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- Sustentabilidade e ética nos relatórios anuais integrados um estudo comparativoPublication . Alves, Ricardo; Oliveira, AntónioA importância da sustentabilidade, assim como o modo como as organizações reportam as questões relacionadas com o seu desempenho social, tem vindo a aumentar. Este aumento, sobretudo nas grandes empresas europeias, está relacionado com diferentes objetivos, de entre os quais podemos salientar: a relação entre ética, sustentabilidade e desempenho financeiro, ou a reputação organizacional. Todavia, diferentes autores têm constatado problemas de desconfiança por parte dos stakeholders relativamente à informação divulgada, sendo que a credibilidade dessa mesma informação é necessária para o desenvolvimento empresarial. No âmbito desta análise são particularmente relevantes os comportamentos e o reporte da sustentabilidade e da ética. O método mais comum era focado na empresa e na análise dos seus resultados analíticos, porém, atualmente, centra-se na análise individual e é este processo de reporte que nos propomos analisar a partir de uma revisão de literatura da qual emerge a questão de investigação: qual a evolução anual em relação à repetição das palavras ethic, sustainability e sustainable nos relatórios anuais integrados das principais empresas europeias. Assumimos o pós-positivismo como conceito filosófico estrutural e uma metodologia de investigação quantitativa. Os resultados obtidos, permitem-nos concluir que é estatisticamente possível assumir o crescimento de relevância das palavras ethic, sustainability e sustainable, para além disso, é também evidente nas diferentes dimensões: evolução anual, aos 5 países, aos 4 setores, aos 13 subsetores, as 25 empresas e aos 4 modelos de corporate governance analisados.
- Análise da rotatividade de colaboradores no setor da restauração em Portugal: um estudo de moderação de fatores determinantesPublication . Pessôa, Bárbara Garcia; Almeida, Sofia; Rodrigues, RosaA rotatividade de colaboradores é um desafio significativo para o setor da restauração em Portugal. Esta dissertação tem como objetivo analisar o papel mediador do trabalho por turnos na relação existente entre a satisfação com o salário e as promoções, e a rotatividade dos colaboradores do setor da restauração em Portugal. A pesquisa foi conduzida através de metodologia quantitativa que teve por base uma abordagem hipotético-dedutiva. Foi aplicado um questionário estruturado a 224 pessoas que já trabalharam no setor da restauração em Portugal. Os dados foram analisados utilizando as propriedades psicométricas dos instrumentos de medida. Os valores médios da variável dependente foram comparados em função das características sociodemográficas dos participantes. Por fim, apresentaram-se análises de regressão para validar as hipóteses de investigação. Os resultados indicam que a rotatividade no setor da restauração é influenciada por uma complexa interação dos fatores. A dissertação conclui que para reduzir a rotatividade é essencial que os gestores ofereçam salários mais competitivos, criem políticas de reconhecimento e valorização dos colaboradores. Este estudo fornece uma base sólida para futuras pesquisas sobre a rotatividade no setor da restauração em Portugal.