto global que as viagens têm na sociedade e no ambiente. As empresas precisam ser mais sensíveis a esse tópico para inspirar o consumidor e promover experiências significativas, ao mesmo tempo em que fazem a sua parte na preservação global do meio ambiente e da sociedade. O objetivo desta dissertação é entender como os critérios de seleção de artesãos podem promover a sustentabilidade social durante a criação de experiências de luxo. Os objetivos específicos são: (i) identificar a visão de luxo definida pelos operadores turísticos de luxo em Portugal; (ii) compreender a perspetiva dos operadores turísticos de luxo sobre a sustentabilidade social; (iii) compreender como é que a seleção de artesãos locais potencia a sustentabilidade social; (iv) apresentar os critérios de seleção dos operadores turísticos de luxo quando escolhem artesãos para experiências de luxo sustentável. Para alcançar estes objetivos, foram autorizadas 8 entrevistas com cargos superiores dessas empresas. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa, com o apoio do MaxQDA. Os resultados indicam que a perspetiva de luxo dos operadores está de acordo com a literatura e resultou de anos de experiência de trabalho com turistas exigentes. A sustentabilidade social está cada vez mais presente na mente destas empresas, na medida em que os recursos locais são mais frequentemente usados para criar experiências autênticas. Os valores relacionados com a sustentabilidade tornaram-se cruciais na formação de parcerias. Como importantes recursos culturais nas comunidades locais, os artesãos não precisam falar a língua estrangeira, apenas precisam mostrar o seu trabalho único para proporcionar uma experiência autêntica. A inteligência emocional será um fator importante ao lidar com este tipo de turista. Os resultados indicam que os critérios selecionados são: boa avaliação, confiança, capacidade de produção e resposta, adaptabilidade, atenção ao detalhe, qualidade elevada de serviço, apresentação, formação adequada e preocupação com a sustentabilidade (mostrando certificação sustentável). O que é valorizado pelos operadores turísticos de luxo em relação aos artesãos perpetuará estas profissões, contribuindo para a sua preservação. Desta forma, possibilita a prosperidade das comunidades locais onde estes artesãos vivem, promovendo a longevidade das técnicas e conhecimentos únicos destas artes.
- Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural: o caso do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-MontesPublication . Surrador, Bruno Miguel Braga; Almeida, SofiaO presente estudo aborda o desenvolvimento do turismo rural nas regiões do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-Montes, com os objetivos principais de analisar a forma como o turismo rural pode desenvolver as regiões interiores de Portugal, identificar os fatores que permitem o seu desenvolvimento e compreender como a qualidade de vida dos residentes pode afetar o desenvolvimento das regiões. Deste modo, foi realizada uma revisão literária dos principais conceitos de turismo e turismo rural, do desenvolvimento sustentável e do conceito de Qualidade de Vida. De forma a ir ao encontro dos objetivos definidos, foi aplicado um estudo de caso às regiões do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-Montes, para compreender as suas necessidades, visando a sua caracterização enquanto destino e a identificação dos seus potenciais turísticos. De seguida, foram realizados inquéritos por questionário aos residentes e viajantes das regiões estudadas, através de uma amostragem aleatória simples, para compreender a sua perceção em relação ao seu desenvolvimento turístico. Foram obtidos 226 inquéritos para a investigação. A análise dos resultados permite observar que os inquiridos consideram o turismo rural benéfico para as comunidades, devido ao maior interesse na gastronomia e património local, ao desenvolvimento económico regional e ao aumento das oportunidades de emprego. Verificou-se que os inquiridos afirmam que o custo de vida, a sazonalidade e a perda de identidade local prejudicam o desenvolvimento rural. Esta investigação é relevante, devido aos estudos da segmentação dos residentes segundo a sua perceção dos impactos do turismo, serem escassos na literatura científica portuguesa, para além existirem pouco estudos sobre o interior e o norte de Portugal.
