Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-20"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Designing an early selection morphological traits index for reproductive efficiency in Pura Raza Española maresPublication . Perdomo-González, Davinia I; Sánchez-Guerrero, María J; Bartolomé, Ester; Santos, R.; Molina, Antonio; Valera, MercedesThe low rate of reproductive efficiency in horses may be linked to the equine industry’s practice of maintaining breeding stock that stands out for its athletic or morphological performance but exhibits poor reproductive efficiency. In this study, the age at first foaling, age at last foaling, interval between first and second foaling, average interval between foaling, foaling number and reproductive efficiency, and their relationship with the morphological records in 19,758 Pura Raza Española (PRE) mares were analyzed. After a partial least squares analysis height at withers, lateral hock angle, dorsal-sternal diameter, perimeter of anterior cannon bone, angle of shoulder, thoracic perimeter, hip-stifle distance, and angle of croup were the most important traits related with reproductive traits in PRE mares. A multivariate animal model with both morphological and reproductive traits was applied, including age, geographical area, coat color, and average stud size in the decade of the mare’s first foaling. The results indicate that reproductive selection is feasible, and is enhanced by the use of morphological traits, given the moderate to high magnitudes of heritability values in both types of traits, which oscillated between 0.1 (interval between first and second foaling) and 0.95 (height at withers). The resulting genetic parameters were used to develop a series of selection indexes based on morphological or morphological and reproductive combination traits to improve reproductive efficiency traits in PRE mares and thus compute the expected genetic response (EGR) for the different strategies. The increase in EGR, when comparing EGR using only reproductive traits as selection criteria vs. using a combined index of both morphological and reproductive traits, oscillated between 4.0% for the age at first foaling to 46.8% for the interval between first and second foaling. In addition, two precocity indexes showed positive EGR when the age at last foaling and the interval between first and second foaling, both with and without morphological traits, were used as selection criteria. Therefore, this analysis reveals that the preselection of reproductive traits based on morphological traits is possible in PRE mares. Ultimately, this knowledge will help breeders achieve genetic progress in reproductive traits, leading to healthier and more successful breeding outcomes in horses.
- Avaliação da perceção subjetiva de esforço de adolescentes em idade escolar em contexto urbanoPublication . Santos, Inês; Flôres, FábioO presente Relatório Final de Estágio enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado tem um papel fundamental na formação de novos professores de Educação Física, tornando possível a nossa evolução profissional e pessoal. O presente Estágio Pedagógico ocorreu no Colégio de São Tomás, na Quinta das Conchas, durante o ano letivo de 2022/2023, no contexto da disciplina lecionada de Educação Física no 6º e 12º anos de escolaridade. Este Relatório tem como principal objetivo relatar e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas durante o estágio, face às expetativas iniciais. Importa mencionar que o presente Relatório se divide em quatro áreas principais. A primeira área trata-se de uma secção descritiva, em que se abordam os principais objetivos do estágio, breve descrição da instituição e todo o desenrolar do processo de estágio. A segunda área pretende descrever o tipo de ensino, avaliação e planeamento implementados no Colégio. Por seu lado, na terceira área descreve-se a nossa participação e papel enquanto professores estagiários na escola, bem como todo o relacionamento com a comunidade docente e educativa. Por fim a área quatro é reservada para a investigação, a qual trata de uma temática ainda pouco explorada em contexto escolar, mas que está intimamente conectada às atividades e exercícios utilizados durante as aulas. Desta forma, buscou-se analisar a perceção subjetiva de esforço de adolescentes no teste de esforço do vaivém que é mensurado indiretamente, componente principal dos testes do FitEscola ® de forma a detetar deficiências na componente da condição física.
