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ISCAC - Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio

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  • Gestão logística no mercado farmacêutico: análise e proposta de novos indicadores de desempenho
    Publication . Melo, Catarina João Freire; Pedrosa, Isabel Maria Mendes
    A gestão logística no setor farmacêutico é essencial para garantir a disponibilidade, segurança e eficiência na distribuição de medicamentos e produtos de saúde. Dada a natureza sensível dos produtos farmacêuticos, os quais requerem condições rigorosas de armazenamento e transporte, qualquer falha no processo pode comprometer a qualidade dos medicamentos, afetando a saúde dos consumidores. Este estágio curricular realizado na Zeone Consulting, Lda., permitiu o desenvolvimento de atividades na área de logística farmacêutica, comportando as atividades de análise e desenvolvimento de novos indicadores de desempenho, os quais se espera que contribuam para uma gestão mais precisa e capaz de responder aos desafios atuais do setor farmacêutico, onde se incluem a rastreabilidade dos produtos e o cumprimento de exigentes normas regulamentares. A Zeone Consulting, Lda. assegura a prestação integrada de serviços, atividades complementares e subsidiárias para todas as empresas do Grupo FHC, promovendo a melhoria contínua no desempenho dos processos, a eficácia do sistema de gestão e os mecanismos de corporate governance, em consonância com a estratégia corporativa. Este estágio justifica-se pela necessidade de garantir que os processos logísticos da empresamãe, a FHC Farmacêuticas, S.A., estão alinhados com as melhores práticas e suportados por indicadores de desempenho eficazes, permitindo uma gestão informada e proativa, especialmente num mercado farmacêutico onde eficiência e precisão são fundamentais. Neste documento, são detalhadas as diversas contribuições da aluna, com destaque para aquelas consideradas mais relevantes, tanto para a empresa, no que diz respeito à especificação do conhecimento adquirido, quanto para a própria aluna, ao mapear e atualizar processos logísticos, estruturar o alinhamento dos objetivos estratégicos da FHC, desenvolver uma proposta de indicadores de desempenho e elaborar um Balanced Scorecard
  • A comunicação interna como ferramenta de engagement dos trabalhadores numa escola de línguas
    Publication . Vieira, Ana Cristina Ferreira das; Ramos, Luís Pedro Serra
    Estando as organizações cada vez mais preocupadas com o seu desempenho a todos os níveis, é importante perceber qual o grau de satisfação que os trabalhadores têm com a comunicação e desenvolver um plano estratégico de comunicação interna que seja capaz de alcançar o engagement dos trabalhadores. Os diversos departamentos dentro da empresa devem trabalhar juntos para criar sinergias onde podem desenvolver e consolidar uma comunicação interna forte que seja capaz de satisfazer os trabalhadores e gerar um sentimento de orgulho por fazerem parte da organização. Cabe aos profissionais dos departamentos de recursos humanos, marketing e relações públicas de desenvolver canais de comunicação interna que promove um clima agradável com possibilidade de crescimento profissional aos seus trabalhadores para que estes se sintam satisfeitos e motivados e assim contribuírem para o sucesso da organização. Os planos estratégicos devem ser implementados de forma a que o trabalhador se sinta motivado desde o seu primeiro contacto com a empresa, ou seja, desde o onboarding. Neste âmbito, o presente projeto consiste num estudo exploratório que procura mostrar como o conceito de employee engagement se pode enquadrar num plano de comunicação interna de uma escola de línguas. Para entender qual o papel que a comunicação interna pode ter no engagement dos trabalhadores procurou-se saber quais as atividades que eram desenvolvidas com os trabalhadores e qual o grau de conhecimento que os trabalhadores têm da própria organização.
  • Desenvolvimento de dashboard para análise de flutuações nas linhas de produção da Bosch Car Multimedia, S A
    Publication . Melo, Francisco Manuel Mopreira Melo; Leite, Joana Jorge de Queiroz
    A indústria automobilística é um setor bastante competitivo, que se caracteriza pelas alterações no desenvolvimento tecnológico e pelas novas preferências dos consumidores. Face a estas mudanças, as organizações são desafiadas a estarem posicionadas com as novas técnicas de Business Intelligence do mercado. A Bosch Car Multimedia S.A, uma empresa multinacional deste setor, está na vanguarda tecnológica no que diz respeito às linhas de produção, e que orientada pela filosofia Lean procura sempre a otimização dos processos. Neste contexto, este projeto, integrado num estágio curricular, surgiu com o propósito de desenvolver uma solução visual, com o intuito de otimizar as linhas de produção e estabilizar o fluxo do processo produtivo da fábrica Bosch Car Multimedia S.A. O modelo visual foi desenvolvido no Power BI, composto por três dashboards, com a capacidade de proporcionar aos utilizadores apoio na identificação de flutuações, referentes aos tempos de ciclo dos componentes, nas linhas de produção. Adicionalmente, possibilita o entendimento de possíveis causas para flutuações com maior amplitude, e neste sentido realizar tomadas de decisão mais fiáveis e sólidas. Durante o desenvolvimento do projeto a metodologia CRISP-DM serviu de estrutura para orientar todas as etapas do processo. Por fim, o projeto contribuiu de forma positiva para a entidade acolhedora, com a disponibilização de uma solução com capacidade de dar suporte aos colaboradores no bom funcionamento das operações.