- As estratégias de marketing da SANA HOTELS para fidelizar os seus clientesPublication . Ibraimo, Irina Mamade; Almeida, SofiaEste relatório é resultado de um estágio curricular realizado no Grupo SANA Hotels, com o objetivo de concluir o Mestrado em Gestão do Turismo. O estágio decorreu no departamento de Marketing e consistiu no desempenho de várias tarefas relacionadas com o com o marketing e a comunicação, como a criação de conteúdos promocionais, elaboração de fact sheets, sessões fotográficas e atividades de social media. A minha contribuição foi bastante significativa, pois fui capaz de assumir várias tarefas, aliviando a carga de trabalho dos meus colegas.
- Exploring the potential of Halal Tourism in a non-muslim destination: the case of PortugalPublication . Domingues, João Paulo Marianito; Almeida, SofiaThis document analyzes Portugal's potential for attracting the Halal Tourism Market, the current state of this market, challenges to its development, and development guidelines for further improvement and evolution. Halal Tourism is characterized as one of the largest tourist markets worldwide, however, knowledge about this segment, the tourist profile, and their travel motivations is still scarce. For the development of this research, and for data collection purposes, a qualitative research method was adopted in the form of interviews, which had tourism related companies and official institutions as the target population, this was further complemented with a Netnographic analysis. Results from both analyses suggest that, in Portugal, despite its strong Islamic cultural and historical Heritage, until today, its tourism agents have almost no knowledge about this market. The results of this research indicate that despite its current state, Portugal has strong possibilities to become one of the best destinations for the Halal Tourist.
- A gestão das emoções no processo de compraPublication . Ribeiro, Carolina Inês Lopes de Brito e Duarte; Almeida, SofiaAs emoções são fundamentais ao nível do comportamento dos indivíduos pelo que, na relação com os seus clientes, as empresas necessitam de efetuar a sua gestão e avaliação, tendo como objetivo garantir a sua rentabilidade. A sociedade atual incorpora cada vez de forma mais intensa o mundo digital, sendo crescente a utilização das redes sociais pelas pessoas para partilhar as suas experiências e emoções. Assiste-se, por outro lado, a um grande desenvolvimento da oferta turística fazendo apelo à vivência de experiências e emoções positivas, no sentido de influenciar o processo de compra, pelo que é importante, após a utilização, avaliar as emoções manifestadas pelos clientes. O objeto de estudo da presente dissertação é a análise das emoções manifestadas pelos clientes dos cinco principais hotéis de 5 estrelas de Lisboa, de acordo com a classificação do Booking, ou seja: Avenida Palace, Bairro Alto Hotel, Corpo Santo, Memmo Príncipe Real e Myriad by Sana, relativamente ao 3º trimestre de 2021, que corresponde a um período de mais intensa utilização. Para o desenvolvimento do trabalho efetuou-se uma revisão de literatura em termos de emoções, gestão de marketing, processo de compra e social media para aferir do atual estado da arte, utilizando como metodologia de trabalho, a netnografia, visto que é um método adequado para a investigação do comportamento do consumidor em comunidades virtuais. A concretização do estudo foi realizada através dos comentários deixados pelos clientes a nível do Booking que é um site de grande credibilidade e notoriedade. Observa-se também, no processo de pós compra, que as empresas efetuam uma análise muito detalhada dos comentários negativos e respondem aos clientes quer para apresentar esclarecimentos, quer para informar da retificação das eventuais anomalias apresentadas tendo em vista conseguir manter um relacionamento positivo e de fidelização. A análise e pesquisa efetuadas permitiu identificar alguns temas para investigação futura que, a serem desenvolvidos, terão utilidade para a gestão empresarial e enriquecerão o conhecimento nesta área.
