IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
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Browsing IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra by advisor "Amaro, Ana Cristina dos Santos"
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- Automatização e otimização dos processos logísticosPublication . Oliveira, Filipe Duarte Cabral; Amaro, Ana Cristina dos Santos; Pereira, Paulo Jorge de AlmeidaO setor da logística e dos transportes está em constante desenvolvimento, sendo um dos pilares socioeconómicos de qualquer país. Por ser um setor de extrema relevância, enfrenta inúmeros desafios, como sejam, os impactos ambientais ou o aumento do custo dos combustíveis, e ainda várias oportunidades de melhoria, nomeadamente de eficiência nas rotas e demais operações, de construção de uma visão global da operação, de indicadores já implementados, e de processos administrativos. Este contexto evidencia a ocasião para implementar melhorias, através de uma análise baseada em dados e no uso de ferramentas de inteligência de negócio, que proporcionam uma tomada de decisão informada. Tendo o objetivo de fornecer uma ferramenta que permita à empresa de acolhimento do estágio, Luís Simões Logística Integrada, melhorar a informação sobre a operação e, consequentemente, melhorar a tomada de decisão sobre essa operação, através de um conjunto de indicadores-chave de desempenho. Para tanto, foi estruturado e construído um relatório, composto por vários dasboards, utilizando a ferramenta Microsoft Power BI. Para definição dos indicadores-chave de desempenho conciliaram-se as necessidades da empresa com as propostas sugeridas pela revisão de literatura. A arquitetura do relatório permitiu definir o repositório de dados, o processo de extração, o tratamento e o carregamento de dados, resultando num conjunto de tabelas de dimensão e de factos. O relatório desenvolvido permitiu à entidade de acolhimento uma visão mais pormenorizada da operação, podendo servir de base para indicadores importantes para a tomada de decisão da empresa.
- Definição dos requisitos logísticos para a nova linha de produção da RevigrésPublication . Murtar, Evanilde de Jesus Olinda; Amaro, Ana Cristina dos SantosA logística é a área da Cadeia de Abastecimento, responsável pela transferência de produtos e informações de um ponto inicial – fornecedor – para um ponto final – cliente, e vice-versa, de modo a assegurar a satisfação deste último. O lançamento de um novo produto, e a definição de requisitos logísticos de suporte ao mesmo, enfrenta sucessivos desafios, sendo o primeiro a previsão das vendas – para determinar o volume de produção, que atenda à procura do cliente, e em função dessa estimativa definir: a alocação do espaço necessário para armazenagem, os meios de movimentação e transporte interno a serem empregues, e finalmente, definir e mapear o fluxo interno de todas as operações anteriores. Para atender a esta necessidade, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura com base na metodologia PRISMA, para identificar e analisar os estudos até então desenvolvidos sobre o tema, e foi aplicada a metodologia Action Design Research (ADR), para desenhar a melhor solução para cada objetivo do projeto. No âmbito académico, este projeto representa um importante contributo para o estado da arte do corpo do conhecimento relativo a dimensões distintas da logística, congregadas num problema de negócios real, e abordadas como um todo. Para empresa, o projeto oferece soluções apresentadas como propostas para responder ao seu desafio pontual, à luz da ciência e das possibilidades existentes no mercado.
- Fatores disruptivos e incerteza na gestão da cadeia de abastecimentoPublication . Lopes, Fábio Manuel Duarte; Amaro, Ana Cristina dos SantosO presente trabalho explora o planeamento da cadeia de abastecimento, através do desenvolvimento de um modelo matemático de otimização, o artefacto, que compreende a análise do comportamento da cadeia de abastecimento para diferentes cenários de quebra ou disrupções no abastecimento e incerteza na procura ou no preço dos produtos. Para o efeito, criou-se a formulação matemática do problema que se implementou utilizando a linguagem Python. Para validar o modelo desenvolvido foi realizada a resolução de um caso prático, relativo ao fabrico de café em cápsula, para o qual são simulados vários cenários de operação da cadeia de abastecimento. Os cenários testados compreendem a operação nos principais elos da cadeia, ou seja, fornecedor, fabricante, distribuidor e retalhista e diferentes cenários de planeamento. Foi utilizada a metodologia Design Science Research na condução das várias etapas de investigação de forma a ser possível avaliar o impacto de fatores disruptivos (abastecimento, entregas, preços, etc.), suas amplitudes (quebras totais, parciais, outras) e durações da ocorrência. O presente trabalho pretende contribuir para um melhor entendimento da cadeia de abastecimento, nomeadamente ao nível da tomada de decisão, e do planeamento da sua operação, em vários contextos e perante diferentes fatores disruptivos.