- A construção de maquetes no desenvolvimento das conceções sobre os sistema solar numa turma do 4º ano de escolaridade do 1º CEBPublication . Florindo, Patrícia; Paramés, AnaA presente investigação foi realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCEB do Ensino Básico e surgiu perante a motivação e necessidade de explorar a astronomia, particularmente o Sistema Solar no 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Desenvolvida numa escola básica do concelho de Lisboa, ao longo de oito sessões, esta investigação revelou-se importante uma vez que permitiu estudar as potencialidades da utilização de projetos, aliados à construção de maquetes, no desenvolvimento dos conhecimentos, competências e capacidades dos alunos acerca da temática dos astros. Para tal, tentou-se perceber se a construção de maquetes, através da implementação de um projeto, pode ser uma estratégia adequada no desenvolvimento dos conhecimentos sobre o Sistema Solar, numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Este estudo desenvolveu-se no âmbito do paradigma interpretativo e realizou-se um projeto de investigação-ação. Consideraram-se como participantes os 20 alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, assim como a professora/investigadora e a docente titular da turma. Para tal, recorreram-se aos seguintes instrumentos de recolha de dados: a observação participante; o diário de bordo; a recolha documental; as conversas informais; e os protocolos dos alunos. O estudo realizado evidenciou as potencialidades de um projeto, uma vez que permitiu criar um ambiente de compromisso, descoberta e cooperação no qual os alunos tomaram decisões relacionadas com o seu trabalho o que os permitiu ser autores na construção do seu próprio conhecimento. Observou-se ainda que os alunos desenvolveram os seus conhecimentos relativos aos conceitos envolvidos na temática dos astros e do Sistema Solar, mas também as suas capacidades de pesquisa, diálogo e trabalho cooperativo.
- O efeito da autoeficácia no desempenho individual de trabalho: efeito moderador da atitude e experiência face ao teletrabalhoPublication . Neves, Ana Carolina Batista; Andrade, LuísSubsequente a um contexto pandémico que se verificou amplamente condicionante não só na vida e componente social dos indivíduos, mas também na sua vertente laboral, reinventando diversas formas de desempenhar o trabalho, esta dissertação e estudo, pretende aprofundar o conhecimento e perspetivas sobre esta nova realidade enquanto fenómeno individual e de que maneira estes condicionam não só a forma como se trabalha, mas também como os indivíduos se posicionam face a esta nova realidade e os resultados que daí advêm. Com recurso a uma moderação moderada, pretendeu-se compreender o efeito das Atitudes face ao Teletrabalho na relação entre a Autoeficácia e o Desempenho Individual de Trabalho, bem como se este efeito é diferente consoante a Experiência em Teletrabalho – híbrido e remoto. Pretende ser um estudo não-experimental, quantitativo com base num questionário aplicado em inglês, onde são utilizadas as escalas ‘New General Self-Efficacy Scale’ (Chen et al., 2001), a escala ‘Cross-cultural Adaptation of the Individual Work Performance (Koopmans et al., 2014), e ‘Telecommuting Atitudes Scale’ (Clark et al. 2012), nas suas versões originais. Os resultados demonstram que existe, de facto, uma correlação entre as variáveis apresentadas, no entanto, só foi possível refutar parcialmente, a hipótese levantada relativamente ao efeito na variável Comportamentos Contraproducentes. Evidencia-se, em contexto onde a modalidade de trabalho seja essencialmente remota, um aumento de Comportamentos Contraproducentes em indivíduos que se percecionem mais autoeficazes e percecionem também um maior Work-Life Balance. O mesmo acontece para os que percecionem menores Benefícios relativos ao teletrabalho. Tais resultados indiciam que a perceção e a experiência em teletrabalho exercem de facto, influência sobre as ações dos colaboradores e afetam, não só o seu Desempenho Global como a imagem e valor da organização, sendo de grande importância, não só a correta medição de performance, como o desenvolvimento de estratégias e mecanismos que, de forma positiva, possam ser aplicados neste contexto laboral com o intuito de promover melhores resultados para ambas as partes.
