ISCAC - Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio
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- 10719532Publication . Santos, Luís Alcino Madeira Pereira dos; Almeida, Bruno José Machado deA concentração do mercado de auditoria tem sido fonte de estudo e de preocupação por parte de reguladores e de académicos. Os elevados níveis de concentração limitam a capacidade de escolha dos consumidores e podem diminuir a qualidade das auditorias e aumentar os seus honorários, bem como representam um risco sistémico para o mercado de auditoria. O estudo da concentração do mercado de auditoria tem sido centrado nas empresas cotadas e nas Entidades de Interesse Público, não abordando as PME que representam, na União Europeia, cerca de 98,8% do total de empresas, sendo responsáveis por 47% do VAB e 55% do emprego. Este relatório tem os seguintes objetivos: analisar os níveis de concentração no mercado de auditoria nas PME, analisando quatro parâmetros: volume de negócios, número de trabalhadores, total do ativo e número de clientes; e apresentar as tarefas por mim desenvolvidas durante o estágio curricular, com a função de auditor financeiro estagiário, na empresa Telma Carreira Curado & Associados, Sociedade de Revisores Oficiais de Conta, Lda., que teve a duração total de 960 horas. As nossas conclusões permitem identificar que os níveis de concentração se apresentam elevados, com efeito as Big-4 dominam na maior parte dos parâmetros analisados, existindo igualmente grandes empresas regionais que contribuem para que o mercado de auditoria se apresente concentrado, sem, no entanto, evidenciar a estrutura de um oligopólio.
- Acolhimento e integração de colaboradores: proposta de reformulação do processo da Aleluia Cerâmicas, S APublication . Faneca, Ana Raquel Marques; Moreira, Paulo Américo PintoCom a elevada rotatividade existente no mercado de trabalho, é essencial garantir a retenção de colaboradores. Esta retenção pode ser alcançada através de práticas adequadas de acolhimento e integração. O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas no estágio curricular para a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Recursos Humanos da Coimbra Business School (ISCAC) realizado entre os meses de janeiro e de julho de 2022 na Aleluia Cerâmicas, uma empresa dedicada à produção e decoração de revestimentos e pavimentos cerâmicos. As atividades desempenhadas no estágio, versaram algumas das principais temáticas da gestão de recursos humanos, no entanto, tendo sido identificadas oportunidades de melhoria do processo de acolhimento e integração de novos colaboradores, esta acabou por se tornar na atividade principal e, consequentemente, na temática central do presente trabalho de projeto. Assim, procedeu-se à reformulação deste processo, tendo sido necessário efetuar algumas alterações em procedimentos existentes e criar ferramentas e métodos essenciais. Destacam-se as melhorias introduzidas ao manual de acolhimento e integração, a conceção de ação de formação de acolhimento, bem como outras instrumentos de apoio para a melhoria do acolhimento e integração existente na empresa. De forma a explicitar a reformulação do processo, o presente relatório apresenta uma análise crítica ao processo até então vigente, evidenciando-se a necessidade de melhoria. Por fim, destacam-se os objetivos pessoais alcançados durante o estágio e as dificuldades sentidas durante esta etapa.
- Acolhimento e integração e gestão da formação. Inocambra Construções Metálicas, S APublication . Costa, Mariana Marques da; Oliveira, Margarida Sofia de FreitasA retenção do capital humano é, cada vez mais, um desafio para as empresas e as exigências impostas pelo mercado evidenciam a necessidade de as organizações otimizarem as competências dos colaboradores. Por conseguinte, as temáticas de acolhimento e integração e de gestão da formação, são cruciais para a gestão de recursos humanos de qualquer organização. O presente relatório versa sobre estas áreas e visa a implementação de práticas de acolhimento e integração, bem como fomentar a formação na entidade de acolhimento do estágio curricular, a Inocambra - Construções Metálicas, S.A. Este relatório de estágio permite verificar que as atividades desenvolvidas no âmbito do acolhimento e da integração de novos colaboradores obtiveram resultados positivos para a empresa e para os colaboradores, já que a aplicação dos questionários de satisfação do acolhimento revelou um grau de satisfação de 84%. A empresa dispõe agora de um processo de acolhimento e integração definido e implementado, como contributo deste estágio. Relativamente à gestão da formação, o processo de levantamento de necessidades de formação desenvolvido, possibilitou uma correta identificação das necessidades, contribuindo para a elaboração do plano de formação 2022. Ademais, com a implementação do nível um e do nível três do modelo de Kirkpatrick passou a ser possível avaliar a satisfação e os comportamentos dos formandos. Assim, com a aplicação dos questionários, verificou-se que, primeiro, o nível de satisfação foi positivo e que, segundo, o conteúdo adquirido nas formações não é aplicado pelos formandos em contexto laboral. Portanto, na generalidade, institui-se práticas de acolhimento e integração dos colaboradores, como também se aprimorou a gestão da formação, tendo contribuído para uma maior integração dos recém-admitidos na empresa, assim como numa correta aplicação e avaliação das etapas referentes ao ciclo formativo.