- Gestão ágil de armazéns com otimização de operaçõesPublication . Oliveira, Ana Sofia Travassos; Amaro, Ana Cristina dos SantosO presente trabalho é motivado pelo interesse e atualidade da gestão logística e das vantagens competitivas que esta tem vindo a demonstrar em contexto empresarial. A investigação levada a cabo reúne um conjunto de objetivos no domínio da gestão de armazéns, e da otimização de operações, tendo em vista alcançar uma gestão ágil, com exigentes padrões de eficácia e de eficiência. Para tanto, foi conduzida uma ampla revisão da literatura, baseada nas palavras-chave da temática em estudo. Os resultados apontam um conjunto de metodologia, técnicas e ferramentas adequadas à otimização/ melhoria de várias operações e de gestão do armazém. Colocando o foco nas operações de proximidade ao cliente, a literatura destaca o crossdocking e, no conjunto das operações de distribuição, o planeamento e afetação das rotas de veículos, VRP, surgem como as mais impactantes. Desta forma, foi selecionado um solver adequado e tratado um caso empresarial real, o Centro Operações Logísticas (COL), da empresa Luís Simões, em Coimbra. Foram executados vários cenários de distribuição, todos eles com saída e regresso ao COL, com dados relativos aos meses de março, junho e agosto de 2022, tendo sido privilegiadas duas sextas-feiras, em cada mês, por serem os dias de maior movimentação de paletes (em número) e maior dispersão (mais clientes). A análise dos vários cenários permite concluir que, independentemente de se tratar de um mês padrão (março) ou de meses associados com épocas festivas (junho) ou épocas balneares (agosto), os menores custos e duração de trajetos das rotas correspondem aos casos em que ocorrem vários retornos ao COL de Coimbra.
- Gestão de Stocks em contexto de cadeia de abastecimento: estudo de caso Luís Simões, Logística Integrada, S APublication . Valença, Filipa Rafaela Craveiro; Amaro, Ana Cristina dos SantosNos dias de hoje, cada vez mais competitivos, as organizações são obrigadas a adotar uma gestão da cadeia de abastecimento eficaz e aliada a uma redução dos custos operacionais. Neste âmbito, tem-se observado uma crescente preocupação com a gestão das atividades logísticas e, em particular, com a gestão de stocks, pelo seu potencial na contenção de custos. Este facto tem promovido inúmeros estudos com o objetivo de melhorar a eficácia das decisões logísticas. Um amplo trabalho de pesquisa, tendo em conta a proposta de métricas de avaliação do desempenho do armazém, em contexto de Cadeia de Abastecimento, foi desenvolvido. Por outro lado, a empresa Luís Simões, Logística Integrada, SA, acolheu o presente estudo. Da conciliação entre o trabalho de pesquisa e as práticas industriais foram desenvolvidas novas propostas de avaliação centradas em indicadores chave de desempenho. Estes KPIs (Key Performance Indicators) foram validados pela organização, que aferiu quer da sua adequabilidade local (armazém) quer do seu potencial integrador com os demais elos da cadeia. Foi então elaborada uma representação dos KPI – dashboard operacional e, simultaneamente, criada uma plataforma de gráficos dinâmicos para integrar o mapeamento geográfico dos elos ibéricos da cadeia Luís Simões, Logística Integrada, SA. A observou-se também que a consideração do contexto de cadeia logística levanta importantes requisitos de gestão das plataformas de decisão propostas (ie. dashboard operacional e gráficos dinâmicos). Assim, o recurso aos sistemas de informação com soluções integradas constitui um investimento de crescente oportunidade.
