Browsing by Issue Date, starting with "2023-10-23"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Doenças oculares em gatos geriátricosPublication . Freitas, Carine Matosinhos; Vilhena, Hugo Corte-RealNos últimos anos, o número de gatos como animais de companhia tem vindo a aumentar em Portugal e em todo o mundo. Para além disso, ocorreu também uma melhoria dos cuidados médico-veterinários e no maneio dos gatos domésticos, que originou o aumento da esperança média de vida destes animais. Os animais de estimação geriátricos representam aproximadamente cinquenta por cento a nível mundial dos pacientes veterinários, e necessitam de cuidados diferenciados e adequados à sua idade. Com o envelhecimento, os gatos sofrem alterações oculares fisiológicas e patológicas que é importante conhecer. Este trabalho teve como objetivo fazer uma descrição das alterações oculares mais frequentes em gatos geriátricos. É necessário diferenciar as alterações oculares fisiológicas associadas ao envelhecimento e aquelas que são patológicas, uma vez que frequentemente estes processos podem ser confundidos. O diagnóstico precoce vai permitir implementar um tratamento eficaz e assim reduzir as consequências que podem evoluir e envolver outras complicações que comprometem a vida do animal.
- THE CORK GROVE: espaço de Turismo RuralPublication . Ferreira, Margarida Domingues Varregoso Marques; Barbosa, JoãoEste projeto profissional visa a implementação de um investimento familiar de turismo no espaço rural em Cortiçadas do Lavre, Alentejo. Além de Portugal ser um paraíso para o turismo, considero esta vertente do turismo em espaço rural muito interessante e com cada vez mais procura. O projeto foca-se na promoção do The Cork Grove, enquanto promove o desenvolvimento turístico e económico da região, preservando a sua beleza natural. Inicialmente é feita uma revisão bibliográfica sobre o tema em questão, seguido de um plano de negócio detalhado, abordando todos os aspetos relevantes para a realização deste empreendimento turístico. Foi essencial detalhar as medidas de implementação, plano de marketing e comunicação e a viabilidade económica do investimento. Além de oferecer um alojamento turístico, irei focar-me em descrever diversas atividades turísticas interessantes que podem ser feitas durante a estadia, tais como workshops com cortiça, passeios de buggy, caminhadas e degustações de produtos regionais.
- Plano de Marketing aplicado à cerveja independente MusaPublication . Pires, Henrique António de Brito; Barbosa, JoãoO presente projeto de mestrado aborda o universo desafiador da indústria de cervejas artesanais, com principal foco na análise da empresa lisboeta, Cerveja Independente MUSA. O objetivo central é conceber e analisar a implementação de um plano de marketing estratégico, adaptado às caraterísticas específicas do mercado de cervejas artesanais. Ao mesmo tempo, são destacadas as características distintivas que fazem da MUSA uma entidade proeminente nesta indústria, e analisado parte deste setor emergente em diversas zonas do mundo, e nomeadamente, em Portugal.
- Fatores que Influenciam a Compra de Cosméticos de Cor e Styling VerdesPublication . Carvalho, Mafalda Ferrão; Barbosa, JoãoA acompanhar a tendência de um consumidor cada vez mais interessado nas questões ambientais e da saúde, a indústria cosmética tem vindo a apostar no desenvolvimento de produtos verdes. O objetivo geral desta dissertação é determinar fatores que influenciam a intenção de compra de cosméticos de cor (maquilhagem) e styling (ex: gel, espuma e laca para o cabelo) verdes, no contexto português. Com base na revisão de literatura realizada, recorreu-se à Teoria do Comportamento Planeado e à inclusão de outros fatores determinantes, relativos à marca e à qualidade. Para o efeito, foi adotada uma metodologia quantitativa, sendo os dados recolhidos através de um questionário colocado online. A amostra, não aleatória por conveniência, ficou constituída por 108 consumidores e a partir dos dados recolhidos foram realizadas análises descritivas e de regressão linear múltipla com o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados indicam que a intenção de compra de cosméticos de cor e styling verdes é influenciada positivamente pela atitude face à compra, pelas normas subjetivas e pela qualidade percebida. Por outro lado, os resultados obtidos não mostram uma influência significativa da consciência de marca nesta intenção comportamental. Além disso, conclui-se que a atitude é o seu maior preditor, seguida pela qualidade percebida e, por último as normas subjetivas. Esta investigação contribui para o conhecimento do comportamento de consumo de cosméticos de cor e styling verdes, em Portugal, assim como para o desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas a esta categoria específica de produtos verdes.
- Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural: o caso do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-MontesPublication . Surrador, Bruno Miguel Braga; Almeida, SofiaO presente estudo aborda o desenvolvimento do turismo rural nas regiões do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-Montes, com os objetivos principais de analisar a forma como o turismo rural pode desenvolver as regiões interiores de Portugal, identificar os fatores que permitem o seu desenvolvimento e compreender como a qualidade de vida dos residentes pode afetar o desenvolvimento das regiões. Deste modo, foi realizada uma revisão literária dos principais conceitos de turismo e turismo rural, do desenvolvimento sustentável e do conceito de Qualidade de Vida. De forma a ir ao encontro dos objetivos definidos, foi aplicado um estudo de caso às regiões do Alto Tâmega e das Terras de Trás-os-Montes, para compreender as suas necessidades, visando a sua caracterização enquanto destino e a identificação dos seus potenciais turísticos. De seguida, foram realizados inquéritos por questionário aos residentes e viajantes das regiões estudadas, através de uma amostragem aleatória simples, para compreender a sua perceção em relação ao seu desenvolvimento turístico. Foram obtidos 226 inquéritos para a investigação. A análise dos resultados permite observar que os inquiridos consideram o turismo rural benéfico para as comunidades, devido ao maior interesse na gastronomia e património local, ao desenvolvimento económico regional e ao aumento das oportunidades de emprego. Verificou-se que os inquiridos afirmam que o custo de vida, a sazonalidade e a perda de identidade local prejudicam o desenvolvimento rural. Esta investigação é relevante, devido aos estudos da segmentação dos residentes segundo a sua perceção dos impactos do turismo, serem escassos na literatura científica portuguesa, para além existirem pouco estudos sobre o interior e o norte de Portugal.