  • Gestão de CRM e analítica de vendas e marketing
    Publication . Marques, Margarida Rodrigues Mendes; Santos, Victor Oliveira da Cruz
    O presente trabalho surge no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Sinmetro, escolhido como modalidade da componente não letiva do 2º ano do Mestrado de Sistemas de Informação de Gestão. O estágio teve como principal objetivo apoiar as equipas de vendas e marketing na parametrização do sistema de CRM (Customer Relationship Management) e na criação de análises de dados de vendas e marketing, com especial foco no produto ACCEPT. A Sinmetro é uma empresa de consultoria tecnológica que oferece soluções para o controlo da qualidade industrial, o produto ACCEPT. Durante o estágio, foram realizadas diversas tarefas utilizando a plataforma Zoho e as suas várias aplicações, como a criação de dashboards e a análise de estratégias de comunicação digital. Estas atividades permitiram a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do mestrado, ao mesmo tempo que possibilitaram o desenvolvimento de novas competências em ferramentas tecnológicas e analíticas. O trabalho realizado contribuiu significativamente para uma gestão mais eficiente do relacionamento com os clientes, reforçando o papel das ferramentas de CRM na estratégia global da empresa. O presente relatório inclui, inicialmente, uma revisão de literatura inicial sobre os principais temas abordados no estágio, seguida pela descrição das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos.
  • Relatório de Estágio no Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem do Instituto Politécnico de Coimbra
    Publication . Pinheiro, Sara Mendes; Bacalhau, Lara Sofia Mendes
    O marketing tem-se consolidado como uma ferramenta essencial no ambiente de negócios e, mais recentemente, no Ensino Superior, onde beneficia Instituições na promoção da sua oferta formativa e na fidelização de antigos estudantes. A literatura sobre marketing educacional realça a importância do feedback e dos Alumni como embaixadores de excelência das Instituições de Ensino Superior (IES), fatores que promovem a fidelidade e reforçam a imagem institucional. Obter um testemunho positivo, auxilia a construção de um sentimento de fidelidade nos estudantes e antigos estudantes perante a sua Instituição de Ensino Superior. Este relatório de estágio no Gabinete de Comunicação Institucional e Imagem (GCII) do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) permitiu uma análise prática dessas estratégias, particularmente no âmbito da rede Alumni, como meio de fortalecimento de vínculos entre diplomados e a Instituição. Durante o estágio, entre outras atividades, foi desenvolvido um estudo que explorou a relação entre satisfação, imagem e lealdade na perspetiva dos Alumni do IPC, com base na revisão de literatura que destaca a lealdade dos antigos estudantes como elemento estratégico para as IES. Para isso, utilizou-se a plataforma LimeSurvey, obtendo-se uma amostra de 1.554 diplomados, que concluíram os seus cursos entre 2012/2013 e 2022/2023. As respostas forneceram dados sobre o grau de satisfação dos Alumni em relação aos principais aspetos da experiência educacional e sobre a sua perceção da imagem institucional, fatores que, segundo a literatura, estão intimamente ligados à fidelidade dos antigos estudantes. Os resultados indicam que diplomados satisfeitos e com uma perceção positiva da imagem institucional tendem a apresentar comportamentos leais para com a IES, como recomendação ativa e apoio contínuo ao IPC. Esse vínculo positivo entre Alumni e IES, abordado pela literatura, é fortalecido por ações concretas do GCII, como a gestão da rede Alumni e a implementação de estratégias de comunicação e engajamento. Este estágio contribuiu, assim, para a compreensão prática das teorias de marketing educacional, evidenciando o papel crucial dos Alumni na consolidação da imagem e na promoção da Instituição perante novos e potenciais estudantes.
  • Estágio na Abilis: desenvolvimento de um dashboard para as demonstrações financeiras
    Publication . Matias, Sónia Fernandes; Ribeiro, António Rui Trigo; Sanches, Paulo Alexandre Monteiro Gouveia
    As tecnologias de Business Intelligence têm sido cada vez mais usadas para analisar demonstrações financeiras de forma eficiente. Isso permite às organizações otimizar a apresentação dos relatórios financeiros de maneira simplificada e interativa. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de Business Intelligence, focado na criação de um dashboard interativo, com o objetivo de otimizar a criação de relatórios financeiros para todos os clientes da Abilis - Consultores de Empresas, LDA. Este projeto utilizou a metodologia de Design Science Research, que tem como principal objetivo a criação e implementação de artefactos de modo a resolver problemas. A ferramenta de Business Intelligence escolhida, foi o Power BI devido à sua capacidade de integrar, transformar e visualizar dados de maneira eficiente e dinâmica. O dashboard desenvolvido permitiu automatizar o processo de extração e análise de dados, proporcionando uma visão mais clara e acessível da classe de gastos e rendimentos. Apesar de ter sido apresentado apenas um protótipo, o feedback da demonstração do dashboard foi extremamente positiva, conseguindo não só eliminar as inconsistências do método anteriormente utlizado, como também, reduzir o tempo necessário para a elaboração dos relatórios, facilitando assim a tomada de decisões informadas por parte dos gestores.