- Grupo Amazónia Hotéis: Departamento ComercialPublication . Ramos, Jessica Patrícia Antunes; Almeida, SofiaOs hoteleiros têm, entres outros, os objetivos de captar o maior número possível de potenciais clientes e de fidelizar esses mesmos clientes. Em prol desses objetivos os hoteleiros criam pacotes dinâmicos, ofertas diversificadas, promovem eventos e serviços nas redes sociais nas quais o público-alvo se encontra e, monitorizam o grau de satisfação dos hóspedes. O presente relatório de estágio tem por base o estágio curricular realizado no Departamento Comercial do Grupo Amazónia Hotéis decorrido de 3 de setembro de 2018 a 3 de janeiro de 2019. Durante as 18 semanas de estágio foram delegadas tarefas entre as quais se destacam a atualização das redes sociais, a promoção de eventos e serviços e a análise de reviews no Booking.com, na Expedia.com e na Google Analytics. Os objetivos deste relatório são: analisar qual o impacto que a gestão de redes sociais (especificamente, Facebook e Instagram) pode ter na captação de potenciais clientes; identificar através das reviews recebidas quais as áreas (e.g. quartos, lobby, bar, piscina, etc) que carecem de intervenção e renovação em cada um dos quatro hotéis do grupo hoteleiro; e, apresentar sugestões de melhoria aos problemas identificados no Departamento Comercial e nos outros departamentos de modo a melhorar a comunicação interna da cadeia hoteleira, maximizar a produtividade do personnel e, consequentemente, melhorar a experiência para os futuros hóspedes.
- O Hotel que nos remete a Pessoa: antropomorfização e personalidade da marca hoteleiraPublication . Ruppelt, Hans; Almeida, SofiaA antropomorfização de marca é uma estratégia cada vez mais utilizada por agentes de marketing, e significa adicionar características humanas – sejam estas físicas ou de personalidade – às marcas para que estas sejam menos vistas como entidades impessoais, e mais como pessoas. As redes sociais são importantes canais para que marcas possam se relacionar e criar conexões mais próximas com seus consumidores, uma vez que permitem que estejam presentes no dia-a-dia destes consumidores, e tenham um engajamento muitas vezes similar a uma amizade entre duas pessoas. A estratégia de antropomorfização de marca já foi estudada e aplicada para diversos setores, mas poucas pesquisas buscaram perceber o impacto da antropomorfização em marcas hoteleiras. No presente estudo avalia-se a aplicabilidade desta estratégia no setor hoteleiro seguindo uma metodologia qualitativa, através de um estudo de caso das redes sociais (Facebook e Instagram) do Lisboa Pessoa Hotel. Com os resultados é possível verificar a existência da antropomorfização de marca, bem como da personalidade de marca, ainda que pouco explorados. Estes são constructos pouco utilizados por gestores hoteleiros, porém com benefícios definidos para marcas que os aplicarem, o que gera uma oportunidade de diferenciação para as marcas que os adotarem bem, alinhados com novas tecnologias.
- O Impacto dos Influenciadores na compra: estudo de caso: Go Natural, Sauvage e GardensPublication . Santos, Patrícia Ariana Nascimento dos; Almeida, SofiaO crescimento das redes sociais no quotidiano fez com que o crescimento das marcas no digital também crescesse. Por essa razão, tornou-se imperativo que as marcas reinventassem a sua publicidade e como poderiam captar mais público. Desta forma, houve uma adaptação por parte das agências de comunicação digital e, para isto, estas entidades, ao invés de utilizarem os seus métodos tradicionais, começaram assim a utilizar a força das redes sociais e o impacto dos influenciadores para alcançar o público. Esta aposta por parte das marcas deve-se aos seguidores e o alcance que os influenciadores, hoje em dia, possuem no digital. Surge então a principal interrogação: são os influenciadores fulcrais para o crescimento das marcas? Para chegar a uma melhor conclusão foi também analisado o tipo de influenciador que melhor funciona no digital; qual a melhor plataforma para se trabalhar; e procura-se saber se a opinião do influenciador é mais relevante do que a informação que é fornecida pela marca. Pretende-se então, utilizando como objeto de estudo três restaurantes da zona de Lisboa, o Go Natural, o Sauvage e o Gardens, entender quão contributivas as parcerias são ao negócio. Para obter estas respostas, serão realizadas entrevistas aos gerentes dos negócios e que trabalham a sua publicidade através de influenciadores digitais, e será realizado um inquérito por questionário aos consumidores e público de influenciadores digitais. Através dos instrumentos de recolha de dados utilizados, pretende-se analisar que o consumidor atualmente procura mais a opinião de uma celebridade nas redes sociais, do que aquilo que está nos sites ou redes sociais da marca. Isto demonstra que a pergunta de partida inicial tem uma resposta afirmativa, pois um opinion leader é a forma de marketing para vantajosa no mercado atual.