Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A logística é a área da Cadeia de Abastecimento, responsável pela transferência de
produtos e informações de um ponto inicial – fornecedor – para um ponto final – cliente,
e vice-versa, de modo a assegurar a satisfação deste último. O lançamento de um novo
produto, e a definição de requisitos logísticos de suporte ao mesmo, enfrenta sucessivos
desafios, sendo o primeiro a previsão das vendas – para determinar o volume de produção,
que atenda à procura do cliente, e em função dessa estimativa definir: a alocação do
espaço necessário para armazenagem, os meios de movimentação e transporte interno a
serem empregues, e finalmente, definir e mapear o fluxo interno de todas as operações
anteriores. Para atender a esta necessidade, foi realizada uma Revisão Sistemática de
Literatura com base na metodologia PRISMA, para identificar e analisar os estudos até
então desenvolvidos sobre o tema, e foi aplicada a metodologia Action Design Research
(ADR), para desenhar a melhor solução para cada objetivo do projeto. No âmbito
académico, este projeto representa um importante contributo para o estado da arte do
corpo do conhecimento relativo a dimensões distintas da logística, congregadas num
problema de negócios real, e abordadas como um todo. Para empresa, o projeto oferece
soluções apresentadas como propostas para responder ao seu desafio pontual, à luz da
ciência e das possibilidades existentes no mercado.
Description
Keywords
Previsão de vendas Alocação de armazenagem Armazenagem automática Mapeamento de fluxos internos Value stream mapping