- Acompanhamento da execução orçamental e da LCPA nos hospitais EPE: caso do Centro Hospitalar do Baixo Vouga EPEPublication . Sá, Marta Vidal e; Coimbra, Cláudia Maria Pires de CarvalhoO presente relatório de estágio é elaborado no âmbito do estágio curricular, integrado no Mestrado em Controlo de Gestão, ministrado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. O estágio realizou-se nos Serviços Financeiros do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, E.P.E. (CHBV), tendo como principais objetivos a integração e compreensão da dinâmica dos Serviços Financeiros do CHBV, mais precisamente nas funções de controlo de gestão. Ao longo dos tempos os hospitais têm sofrido sucessivas alterações, ao nível da sua gestão, num ambiente em que as restrições orçamentais impostas tendem a ser cada vez maiores. Neste sentido, o controlo de gestão assume um papel fundamental, na medida em que se torna relevante o acompanhamento, avaliação e o apoio à tomada de decisão para o cumprimento dos objetivos estratégicos e orçamentais, tendo uma importância decisiva para o bom desempenho dos hospitais. Neste contexto, o relatório de estágio centra-se na aplicação da Lei dos compromissos e pagamentos em atraso (LCPA) nos hospitais Entidades Públicas Empresariais e no acompanhamento da execução orçamental e do cumprimento da lei, no CHBV. Não menos importante que a abordagem destes conceitos, foram analisados três tipos de relatório de reporte de informação financeira e não financeira, elaborados no período de estágio, nomeadamente: o Relatório de Execução Orçamental, o Relatório e Contas e o Relatório de Governo Societário. Os mesmos permitiram a recolha de informação e a realização de análises de desvios e de diversos indicadores, que revelaram ser ferramentas essenciais para o papel de controller
- Activos intangíveis: a questão do reconhecimento dos direitos de autorPublication . Coelho, Letícia Margarida Domingues; Góis, Cristina Maria Gabriel GonçalvesEste trabalho tem por base um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade Empresarial lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC). O presente trabalho têm como principal objetivo expor as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio, na empresa Grupo Almedina, situada em Coimbra. Nesta nova era da economia os ativos intangíveis assumem um papel muito importante na sociedade de conhecimento, tornando-se crucias para a manutenção da vantagem competitiva das empresas e, consequentemente, para a sua permanência no mercado. O presente trabalho têm como objetivo efetuar um enquadramento teórico dos ativos intangíveis de forma a dirigir-nos ao ponto principal do trabalho que é expor a forma como os Direitos de Autor são contabilizados no Grupo Almedina
- Adaptação de conteúdos digitais na empresa OLI Sistemas Sanitários S APublication . Anastácio, Inês de Jesus; Marcos, Anabela Maria Bello da Silveira Baptista de FigueiredoO mercado contemporâneo, impulsionado pelas transformações tecnológicas e pela evolução da internet, exige que as empresas repensem as suas estratégias de marketing para se destacarem num ambiente cada vez mais competitivo. O marketing digital e o marketing de conteúdo surgem como ferramentas essenciais nesse contexto, permitindo que as organizações alcancem os públicos-alvo por meio de ações estratégicas e conteúdo relevante. A escolha do estágio e relatório de estágio como modalidade refletiu o meu desejo de vivenciar um ambiente profissional real. Esta experiência permitiu complementar a formação teórica adquirida no ISCAC com a aplicação prática de conhecimentos e ferramentas, contribuindo para o meu desenvolvimento profissional e preparando-me para os desafios do mercado de trabalho.
