Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-19"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Pneumonia enzoótica em vitelos- análise de caso clínicoPublication . Crochez, Olivier David Gérard San German; Carolino, Renato Nuno PimentelAs doenças respiratórias em bovinos são as causas mais importantes de morbidade e mortalidade em bovinos de carne e de leite. Podem afetar bovinos de qualquer idade e fase produtiva, mas as perdas económicas estão geralmente associadas a vitelos. Com este trabalho pretende-se discutir e descrever um caso clínico de uma pneumonia enzoótica causada por uma bactéria comensal da nasofaringe dos ruminantes: Mannheimia haemolytica. O caso clínico em análise, refere-se a um surto ocorrido numa exploração de bovinos de carne de raça Limousine, na região Auvergne-Rhône-Alpes, no fim do mês de dezembro de 2022, nomeadamente, num lote de vitelos de dois meses, em regime de estabulação, dos quais três morreram num período de quatro dias. Para superar esta situação, foi implementado um protocolo de metafilaxia com tulatromicina paralelamente ao envio em laboratório das amostras recolhidas durante as necrópsias. O diagnóstico definitivo foi realizado por Polymerase Chain Reaction (PCR) e revelou o agente Mannheimia haemolytica. Assim, esta Dissertação de Mestrado tem como objetivo recordar os aspetos clínicos da Pneumonia Enzoótica, seu controlo e falar das limitações das boas práticas clínicas em contexto prático como os riscos do uso da metafilaxia, considerando a realidade das resistências aos antibióticos de hoje em dia.
- As estratégias de marketing da SANA HOTELS para fidelizar os seus clientesPublication . Ibraimo, Irina Mamade; Almeida, SofiaEste relatório é resultado de um estágio curricular realizado no Grupo SANA Hotels, com o objetivo de concluir o Mestrado em Gestão do Turismo. O estágio decorreu no departamento de Marketing e consistiu no desempenho de várias tarefas relacionadas com o com o marketing e a comunicação, como a criação de conteúdos promocionais, elaboração de fact sheets, sessões fotográficas e atividades de social media. A minha contribuição foi bastante significativa, pois fui capaz de assumir várias tarefas, aliviando a carga de trabalho dos meus colegas.
- Ferramentas na Gestão de Projetos na MobinovPublication . Aguiar, Pedro; Tavares, VictorA elaboração do presente relatório surge no âmbito da unidade estágio curricular realizado para a obtenção do grau de mestre em Gestão de empresas, pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, do Porto, assim como de apresentar de forma sustentada a importância da utilização de ferramentas de gestão numa entidade. O estágio foi realizado na MOBINOV que é a Associação da Indústria Automóvel em Portugal, o cluster da indústria Automóvel Português. Metodologicamente, o presente relatório assenta em três abordagens complementares, de forma a compreender a gestão de projetos da MOBINOV. Numa primeira fase, foi realizada a revisão de literatura sobre os temas mais relevantes das ferramentas de gestão, de seguida foi elaborada uma análise detalhada da entidade em estudo, assim como as suas práticas e processos, são apresentadas e desenvolvidas todas as atividades realizadas durante o estágio, realizado no período entre 09/2020 a 12/2020, de modo a as interligar com a revisão da literária contextualizando a sua aplicabilidade e o objetivo do estágio que é a implementação de ferramentas de apoio a gestão do Cluster. No decorrer do estágio foram desempenhadas funções de apoio à gestão e gestão de projetos, através de uma variedade de funções e responsabilidades que abrangeram diferentes aspetos, o que permitiu adquirir uma visão bastante abrangente das suas operações e desafios, que poderão ser enfrentados através das ferramentas implementadas, como o Scrum através do Trello, criação de um Balance Scorecard, criação de um fluxograma, entre outras, com o objetivo de melhorar processo e aumentar a sua produtividade. O presente relatório analisa a necessidade da implementação de ferramentas ajustadas as suas necessidades de gestão, objetivando a melhoria de processos e a sua eficiência.