- Os critérios de seleção dos artesãos nas experiências de luxo: a visão dos operadores turísticos em PortugalPublication . Cebola, Pedro Miguel dos Santos; Almeida, SofiaO sentido tradicional de viagens de luxo está cada vez mais associado ao consumo hedonista e emocional, enfatizando a empatia, a qualidade e a compreensão pelo impacto global que as viagens têm na sociedade e no ambiente. As empresas precisam ser mais sensíveis a esse tópico para inspirar o consumidor e promover experiências significativas, ao mesmo tempo em que fazem a sua parte na preservação global do meio ambiente e da sociedade. O objetivo desta dissertação é entender como os critérios de seleção de artesãos podem promover a sustentabilidade social durante a criação de experiências de luxo. Os objetivos específicos são: (i) identificar a visão de luxo definida pelos operadores turísticos de luxo em Portugal; (ii) compreender a perspetiva dos operadores turísticos de luxo sobre a sustentabilidade social; (iii) compreender como é que a seleção de artesãos locais potencia a sustentabilidade social; (iv) apresentar os critérios de seleção dos operadores turísticos de luxo quando escolhem artesãos para experiências de luxo sustentável. Para alcançar estes objetivos, foram autorizadas 8 entrevistas com cargos superiores dessas empresas. Posteriormente, foi realizada uma análise qualitativa, com o apoio do MaxQDA. Os resultados indicam que a perspetiva de luxo dos operadores está de acordo com a literatura e resultou de anos de experiência de trabalho com turistas exigentes. A sustentabilidade social está cada vez mais presente na mente destas empresas, na medida em que os recursos locais são mais frequentemente usados para criar experiências autênticas. Os valores relacionados com a sustentabilidade tornaram-se cruciais na formação de parcerias. Como importantes recursos culturais nas comunidades locais, os artesãos não precisam falar a língua estrangeira, apenas precisam mostrar o seu trabalho único para proporcionar uma experiência autêntica. A inteligência emocional será um fator importante ao lidar com este tipo de turista. Os resultados indicam que os critérios selecionados são: boa avaliação, confiança, capacidade de produção e resposta, adaptabilidade, atenção ao detalhe, qualidade elevada de serviço, apresentação, formação adequada e preocupação com a sustentabilidade (mostrando certificação sustentável). O que é valorizado pelos operadores turísticos de luxo em relação aos artesãos perpetuará estas profissões, contribuindo para a sua preservação. Desta forma, possibilita a prosperidade das comunidades locais onde estes artesãos vivem, promovendo a longevidade das técnicas e conhecimentos únicos destas artes.
- A entrevista no processo de recrutamento e seleção na empresa ASTL&Filhos LDA.Publication . Lopes, Brandon Manuel Tavares Lopes; Andrade, LuísO recrutamento e seleção os dois formam um processo que visa atrair e selecionar candidatos a uma vaga em aberto na empresa, sendo que neste processo um dos momentos mais importante e a entrevista entre o candidato e o recrutador. Este relatório de estágio elaborado no âmbito do mestrado em Gestão de Recursos Humanos, procura analisar o impacto da entrevista de emprego, dentro do processo de recrutamento e seleção, uma vez que a entrevista e considerada como um dos momentos mais importante e crucial deste processo. No decorrer do estágio desenvolvi várias atividades, como à análise da necessidade de recrutamento, anúncio da vaga, análise dos Cvs acompanhei de forma direta as entrevistas a candidatos. Notou-se que é fundamental que o recrutador crie um ambiente saudável e humanizado a fim de tirar maiores informações do candidato a vaga. O estágio curricular foi realizado na empresa Astl & filhos Lda., sob a orientação científica do Professor Dr. Luís Andrade e com a supervisão de Amilton Martins socio gerente da Empresa Astl & filhos Lda e teve a duração de um mês e 15 dias.
