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- Internacionalização de empresas: o estudo de caso da PVS MoldesPublication . Sousa, Mariana dos Santos; Conde, Maria de Fátima TravssosAtualmente, no cenário mundial, a internacionalização de empresas é reconhecida como uma necessidade, que se alastra a todas as empresas. A mesma assume-se como uma vantagem competitiva que oferece às organizações a possibilidade de garantirem a sua sustentabilidade. Apenas deste modo, as empresas se conseguirão destacar da concorrência e desenvolver os seus produtos/serviços num cenário onde predomina a forte globalização comercial, política e tecnológica. Posto isto, a internacionalização, é uma estratégia imprescindível que deve constar no mindset das empresas desde muito cedo. No entanto, é um processo caraterizado pela complexidade e exigência, mas que bem gerido é suscetível de promover o crescimento saudável de uma organização. Através de uma metodologia qualitativa, este estudo, promete analisar, desde a etapa zero, o processo de internacionalização de uma PME portuguesa, a PVS Moldes. Uma empresa focada na produção e comercialização de moldes metálicos até 35 toneladas para a indústria dos plásticos. Os resultados obtidos demonstraram que fatores como a adoção de práticas personalizadas a cada cliente/ mercado e o estabelecimento de networks foram essenciais para o sucesso. Para além disto, a empresa também expressou que a diversificação de mercados proporcionou a mitigação de riscos bem como o acesso a inovações tecnológicas, aspetos estes que estimularam a sua competitividade.
- Debriefing em equipa multidisciplinar após incidente críticoPublication . Leomaro, Vanessa; Marques, RitaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem MédicoCirúrgica na área de especialização em enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e serve o propósito de descrever de forma analítica, crítica e reflexiva o percurso desenvolvido para a aquisição de competências que conferem o grau de Mestre em Enfermagem e o título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica no cuidado à pessoa em situação crítica. Este percurso académico compreendeu a realização de estágio de natureza profissional em três contextos distintos: Serviço de Urgência Geral, Unidade de Técnicas de Gastrenterologia e Serviço de Medicina Intensiva. Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional e pessoal que conduzisse a uma intervenção de enfermagem especializada foi escolhido como tema central de projeto: Debriefing em equipa disciplinar após incidente crítico. O Debriefing é um método de prática reflexiva estruturada, em grupo, após um evento, que tem como intenção contribuir para a reflexão, análise, aprendizagem e consequente melhoria do desempenho futuro da equipa envolvida. Esta prática apresenta particular importância na esfera de cuidados à pessoa em situação crítica, onde se vivenciam inúmeras situações geradoras de stress, pois pode contribuir, não só para o aumento da qualidade e segurança dos cuidados prestados, como para fornecer aos profissionais de saúde as ferramentas e apoio necessário para mitigar o impacto negativo a nível psicológico deste ambiente. Ao longo deste processo formativo foi necessário aprofundar conhecimentos sobre esta temática com realização de uma Revisão Scoping sobre: Aplicabilidade do Debriefing em Equipa Multidisciplinar em contexto de urgência, cujo resumo se inclui neste relatório. Este percurso, suportado pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson e Teoria das Transições de Afaf Meleis, culmina neste relatório que pretende espelhar as atividades que foram determinantes para o desenvolvimento e aquisição de competências de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica no cuidado à pessoa em situação crítica.
- A intervenção do enfermeiro especialista em Enfermagem de saúde infantil e pediátrica na promoção do aleitamento materno: o contributo dos Bancos de Leite HumanoPublication . Silva, JoanaO aleitamento materno (AM) é essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil, devido às propriedades nutricionais e imunológicas do leite humano (LH). Esta necessidade é ainda maior no caso de crianças prematuras ou doentes, o que torna a intervencão antecipada no AM fundamental. Na ausência de leite materno (LM), o leite de dadora deve ser a segunda linha preferencial, neste sentido surge a necessidade da intervenção dos Bancos de Leite Humano (BLH). O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) desempenha um papel vital na promoção da amamentação e na implementação de cuidados que favoreçam a parentalidade e a saúde infantil. Diagnostica e intervém em situações de risco, fornece cuidados antecipatórios, e articula programas de saúde para promover o bem-estar infantil. A capacitação de profissionais para apoiar e promover o AM desde o pré-parto é fundamental para garantir um início de vida saudável e o crescimento e desenvolvimento infantil. O presente relatório tem como objetivos gerais: analisar as competências comuns do Enfermeiro Especialista (EE), especificas do EEESIP e de Mestre. Identificar as intervencões do EEESIP na doação de LH, no recurso aos BLH e promotoras do AM, e analisar o contributo dos BLH no desenvolvimento e crescimento da criança. O percurso de desenvolvimento das competências foi norteado pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson, e teve como questão de partida “Qual a ˜ intervenção do EEESIP no AM e no contributo aos BLH?”. Para sua elaboração, foram realizadas duas revisões narrativas em bases de dados científicas sobre as temáticas. Espelha ainda a analise e reflexão do percurso de desenvolvimento de competências especializadas e comuns de EE, EEESIP e de Mestre na prática de Enfermagem em quatro contextos de Estágio, Serviço de Neonatologia, Internamento Pediátrico, Cuidados na Comunidade e Urgência Pediátrica, tenho em conta a mais recente evidência científica.
