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- O impacto da modulação sensorial na participação ocupacional no contexto de jardim de infância, em crianças de 4 e 5 anosPublication . Dias, Filipa; Ferreira, IsabelNos últimos anos as crianças têm sido alvo de inúmeros estudos científicos, constituindo um esforço dinâmico, observando como as crianças desenvolvem as competências, como exploram os materiais, resolvem problemas, trabalham em conjunto com os outros e se envolvem em experiências que lhes permitem pensar e raciocinar (Serrano, 2018). Apesar dos processos físicos e psicológicos do desenvolvimento serem os mesmos para todas as crianças, o resultado final é sempre diferente. As diversas teorias do desenvolvimento infantil, referem alguns fatores que influenciam este desenvolvimento. A combinação de variáveis, como os fatores genéticos e ambientais estão na base do desenvolvimento infantil, contudo, a criança é vista como um agente ativo do seu próprio desenvolvimento, através das suas respostas aos diferentes estímulos (Papalia, Feldman & Olds, 2001). Nos dias de hoje, o contexto escolar assume cada vez mais uma importante posição na vida da criança. É neste local, onde ela irá passar maior parte do seu tempo, e desenvolver variadas competências, tanto a nível pessoal como social. Com o presente estudo, pretendeu-se contribuir para o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, investigando a modulação sensorial e a participação ocupacional das crianças em jardim de infância. Fizeram parte do estudo 46 crianças, com idades entre os 4 e 5 anos. Utilizou-se como forma de avaliação o instrumento Perfil Sensorial (Dunn, 1999) e Questionário sobre a Participação Ocupacional em Jardim de Infância criado para o estudo. Os resultados obtidos, apontam para uma disfunção no processamento vestibular em 24 crianças, um desempenho ocupacional mais débil no domínio da matemática e melhores resultados no desempenho da área da expressão e comunicação. No que diz respeito ao impacto da modulação sensorial na participação ocupacional em jardim de infância, constatou-se uma correlação significativa entre o Processamento Visual e a Área Pessoal e Social. Com a realização do presente estudo, foi possível constatar que a Integração Sensorial tem um papel fulcral no desenvolvimento infantil e consequentemente no desempenho ocupacional da criança no contexto de jardim de infância.
- O Impacto dos Influenciadores na compra: estudo de caso: Go Natural, Sauvage e GardensPublication . Santos, Patrícia Ariana Nascimento dos; Almeida, SofiaO crescimento das redes sociais no quotidiano fez com que o crescimento das marcas no digital também crescesse. Por essa razão, tornou-se imperativo que as marcas reinventassem a sua publicidade e como poderiam captar mais público. Desta forma, houve uma adaptação por parte das agências de comunicação digital e, para isto, estas entidades, ao invés de utilizarem os seus métodos tradicionais, começaram assim a utilizar a força das redes sociais e o impacto dos influenciadores para alcançar o público. Esta aposta por parte das marcas deve-se aos seguidores e o alcance que os influenciadores, hoje em dia, possuem no digital. Surge então a principal interrogação: são os influenciadores fulcrais para o crescimento das marcas? Para chegar a uma melhor conclusão foi também analisado o tipo de influenciador que melhor funciona no digital; qual a melhor plataforma para se trabalhar; e procura-se saber se a opinião do influenciador é mais relevante do que a informação que é fornecida pela marca. Pretende-se então, utilizando como objeto de estudo três restaurantes da zona de Lisboa, o Go Natural, o Sauvage e o Gardens, entender quão contributivas as parcerias são ao negócio. Para obter estas respostas, serão realizadas entrevistas aos gerentes dos negócios e que trabalham a sua publicidade através de influenciadores digitais, e será realizado um inquérito por questionário aos consumidores e público de influenciadores digitais. Através dos instrumentos de recolha de dados utilizados, pretende-se analisar que o consumidor atualmente procura mais a opinião de uma celebridade nas redes sociais, do que aquilo que está nos sites ou redes sociais da marca. Isto demonstra que a pergunta de partida inicial tem uma resposta afirmativa, pois um opinion leader é a forma de marketing para vantajosa no mercado atual.
- Efeito das imagens publicadas no Instagram: caso L’ORÉALPublication . Mendes, Inês Gonçalves Alves Rodrigues; Matos, José PedroO tema consiste em analisar as emoções que imagens publicadas no Instagram nos transmitem assim que as vimos. Analisar não só um tipo de imagem, mas imagens com diferentes tipos de conteúdos e compará-los. Em especial, ver como se pode estudar e usar as emoções em estratégias de Marketing de uma marca para se ter um ligamento mais direto com o consumidor através das redes sociais. A metodologia empregue foi analisada junto de 72 inquiridos que identificaram um certo tipo de fotografias, ligando-se às emoções sentidas ao visualizarem-nas, fazendo comparações quanto às categorias de imagens e emoções usadas. Concluiu-se que houve duas a quatro emoções que obtiveram sempre uma maioria de votos e que em geral as pessoas identificavam-se com cada fotografia apresentada.