- Gestão logística no mercado farmacêutico, o presente e o futuro, como otimizar?Publication . Pinto, João Carlos Almeida; Amaro, Ana Cristina dos Santos; Pedrosa, Isabel Maria MendesNa indústria farmacêutica, o sucesso de uma empresa, num mercado global e competitivo, depende não só da capacidade de manter uma cadeia de abastecimento eficiente, mas também de uma constante otimização dos seus processos logísticos. A FHC- Farmacêutica, uma referência mundial na distribuição de medicamentos e dispositivos médicos, identificou a necessidade de aprimorar e atualizar a gestão de fluxos de materiais para assegurar não só a eficiência operacional, mas também a qualidade e segurança dos seus fluxos de produtos até ao consumidor final. Neste contexto, o estágio curricular desenvolvido na Zeone Consulting, subsidiária do Grupo FHC, focou-se na análise e melhoria dos processos logísticos da FHC- Farmacêutica. Através da metodologia Business Process Management (BPM), foi realizado um mapeamento detalhado dos processos de compra, venda e expedição de mercadoria, com o intuito de identificar áreas de melhoria e implementar práticas que aumentem a eficiência, reduzam os custos e melhorem a qualidade do serviço. A análise incluiu uma revisão aos diagramas de mapeamento da estrutura organizacional, dos fluxos de trabalho, da gestão de transportes e dos stocks, considerando as especificidades da logística farmacêutica, onde a precisão e a rapidez são cruciais. Em particular, foram identificadas possíveis oportunidades de otimização nos processos de procurement, gestão de stock e expedição marítima, impactantes no crescimento da empresa em mercados internacionais. Com base nas necessidades identificadas, foram propostas melhorias, incluindo a reestruturação dos processos logísticos e a implementação de ferramentas de controlo e monitorização. A aplicação do BPM permitiu não só a identificação de ineficiências, mas também a criação de um plano estratégico para a melhoria contínua, assegurando que os processos logísticos da FHC- Farmacêutica sejam capazes de responder de forma ágil às expectativas do mercado e do cliente.
- Implementação de um projeto Lean Management numa empresa de serviços de águaPublication . Martins, Ana Raquel Clérigo; Amaro, Ana Cristina dos Santos; Pinto, João PauloO presente trabalho é motivado pelo imperativo de melhoria das reclamações dos clientes do serviço da Águas da Região de Aveiro, S.A (AdRA), tendo como objetivo apresentar a aplicação do Lean Management à gestão do processo das reclamações. A opção pelo Lean Management era já uma decisão da empresa, no sentido de ser uma filosofia que aposta na criação de valor, através da eliminação do “desperdício”, procurando assegurar a satisfação máxima do cliente e a sustentabilidade financeira dos serviços pela melhor gestão de recursos. A revisão bibliográfica desenvolvida permitiu concluir do sucesso que esta metodologia tem registado em diferentes campos de aplicação. Assim, no atual contexto económico-social, a sua implementação aos serviços de água e saneamento preconizou um real desafio. Ao longo do relatório procura-se ilustrar as etapas de implementação da metodologia, desde o processo de criação de uma cultura lean na AdRA, passando pela aplicação de algumas das ferramentas lean, como o A3 de resolução de problemas, as Swimlanes, a normalização do trabalho e o empowerment, entre outras. Em todo este processo revela-se o impacto alcançado na agilização de processos, na gestão de recursos e a sua importância sobre os indicadores de qualidade do serviço. A solução encontrada pela AdRA permitiu reduzir em 24% o número de reclamações de 2011 para 2013, observando-se, paralelamente, um incremento da percentagem de respostas dentro dos limites legais, passando de 16,5% para 100%. Conclui-se pois que a aplicação do Lean Management permitiu à AdRA garantir a qualidade do serviço e acrescentar valor para o Cliente.