- Mobilidade precoce: intervenções especializadas em enfermagem de reabilitação à pessoa dependentePublication . Andrade, Lucélia; Lucas, IsabelCom o aumento da esperança média de vida, impõe-se uma resposta diferenciada dos cuidados de saúde no âmbito da ER à pessoa dependente, num momento de fragilidade ou na promoção de uma vida saudável, pelo que é fulcral a necessidade de mobilidade precoce, tendo em conta os benefícios cardiorrespiratórios, neuromusculares e articulares. Este relatório tem como objetivo geral, desenvolver competências para o cuidado especializado, humanizado, científico e ético à pessoa com necessidade de cuidados de ER, desenvolvendo a problemática da “Mobilidade precoce: intervenções especializadas em enfermagem de reabilitação à pessoa dependente”. Assente na prática da ER em cuidar da pessoa com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, ao capacitar e maximizar a sua funcionalidade, caracteriza a sua intervenção como transversal a todos os contextos, pelo que se identifica a necessidade de mobilização precoce na pessoa dependente, desde o contexto hospitalar ao comunitário. Evidencia-se esta intervenção como primordial na reabilitação funcional da pessoa dependente, da sua autonomia e independência, otimização da qualidade de vida e dos ganhos em saúde, permitindo a colaboração da família/cuidador, diminuindo o tempo de internamento e o risco de reinternamento hospitalar. Perante esta fase transicional de vida, surge o Modelo Teórico de Enfermagem de Afaf Meleis, como forma de estruturar a intervenção do EEER. Para a mobilização e consolidação de conhecimentos diferenciados e concomitantemente aquisição de competências específicas do Enfermeiro Especialista Comum, do EEER e de Mestre, foi realizada pesquisa bibliográfica científica, sistematizada e metodológica, uma revisão narrativa da literatura e uma Scoping Review.
- Complex realities : the impact of parental psychopathological disorders on the child-parent attachment through two case studiesPublication . Charot, Marie; Gouveia, Patrícia; Reis, Marta SofiaThis dissertation addresses the complex issue of attachment in parents with psychopathology, through the analysis of two different case studies. Its main objective is to explore the impact of psychopathological disorders on the quality of parent-child attachment. A literature review was carried out focusing on the effects of a specific psychopathological disorder on the parent-child bond, highlighting the observable manifestations of the bond and the possible disturbances resulting from the psychopathological condition. The results of this analysis provided an in-depth insight into how these parents manage to establish and maintain emotional bonds with their children, despite the challenges inherent in their mental health condition. The two case studies provide a more nuanced understanding of this complex relationship and were analyzed using the systemic model. The conclusions drawn from this research contribute to a better understanding of family dynamics, guidelines for early intervention or the development of policies and support programs, useful for mental health professionals, social workers and researchers working in the field of parenting and psychopathology.
- Relação entre as experiências adversas na infância, regulação emocional e personalidade numa amostra de vítimas e não vítimas de pornografia de vingançaPublication . Rosalino, Daniela de Jesus Pinheiro; Almeida, TelmaEnquadramento: O conceito “pornografia de vingança” é também descrito como “disseminação não consentida de imagens íntimas” em estudos recentes que abordam a partilha não consensual de imagens íntimas. As experiências adversas na infância podem moldar a forma como a criança percebe o mundo e constrói relacionamentos ao longo da vida, influenciando traços de personalidade na idade adulta. Vítimas de pornografia de vingança apresentam dificuldades em lidar com as suas emoções. Objetivos: Analisar a relação entre as experiências adversas na infância, regulação emocional e personalidade. Analisar as diferenças entre vítimas e não vítimas na disseminação não consentida de imagens íntimas, nas variáveis acima referenciadas. Participantes: A amostra é composta por 161 adultos com idades compreendidas entre 19 e 69 anos, sendo 41(25.5%), vítimas de disseminação não consentida de imagens íntimas. Método: Os participantes responderam a um protocolo online constituído por um questionário sociodemográfico, uma checklist de disseminação não consentida de imagens íntimas, um questionário de experiências adversas na infância, uma escala de dificuldade de regulação emocional e um inventário de personalidade. Resultados: A negligência e o abuso emocional foram os tipos mais comuns de vitimação na infância entre vítimas de disseminação não consentida de imagens íntimas. Nas não vítimas verificaram-se correlações entre a vitimação na infância e os traços de personalidade. As vítimas de disseminação não consentida de imagens íntimas apresentam maior incidência de vitimação na infância e dificuldades de regulação emocional, destacando o impacto duradouro dessas experiências adversas. Conclusão: As vítimas de disseminação não consentida de imagens íntimas apresentam maior incidência de vitimação na infância e dificuldades na regulação emocional, destacando o impacto prolongado das experiências adversas na infância. As implicações sublinham a necessidade de intervenções focadas na regulação emocional, prevenindo a perpetuação do ciclo de vitimação e oferecendo suporte às vítimas.