  • Estágio realizado na AC, Águas de Coimbra, EM
    Publication . Costa, Sofia Margarida Ferreira Correia de Sousa; André, Emília Graça Dourado Telo Ferraz Pereira
    O relatório agora apresentado, no âmbito da unidade curricular Estágio, integrado no Mestrado de Auditoria Empresarial e Pública, tem como desígnio a obtenção do grau de mestre, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. O estágio foi realizado na AC, Águas de Coimbra, EM, empresa na área da água e saneamento, no período compreendido entre 1 de março e 30 de setembro de 2024. A metodologia empregue no presente relatório, no que concerne à parte teórica, alicerçou- -se fundamentalmente na pesquisa de artigos científicos, livros e outros relatórios que abordavam temas semelhantes. Relativamente à componente prática, o método usado foi a observação e aprendizagem inerente às diversas tarefas realizadas ao longo do período de estágio. O estágio possibilitou praticar as funções propostas, com o intuito de empregar os saberes e matérias adquiridos ao longo da componente teórica da parte curricular do mestrado, bem como a obtenção de aptidões e capacidades em resultado do contacto direto com a realidade empresaria
  • A normalização contabilística: uma comparação entre Portugal e o Luxemburgo
    Publication . Esteves, Miguel Marques; Domingues, Pedro Manuel Gonçalves
    O presente relatório foi a opção escolhida para a realização da componente não letiva do mestrado em Contabilidade e Fiscalidade Empresarial. O estágio curricular foi efetuado no escritório de contabilidade do grupo empresarial C-Partners Group nomeadamente, na empresa CCORSERPT OUTSOURCING, LDA. Relativamente à componente teórica, o foco será o enquadramento da normalização portuguesa e luxemburguesa, bem como, sempre que aplicável, a sua comparação. O método de investigação utilizado neste relatório baseia-se na pesquisa de artigos científicos e outros documentos académicos análogos. Já na componente prática, o método utilizado foi a observação e realização das tarefas que constavam no plano de estágio ao longo dos seis meses do mesmo. Este estágio curricular teve como principal objetivo a familiarização com o quotidiano de um escritório de contabilidade, o entendimento de todos os procedimentos contabilísticos a realizar e, posteriormente, a aplicação dos conteúdos teóricos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado. A finalidade da componente teórica deste relatório passará por demonstrar as diferenças e as semelhanças entre o normativo contabilístico português e o luxemburguês, bem como, a comparação das práticas contabilísticas adotadas por estes dois países.
  • Estratégias integradas de marketing digital na entidade regional Turismo Centro de Portugal
    Publication . Estêvão, Inês Maria Silvestre; Santos, Victor Oliveira da Cruz
    O marketing digital tem se tornado numa parte integrante de todos os setores de atividade. Por isso, as organizações pertencentes ao setor turístico devem tomar conhecimentos das atuais tendências nos canais de divulgação, e os seus respetivos recursos, para aclarar e adequar visões estratégicas integradas de marketing digital de modo a proporcionar experiências e resultados positivos com vista à visibilidade online. Esta linha de raciocínio é o que marca o presente relatório de estágio cujas atividades desenvolvidas, na Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, se centram no aprofundamento de conhecimentos teóricos e técnicos que impulsionam a implementação de estratégias de marketing digital.
  • Adaptação de conteúdos digitais na empresa OLI Sistemas Sanitários S A
    Publication . Anastácio, Inês de Jesus; Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de Figueiredo
    O mercado contemporâneo, impulsionado pelas transformações tecnológicas e pela evolução da internet, exige que as empresas repensem as suas estratégias de marketing para se destacarem num ambiente cada vez mais competitivo. O marketing digital e o marketing de conteúdo surgem como ferramentas essenciais nesse contexto, permitindo que as organizações alcancem os públicos-alvo por meio de ações estratégicas e conteúdo relevante. A escolha do estágio e relatório de estágio como modalidade refletiu o meu desejo de vivenciar um ambiente profissional real. Esta experiência permitiu complementar a formação teórica adquirida no ISCAC com a aplicação prática de conhecimentos e ferramentas, contribuindo para o meu desenvolvimento profissional e preparando-me para os desafios do mercado de trabalho.