- Influência do Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor: o caso do Sport Lisboa e Benfica no InstagramPublication . Paiva, Cíntia Maria Ruivo; Borges, MónicaO tema da dissertação pretende investigar e compreender os efeitos de técnicas de Marketing de Conteúdo no Comportamento do Consumidor. É analisado concretamente o caso do Sport Lisboa e Benfica, dado ser um dos mais clubes desportivos em Portugal (Sousa & Vieira, 2018), e, por esse mesmo motivo possui um elevado número de adeptos, e, acordo com Koronios, et all. (2020), os adeptos possuem uma relação forte com os clubes de futebol, o que faz com que adotem mais comportamentos de consumo (Balliauw, Onghena & Mulkens, 2020). Foi efetuada uma análise documental à página de Instagram do Sport Lisboa e Benfica, de modo a compreender a estratégia comunicativa do clube nas redes sociais, assim como uma entrevista semi-estruturada a adeptos dentro da amostra considerada. Após o cruzamento dos dois métodos de análise qualitativa, os resultados foram discutidos e foram sugeridas melhorias para que Sport Lisboa e Benfica fortalecesse ainda mais o vínculo com os seus adeptos.
- MODA DE LUXO ONLINE: as motivações do consumidor e a influência geracional na compra online de moda de luxoPublication . Afonso, Rita Teixeira; Martinez, LuísaEste trabalho de investigação aborda as motivações e influências geracionais na compra de moda de luxo online, com foco nas gerações Y e Z. O objetivo principal é compreender os fatores que impulsionam a intenção de compra de moda de luxo no site oficial da marca. A meteodologia aplicada foi quantitativa, a pesquisa utiliza um questionário online com uma participação de 319 inquiridos de nacionalidade portuguesa. Os resultados revelam que a experiência com a marca, a credibilidade da marca, a estética do site e a familiaridade com a marca influenciam positivamente a intenção de compra de moda de luxo online. Salientando a importância da experiência prévia obtida com a marca de luxo, a mesma influencia bastante a experiencia no site oficial da marca. No entanto, não se observou uma influência significativa das diferentes gerações na intenção de compra. Os resultados da investigação têm implicações importantes para os profissionais de marketing e empresas que procuram perceber e direcionar as suas estratégias para que estas possam atender às necessidades e preferências dos consumidores de moda de luxo online.
- Fatores de Churn e as influências no desempenho das operadoras de telecomunicaçõesPublication . Fevereiro, Pedro Gonçalo Pinto; Arraya, MarcoO fenómeno de churn, ou perda de clientes, é um paradigma dos operadores de serviços de telecomunicações. Esta ocorrência é muito comum entre as empresas do setor, evidenciado sobretudo pelos relatórios da autoridade reguladora de comunicações em Portugal, a ANACOM, e por diversos artigos científicos sobre o tema. A presente investigação procura compreender as razões desta tendência, ao realizar uma metodologia mista, que permite, através de entrevistas qualitativas, percecionar pela ótica de colaboradores de telecomunicações, quais os principais fatores que impactam o consumidor, nos quatro critérios investigados na revisão da literatura: atração, satisfação, insatisfação e retenção. Posteriormente, verificámos através de questionário quantitativo aos consumidores de operadores de serviços telecomunicações, os fatores mais preponderantes dos critérios supracitados. Seguidamente, realizámos uma comparação de ambas as investigações metodológicas, no sentido de averiguar se os operadores de telecomunicações estão cientes das verdadeiras razões do descontentamento dos clientes. Após isto, analisámos alguns dos fatores nomeados pela investigação mista, como “Rede”, “Necessidades”, “transparência”, “Oferta”, “Apoio” e “Inovação” no “Desempenho” das operadoras de telecomunicações. Com uma amostra de 154 consumidores deste setor, e com recurso às técnicas estatísticas Teste T-Student e Regressão Linear Múltipla, foi possível averiguar os objetivos propostos para esta investigação. Para além disto, foram apresentadas uma discussão sobre os resultados e uma conclusão com contribuições teóricas e práticas, e ainda identificadas algumas limitações e recomendações em futuras investigações.