- Implementação e certificação de um sistema de gestão de qualidade na MRG Equipav Engenharia e Construção SAPublication . Santos, Ana Rita Cardoso dos; Amaro, Ana Cristina dos Santos; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoO presente relatório de estágio pretende apresentar o desafio de implementar e certificar de um sistema de gestão da qualidade. Pretende-se, com recurso a um exemplo real, apresentar as razões que levam uma organização a implementar e certificar um sistema de gestão da qualidade e quais as dificuldades sentidas e a contextualização teórica da problemática da qualidade. Para implementar um sistema de gestão da qualidade, a organização identificou os processos, e respetivos procedimentos, de acordo com os requisitos da NP EN ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos, com vista à certificação do seu sistema de gestão da qualidade.
- Melhoria de processos logísticosPublication . Silva, João Paulo Baptista; Amaro, Ana Cristina dos SantosA gestão das cadeias de abastecimento alimentar é um grande desafio, motivado quer pela grande diversidade e tipologia de produtos, quer pela especificidade dos requisitos de operação e movimentação (embalagem, temperatura, etc.). O presente trabalho trata a logística de armazém para produtos alimentares sob temperatura controlada e tem como principal objetivo a proposta de melhorias para os processos logísticos de baixa produtividade no armazém. Para tanto, foi conduzida uma importante revisão da literatura, sendo a proposta conduzida num operador líder europeu no setor da logística e do transporte de produtos alimentares. O estudo avalia a integração de um novo cliente, num espaço de armazém priorizado a um grande cliente. A partilha de recursos gera conflito com as operações em curso, e impôs a necessidade de novas soluções para manter ou melhorar as operações e os processos existentes. Os resultados alcançados evidenciam a obtenção de melhorias quanto à eficácia e à eficiência dos processos logísticos.
- Melhorias na logística inversa: eficiência e sustentabilidade na gestão de suportes de transportePublication . Oliveira, Susana Duarte Barradas; Correia, Elisabete Maria Fonseca; Amaro, Ana Cristina dos SantosEste projeto, desenvolvido na Leroy Merlin Portugal, visa melhorar a eficiência e sustentabilidade na gestão de Suportes de Transporte Reutilizáveis (STR) no contexto da Logística Inversa. Com a aplicação da metodologia de Business Process Modeling (BPM), o estudo identifica e implementa práticas que otimizam o uso de STR, como Smart Boxes, Grades Metálicas e Cestos Plásticos, fundamentais para reduzir custos operacionais, diminuir o impacto ambiental e reforçar os indicadores de sustentabilidade da cadeia de abastecimento (CA). A modelação de processos BPMN, realizada no âmbito deste projeto, revelou-se crucial para a empresa delinear um novo procedimento de devolução de STR, proporcionando uma estrutura clara e detalhada que garante maior controlo e eficiência nas operações logísticas. A pesquisa centra-se em todo o ciclo de utilização dos STR, desde a sua operação nos armazéns e transporte até ao retorno aos centros logísticos, onde frequentemente se verificam desafios, como a disponibilidade dos suportes e dificuldades no seu retorno às operações logísticas. Dada a crescente pressão para minimizar resíduos e custos, o projeto apresenta soluções para melhorar a taxa de ocupação dos camiões, reduzir o número de transportes diários, otimizar o consumo de combustíveis e, em última análise, a pegada de carbono. Os resultados esperados incluem um impacto positivo nos três pilares da sustentabilidade: no âmbito económico, ao racionalizar recursos e diminuir custos associados ao uso de STR; no ambiental, ao reduzir a dependência de embalagens descartáveis e a consequente produção de resíduos; e no social, ao fomentar práticas responsáveis dentro da empresa, promovendo uma cultura de sustentabilidade. Com base na metodologia aplicada e nos benefícios verificados, este projeto demonstra o potencial de replicabilidade no setor do retalho, reforçando a importância de uma Logística Inversa eficaz e integrada na transição para uma Economia Circular e sustentável.