- Do I still have time to change? O efeito moderador da geração na relação entre as atitude face ao teletrabalho e o employer brandingPublication . Carvalho, Marcos Paulo Quaresma de; Andrade, LuísGrande parte das investigações sobre o teletrabalho incidem sobre a perspetiva evolutiva e o contexto pré e pós COVID- 19. Os estudos presentes na literatura incidem sobre os desafios, os riscos e as oportunidades criadas pela crescente evolução do teletrabalho. Por outro lado, é possível evidenciar uma elevada preocupação com o bem-estar e a saúde mental associada à prática do teletrabalho. Do ponto de vista geracional, são poucos os trabalhos publicados sobre este tema de uma perspetiva multigeracional, uma vez que, as investigações presentes na literatura abordam apenas uma geração em específico, ou comparam apenas duas ou três gerações. Neste sentido, e com o crescente interesse nas organizações em atrair e reter os colaboradores, o presente estudo tem como principal objetivo investigar/explorar o efeito moderador da Geração na influência das Atitudes face ao Teletrabalho sobre o Employer Branding, de forma a tentar colmatar a lacuna existente na literatura. Para a realização deste estudo correlacional foi adotada uma metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário online. Face à impossibilidade de aceder a uma listagem da população para proceder a uma amostra representativa, foi adotado o método de amostragem não probabilístico por conveniência, aplicado a sujeitos de idade igual ou superior a 18 anos e que já tenham experienciado alguma modalidade de teletrabalho. O estudo contou com a colaboração de 128 participantes, a maioria do Sexo Feminino (53,1%), da Geração Y (48,4%), com Licenciatura (43%) e Empregada (80,5%). Para mensuração das variáveis em estudo foram utlizados três instrumentos, sendo eles a escala de Atitudes face ao Teletrabalho (Telecommuting Attitudes) (Clark et al., 2012), a escala do Employer Attractiveness de Puri (2018) e os Grupos Geracionais, que foram segmentados em intervalos de idades de acordo com classificação geracional de Twenge e colegas (2010). Assim, os resultados obtidos revelaram que as Gerações mais velhas têm uma Preferência pelo Trabalho Presencial e que a mesma tem uma relação significativa com o Valor do Papel e o Valor Económico. O teste de hipóteses confirmou que a Geração modera a relação entre as Atitudes face ao Teletrabalho e o Employer Branding.
- Design e exploração de um módulo de carga para um microcarro elétricoPublication . Teixeira, Júlio; Aston, JeremyO presente relatório é o resultado de um estágio no CEIIA e de um projeto que aborda a questão premente da poluição, agravada pelo aumento do tráfego automóvel devido à sobrelotação nas zonas urbanas. O objetivo central do projeto é a criação de um conceito de mobilidade com a promoção de uma rede logistica eficiente e a dissuasão da utilização de veículos privados para serviços quotidianos. O processo de conceção do produto propõe o EZ-MOVE, um módulo de carga para veículos elétricos (VEs), com um foco principal no apoio ao setor farmacêutico. A ideia é permitir aos habitantes das cidades a possibilidade de encomendar produtos farmaceuticos sem saírem de casa, criando assim uma rede de distribuição, armazenamento e preservação de produtos médicos. Paralelamente, este serviço promove a “partilha de viaturas” individuais com destinos compatíveis. O módulo EZ-MOVE foi concebido para maximizar o espaço, facilitando o armazenamento organizado e a separação de encomendas. Potencialmente, a solução pode oferecer vários serviços logísticos, incluindo entregas de alimentos e encomendas, para consumidores domésticos e empresas. Em suma, este trabalho de design oferece uma solução inovadora para a crise da poluição urbana, promovendo uma logística de transporte eficiente para pessoas e serviços com preocupações ambientais. O produto resultante é um módulo de carga versátil e , enquanto conceito, representa um papel fundamental na redefinição dos serviços de mobilidade urbana e na redução do impacto ambiental da utilização de veículos privados.
- "Da Aritmética ao Pensamento Algébrico: Um desafio da Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico"Publication . Catarina Parreira Pimpão, Ana; Pinto, Débora; Farinho, Paula; Pinto, Hélder
- Relação entre liderança adaptativa e performance: o papel mediador do CCOPublication . Vaz, Valéria Filipa dos Santos; Passos, Ana MargaridaA Liderança e o Comportamento de Cidadania Organizacional são temas que durante décadas têm vindo a ser estudados, em parte pela sua relevância para explicar o desempenho dos colaboradores nas organizações. Apesar dos inúmeros estudos, existem novas formas de liderança, como é o caso da liderança adaptativa, que ainda não foram muito estudadas. Este estudo pretende analisar a influência da liderança adaptativa no desempenho e investigar em que medida os comportamentos de cidadania organizacional são mediad ores desta relação. Neste estudo participaram 80 indivíduos que se encontram a trabalhar em Portugal e que responderam a um questionário online desenvolvido especificamente para o efeito. Os resultados revelaram que apenas uma dimensão da Liderança Adaptat iva, ou seja, a dimensão de “Envolver a equipa na solução”, apresenta se diretamente relacionada com a performance. Os resultados revelaram ainda que as três dimensões analisadas de comportamentos de cidadania organizacional medeiam totalmente esta relação . Os resultados são discutidos e integrados com a literatura existente na área. No final do trabalho são discutidas as limitações do estudo e possíveis recomendações para o futuro.