- Algumas práticas de gestão de recursos humanos na administração pública e privada, uma comparaçãoPublication . Maltez, Xavier Matias Santos; Simões, Paulo António CorreiaAs formas tradicionais de organização do trabalho baseiam-se na divisão do trabalho e, como tal, exigem que estas sejam analisadas e projetadas ao longo de linhas de demarcação específica, agrupadas em unidades funcionais separadas. A pesquisa anterior relacionada com a Gestão de Recursos Humanos em organizações públicas e privadas fornece uma visão contraditória de similaridade e dissimilaridade. A ideologia tradicional assume a necessidade de semelhança entre os dois setores e, a hipótese de similaridade com base na teoria institucional refere que as organizações do setor público adotam práticas de Gestão de Recursos Humanos equivalentes às do setor privado, com a finalidade de obter legitimidade com as necessidades de aumento da relação custo-benefício. E, por outro lado, as organizações do setor público ainda são vistas como representantes de um modelo mais suave de Gestão e Recursos Humanos. Tendo em consideração estes pressupostos, o objetivo do presente projeto é apresentar um estudo sobre o tema “algumas práticas de Gestão de Recursos Humanos na administração pública e privada, uma comparação”. Neste trabalho de projeto de dissertação no âmbito do mestrado torna-se de extrema importância dizer que o estudo designado por “algumas práticas de Gestão e Recursos Humanos na administração pública e privada, uma comparação”, tem uma razão e uma justificação, não só pela relevância que assume nos dias de hoje, como contributo académico. Como tal, colocou-se como questão de partida: Quais as diferenças e semelhanças nas práticas de Gestão e Recursos Humanos na administração pública e privada? O presente estudo tem como objetivo central, analisar e compreender a importância no processo de Gestão e Recursos Humanos nas empresas públicas e comparar as práticas de GRH na administração pública e privada. Assim, colocou-se como objetivos específicos: determinar as diferenças nas práticas de Gestão e Recursos Humanos na administração pública e privada; demonstrar as evidências que nos conduzam à identificação do sistema de Gestão e Recursos Humanos na Administração Pública; determinar a perceção dos dirigentes quanto às práticas de gestão de recursos humanos na Administração Pública. 4 Os resultados do estudo determinaram que o estudo apresentado assume que os colaboradores da empresa privada estão emocionalmente ligados à empresa, seja no que se refere aos seus supervisores como ao ambiente, bem como o que se passa em relação ao reconhecimento profissional, e, principalmente é evidente a avaliação de desempenho, já em relação à empresa pública, evidenciou-se que os colaboradores não têm grande papel na avaliação de desempenho.
- O alojamento local e os não residentes: análise doutrinalPublication . Silva, Filipa Andreia Carvalho da; Barros, Carlos Miguel DiasO presente trabalho de projeto destina-se aos leitores que tenham interesse em matérias fiscais e contabilísticas na atividade de Alojamento Local, de forma célere e eficiente. Com recurso à revisão da literatura, o estudo é apresentado com base em três fundamentos: conceitos; enquadramento teórico (fiscal) e enquadramento operacional (contabilístico). Procura-se, com esta investigação, esclarecer tanto os empresários como os profissionais que tratam a informação desta atividade, abrindo um caminho para a disponibilização de material relevante e especializado numa área especifica através de um único documento. Adicionalmente, este projeto de trabalho teve em conta a análise da atividade de Alojamento Local através de um imóvel localizado em Portugal continental, pelo que os valores apresentados evidenciam esta condição.
- Análise da sustentabilidade na associação: a previdência portuguesaPublication . Nunes, José Luís Teixeira; Silva, Gabriel Luís de Matos EleutérioEste relatório enquadra-se no estágio curricular da parte não letiva do Mestrado em Gestão Empresarial, promovido pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, decorreu na “A Previdência Portuguesa” (“APP”), teve início a 14 de setembro e findou a 23 de abril, com uma duração de aproximadamente 960 horas. Com a crescente competitividade e volatilidade dos mercados, é essencial que as organizações disponham instrumentos de avaliação da performance adequados que auxiliem a tomada de decisão dos gestores. Os sistemas tradicionais de avaliação da performance acabaram por ficar obsoletos, tendo em conta esta nova realidade. Para colmatar estas falhas Kaplan e Norton apresentam a metodologia Balanced Scorecard (BSC), afirmando que para gerir uma organização é necessário avaliar o desempenho de várias áreas simultaneamente, logo era essencial integrar outros indicadores na análise da performance, além da financeira. Neste sentido, o presente relatório tem o objetivo de contextualizar um BSC e o respetivo mapa estratégico adaptado às especificidades da Associação – organização sem fins lucrativos (OSFL). Para tal, foi necessário selecionar e adaptar as perspetivas de avaliação da performance, os objetivos estratégicos, indicadores, estabelecer metas e iniciativas adequadas à realidade da “APP”. A utilização desta metodologia é justificada pela sua capacidade de avaliar a performance, de disseminar a estratégia, de comunicar e de garantir o alinhamento da Associação, permitindo assim gerar as linhas de orientação para a sustentabilidade da Associação. Foi ainda avaliada a estratégia e identificados os principais riscos que a “APP” está exposta. E são apresentadas as conclusões do trabalho.
- Análise da viabilidade económico-financeira de uma IPSS: Fundação Nossa Senhora da Guia em AvelarPublication . Santos, Adriana Filipa Carnoto; Neves, Maria Elisabete DuarteO país atravessa uma grande crise financeira, é desta forma que vai ganhando importância a realização de análises de viabilidade económico-financeira de IPSS´S, com o objetivo de determinar as suas capacidades e potencialidades, para que deste modo sejam adotadas estratégias competitivas. Este trabalho mostra que em períodos de crise económica e financeira é de grande relevância saber como as IPSS, conseguem superar as dificuldades económicas e financeiras comuns ao país.
