Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-21"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Osteomielite EnfisematosaPublication . Machado Ribeiro, Andreia; Tavares Pereira, Joana; Tonel, Carla; Barata, José
- O Jogo e as Atividades Lúdicas na Aprendizagem da MatemáticaPublication . Teixeira, Joana; Machado, RicardoO presente relatório final foi realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tendo em conta que no quotidiano a aprendizagem da matemática está associada à existência de dificuldades, por parte dos alunos, a planificação de atividades lúdicas e de jogos matemáticos pretende contornar esta tendência proporcionando um conjunto de atividades enriquecedoras e significativas capazes de auxiliar as crianças e alunos, no desenvolvimento de um conjunto de competências e capacidades matemáticas, de forma lúdica e divertida. A presente investigação realizada nos seguintes contextos: educação pré-escolar (ano letivo 2019/2020) e 1.º ciclo do ensino básico (ano letivo 2020/2021) encontra-se assente num design de investigação-ação do paradigma interpretativo, tendo sido adotados os seguintes instrumentos de recolha de dados: observação direta naturalista (participante), notas de campo, recolha e análise documental e conversas informais. Os resultados recolhidos pretendem dar resposta às questões problema da investigação, bem como apurar a relevância do jogo e do lúdico como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem da matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
- O Contributo das Tecnologias para a Aprendizagem da Matemática numa Turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lacerda, Miguel; Machado, RicardoO uso das tecnologias no quotidiano e a sua evolução, despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, visto que estes desde tenra idade são estimulados pelos mais variados equipamentos digitais. Aliando o interesse e a curiosidade dos alunos, ao ensino, percebemos que as tecnologias podem servir como um excelente recurso para a aprendizagem, no caso deste estudo, da Matemática. O trabalho que aqui se apresenta parte de uma reflexão e experiência de um futuro docente, que observou a falta de motivação geral dos alunos para a aprendizagem da Matemática. Foi desta forma, que sentiu a necessidade de organizar e criar conteúdos, utilizando recursos digitais que permitissem estimular o interesse e envolvimento dos alunos para a aprendizagem da Matemática. Este trabalho foi construído e desenvolvido durante o período da prática de ensino supervisionada, no contexto de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para ser possível a concretização deste projeto desenvolveu-se uma investigação-ação, do paradigma interpretativo. Os participantes neste estudo foram os alunos de uma turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, o professor/investigador e a professora cooperante. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação, o diário de bordo, as conversas informais, a recolha documental e os protocolos dos alunos. Relativamente aos resultados, foi evidente o aumento da motivação e interesse dos alunos no que diz respeito às aprendizagens dos conhecimentos trabalhados, havendo também uma evolução positiva nos resultados dos alunos. Os momentos de partilha de estratégias foram fundamentais para a compreensão dos alunos, bem como permitiu o desenvolvimento de capacidades e competências matemáticas que influenciam o desempenho escolar.
- O comércio eletrónico dos supermercados em Portugal: a experiência dos consumidores com os métodos de entregaPublication . Szafman, Sofia; Ribeiro, LilianaO avanço tecnológico influenciou o comportamento dos consumidores na medida em que estes se tornaram mais exigentes, ponderados e racionais. Atualmente, deparamo-nos com um novo perfil de consumidor, em consequência da pandemia. Padrões de compras, comércio eletrónico, frequência de compras, gastos em compras online são alguns dos fatores que sofreram mudanças. Procura-se investigar a experiência que os consumidores têm em relação aos métodos de entrega/recolha nos supermercados online em Portugal. Através de uma metodologia quantitativa com recurso a um questionário realizado aos consumidores em Portugal utilizadores de supermercados online, foi possível identificar que a experiência em geral é positiva na entrega ao domicílio e click and collect e na recolha drive. Os fatores que conduzem à escolha destes métodos são a procura de horários flexíveis e de um processo mais rápido, no entanto, o que difere são as pessoas que não têm tempo de fazer compras nas lojas tradicionais recorrem à entrega ao domicílio e o valor da taxa de entrega faz com que as pessoas recorram ao click and collect e drive. Esta investigação contribui para o conhecimento das práticas de comércio eletrónico no setor dos supermercados em Portugal, proporcionando informação que permite as empresas definirem e/ou alterarem as estratégias que têm aplicado nos métodos de entrega.