- Igualdade de género e a conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiarPublication . Teixeira, Beatriz Oliveira; Conde, Maria de Fátima Travassos; Viseu, Clara Margarida PiscoApesar das enumeras transformações ocorridas nas últimas décadas no que diz respeito ao conceito de família, os seus padrões e das exigências a esta associada, continua a ser difícil equilibrar os papéis pessoal/familiar com o profissional. Esta incompatibilidade entre ambos os papéis pode conduzir à emergência do conflito trabalho-família e família-trabalho. Embora haja uma promoção significativa da diversidade nas empresas, bem como da legislação relativa à igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, deve notar-se que as mulheres ainda permanecem em grande minoria nos cargos de tomada de decisão. Deste modo, o principal objetivo da investigação centra-se em verificar a influência do género na conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal. Além disso, pretende-se analisar se o exercício de cargos de chefia influencia o nível de conflito entre trabalho e família. Neste sentido testou-se a influência do conflito trabalho-família, do conflito família- trabalho e da ocupação de cargos de chefia. Utilizou-se uma metodologia de natureza quantitativa, e como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por questionário. Obtiveram-se 202 respostas completas, sendo que 79,2% das respostas foram do género feminino. Os resultados do estudo indicam que não há disparidade de género no conflito família-trabalho, nem no conflito trabalho- família. No entanto, os indivíduos em cargos de chefia tendem a experienciar mais intensamente o conflito entre trabalho e família.
- O alojamento local e os não residentes: análise doutrinalPublication . Silva, Filipa Andreia Carvalho da; Barros, Carlos Miguel DiasO presente trabalho de projeto destina-se aos leitores que tenham interesse em matérias fiscais e contabilísticas na atividade de Alojamento Local, de forma célere e eficiente. Com recurso à revisão da literatura, o estudo é apresentado com base em três fundamentos: conceitos; enquadramento teórico (fiscal) e enquadramento operacional (contabilístico). Procura-se, com esta investigação, esclarecer tanto os empresários como os profissionais que tratam a informação desta atividade, abrindo um caminho para a disponibilização de material relevante e especializado numa área especifica através de um único documento. Adicionalmente, este projeto de trabalho teve em conta a análise da atividade de Alojamento Local através de um imóvel localizado em Portugal continental, pelo que os valores apresentados evidenciam esta condição.
- As Diversidades Culturais na Educação de Infância em Escolas Periféricas de Lisboa - Estratégias e Impactos.Publication . Fernandes, Sandra; Boléo, AnaNeste estudo, investiga-se a integração da diversidade cultural em escolas portuguesas, especificamente com crianças de 2, 3 e 4 anos, e explora-se como a educação intercultural pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão. O objetivo principal é compreender como a abordagem intercultural impacta as crianças e quais as estratégias que ajudam a adaptá-las à diversidade cultural, dentro do referencial de educação intercultural da Direção-Geral da Educação (DGE), que promove a cidadania nas escolas. A revisão bibliográfica centra-se sobretudo na abordagem intercultural na educação. São, também, destacados alguns programas, estratégias e meios que podem ser utilizados nas escolas para promover a educação intercultural. Neste sentido, realizou-se um estudo prático que teve a duração de 3 meses. Foram realizadas 10 atividades, em 13 sessões, centradas em temas relacionados com a diversidade cultural, como a exploração da cultura angolana e chinesa. As atividades incluíram a exploração de bandeiras, vídeos de práticas culinárias, histórias culturais e confeção de um prato típico. Por meio destas experiências, foi analisado como as crianças se adaptaram com a implementação da diversidade cultural, a opinião da educadora da creche, através de um questionário, e os constrangimentos e desafios encontrados relativamente ao tema ao longo do estudo. A análise dos resultados permitiu compreender que a implementação da educação intercultural nas escolas é um meio de promoção do respeito mútuo e de um ambiente educativo, acolhedor e inclusivo.
- Emotional Intelligence and Conflict Resolution in University Students: The Moderating effect of the Need for PowerPublication . Dissanayake, Bimba; Valente, Sabina; Kodagoda, ThilakshiIntroduction. Emotional intelligence and motivation are considered antecedent variables in conflict. Studies show the isolated impact of emotional intelligence on conflict and motivation on conflict, but the integrative impact of emotional intelligence and the need for power on the selection of a conflict resolution style is unknown. Consequently, this study aims to fill this gap and examine how the need for power moderates the relationship between emotional intelligence and the dominant conflict resolution style. Method. A questionnaire-based survey was conducted with 388 Sri Lankan university students (Mage=22). It used simple and moderated multiple regression analysis to evaluate the moderating impact and level of interaction of the need for power on the nexus between emotional intelligence and dominating styles. Results. The results show a positive correlation between emotional intelligence and dominance style. They also provide new evidence on how the need for power moderates the relationship between emotional intelligence and dominance style for conflict resolution in university students. Discussion and Conclusion. The study provides new evidence about how the need for power moderates the relationship between emotional intelligence and dominating conflict resolution style in university students.