- Marketing desportivo: comportamentos de consumo e comunidades de práticaPublication . Jesus, Alexandre Henriques Falé de; Rosa, Carlos AlvesO objetivo deste estudo pretende avaliar o impacto que as Comunidades de Prática têm nos comportamentos de consumo e no Marketing dos clubes desportivos. Para prosseguir com o estudo, foram construídos os seguintes problemas: “Quem constitui e dinamiza as Comunidade de Prática (CoP) associadas aos clubes desportivos?”; “Que impacto e influência têm as “CoP” no Marketing Desportivo dos clubes? E nos comportamentos de consumo dos adeptos e associados?”; e “Que grau de envolvimento e tipo de motivação é dominante nos adeptos e associados dos clubes desportivos?”. As Hipóteses de estudo formuladas para encontrar as devidas respostas aos problemas foram: (1) A pertença a uma comunidade de prática tem um efeito significativo na intenção comportamental, na norma subjetiva, no controlo percebido e na atitude face à compra, esperando-se que os participantes que pertencem a uma comunidade de prática tenham níveis de intenção comportamental, de norma subjetiva, de controlo percebido e de atitude face à compra mais elevados do que os participantes que não pertencem a uma comunidade de prática. (2) As atitudes, a norma subjetiva e o controlo percebido têm um efeito significativo e positivo na intenção comportamental. (3) As motivações extrínsecas baseadas na norma subjetiva das comunidades de prática são dominantes nos comportamentos de consumo dos adeptos e associados dos adeptos e associados dos grupos desportivos. (4) O grau de envolvimento dos adeptos e associados com os seus clubes desportivos está associado às comunidades de prática em que participam. Participaram neste estudo, numa primeira fase, dois focus group (com sete participantes cada) e na segunda fase, no questionário 120 sujeitos. Verificou-se que os sujeitos que pertencem a Comunidades de prática diferem significativamente dos que não pertencem, tendo em conta as suas intenções comportamentais, controlo percebido, norma subjetiva e atitudes, revelando valores mais elevados.
- Uso do Twitter pelas equipas de eSportsPublication . Matos, Daniel Marques Jardim Guilherme de; Matos, José PedroO eSports, ou desportos eletrónicos, é o termo que foi atribuído ao setor competitivo do gaming onde jogadores profissionais competem entre si. O aparecimento dos eSports foi acompanhado da criação de equipas de eSports, ou seja, de equipas que, à semelhança dos desportos tradicionais, contratam jogadores para jogarem e as representarem nas diversas competições e eventos. Estas equipas de eSports, para contactarem com os seus fãs e conseguirem criar e manter uma boa relação com eles, acabam muitas vezes por escolher a rede social Twitter para o fazerem, uma vez que permite às equipas, de uma forma rápida, instantânea, chegarem aos seus fãs e receberem feedback. Este estudo tem como objetivo comparar diversas equipas de eSports no Twitter, para perceber e categorizar os diferentes tipos de publicações em que cada uma aposta e ainda compreender como é que os utilizadores do Twitter interagem com estes diferentes tipos de publicações das equipas. Para atingir estes objetivos, adotei um tipo de pesquisa quali-quantitativo, onde analisei as diferentes contas oficiais de Twitter de cada equipa, comparando-as entre si, os conteúdos que colocam nas redes sociais para os seus fãs e ainda como estes reagem a cada tipo de publicações que a sua equipa faz, analisando o engagement que cada tweet gera. As principais conclusões obtidas foram a existência de duas formas distintas de utilizar o Twitter por parte das equipas de eSports: na primeira, apenas publicam o essencial, focando-se principalmente em informações sobre as equipas, enquanto na segunda se preocupam em publicar constantemente e manter uma relação próxima com os seus seguidores, dando por isso bastante enfâse à interação com os fãs. Outra conclusão obtida foi a preferência dos fãs, tendo em conta o engagement, pelas publicações que tinham como objetivo entreter.
- A comunicação digital enquanto potenciadora de vendas no contexto de COVID-19: exemplo do Lisbon Marriott HotelPublication . Cunha, Joana Oliveira; Almeida, SofiaA comunicação digital está, cada vez mais, presente no mercado como uma estratégia de marketing e vendas das empresas, e a pandemia da COVID-19 veio exponenciar a sua importância e relevância. Numa Era cada vez mais tecnológica, a digitalização assume um papel essencial no futuro das empresas, ditando a sua sobrevivência. A presente investigação pretende aferir se a comunicação digital pode ser impulsionadora de vendas no setor do Turismo e da Hotelaria no período de pandemia. Numa primeira fase é realizado um enquadramento teórico, essencial para a contextualização dos conceitos mais relevantes e para a construção da pergunta de investigação. Como metodologia utilizou-se o estudo de caso aplicado ao Lisbon Marriott Hotel, uma empresa que devido à COVID-19 alterou por completo a sua estratégia de marketing e vendas. Adicionalmente, utilizou como fontes de informação secundárias os relatórios semanais de social media do hotel e um webinar sobre a evolução e desafios do setor, e como fonte de informação primária uma entrevista semi-estruturada. O cruzamento de informação obtida na revisão da literatura aliada às diversas fontes de informação permitiu obter resultados, que mostram que a aposta na comunicação digital é um fator determinante na recuperação e retoma do setor do Turismo e da Hotelaria. Através do foco nas redes sociais como principal meio de comunicação, da parceria com influencers e da presença em revistas online, o Lisbon Marriott Hotel aumentou em larga escala a visibilidade dos seus pacotes. Além disso, ao partilhar as novas medidas implementadas face à pandemia, criou uma relação de confiança com o seu público-alvo, reconquistando assim a sua confiança. O conjunto de todas as medidas permitiram ao hotel recuperar as suas vendas e ao mesmo tempo assegurar o seu posicionamento entre os seus clientes, defendendo uma política de transparência e honestidade, zelando sempre pelo bem-estar, segurança e satisfação dos clientes.